Como é de costume, depois do fim da temporada vamos valorar as movimentações de John Schneider e Pete Carroll no ano. Com Seattle Vamos ver o que JS fez ou deixou de fazer para impactar nessa temporada.
Avaliando as movimentações de 2021
Avaliando as movimentações de 2022
Vamos lá!
Trocas
Seattle envia uma 2ª rodada de 2024 + 5ª rodada de 2025 para NYG pelo DT Leonard Williams
Foi a única troca que Seattle fez nos últimos dois anos para adicionar peça ao elenco. Williams jogou muito bem, sendo destaque da DL na maioria dos seus jogos. Ainda assim, o valor foi muito fora de contexto. Principalmente quando você compara o valor de terceira rodada de Chase Young ou de Montez Sweat, segunda rodada, as coisas pioram.
Ambos eram jogadores jovens com muito potencial, diferente de um jogador na casa dos 30. Seattle dar duas escolhas e não receber nenhuma em troca, somado ao fato de uma delas ser uma segunda e não uma das terceiras extra que o time tinha, era algo que tinha tudo para dar errado. Williams precisaria jogar nível Pro Bowl para isso valer e era bem perceptível que apesar de realmente ser um upgrade, não ia jogar nesse nível.
Seattle se movimenta no trade deadline e traz Leonard Williams por um preço alto
Nota: De longe parecia caro e ruim, de perto parecia que estava de longe.
Renovações
Jason Myers, K, 4 anos e 21M;
Myers foi um dos kickers mais bem pagos da liga e teve uma de suas piores temporadas, custando jogos com chutes errados. Pode me chamar de maluco, mas a não ser que você seja fora da curva, não penso que os times tem que dar muita grana para kickers. O motivo é justamente Myers. Você dá muita grana e o cara não é confiável onde deveria ser.
Kickers bons deveriam acertar tudo em menos de 50 jardas. Kickers de uma prateleira acima acertam entre 50-56, acima disso, só mágicos e Justin Tucker. Se for para ter um kicker que não é confiável em menos de 50 jardas, é melhor dar o mínimo para um UDFA qualquer e ser um Deus nos acuda do mesmo jeito, só que pagando menos.
Nota: Horrível
Phil Haynes, OG, 1 ano e 4M;
Dos 4M, 3 foram garantidos. Isso não fazia sentido nenhum tendo em vista que seja por lesões ou por qualidade de jogo, ele não conseguiu vencer Gabe Jackson na disputa pela titularidade. Muitas vezes você paga mais para manter um jogador bom que tem muitas ofertas, não acho que era o caso aqui, Seattle apenas não soube negociar.
Phil Haynes renova com Seattle após uma temporada inconsistente
Nota: Ruim
Nick Bellore, LB/FB/ST, 2 anos e 6.6M;
Bellore deve ser um cara incrível no elenco. Fora isso, não tem sentido comprometer 3M no cap num cara apenas para times especiais e que está em declínio.
Em mais um movimento questionável, Seattle renova com Nick Bellore
Nota: Ruim
Geno Smith, QB, 3 anos e 75M;
O contrato foi bem montado com incentivos e uma saída boa após apenas um ano. O grande problema é que Seattle não deu o outro passo para fazer esse movimento ainda melhor. O time poderia ter draftado um QB, deixar Geno como titular e desenvolver o calouro. Agora o contrato de Geno vai ficar bem caro, não sei se o time pensa em um paycut ou renegociação, mas acho que o QB não vai aceitar.
Nota: Fez sentido
Drew Lock, QB, 1 ano, 4M;
Podem achar estranho dizer que foi OK se basicamente ele não jogou. Mas o time manteve um reserva que conhecia o esquema, por um preço bem OK, com um contrato baseado em incentivos igual ao de Geno.
Nota: OK
Uchenna Nwosu, EDGE, 3 anos e 45M;
Seattle se antecipou e deu a Nwosu o contrato que ele merecia. Foi o melhor jogador da defesa ano passado, vinha para uma outra boa temporada quando sofreu a lesão no peito que o tirou do ano. Obviamente, você não pode prever essas coisas, Seattle fez o certo e se antecipou para manter um titular sólido.
Uchenna Nwosu, a estrela solitária do pass rush
Analisando os Sacks de Uchenna Nwosu em 2022
Nota: Bom
Contratações
Dre’Mont Jones, DL, 3 anos e 51.5M;
Os números podem não encher os olhos, mas Jones ajudou muito na DL, alinhando em vários pontos diferente. Ademais, você precisa pagar caro para ter jogadores bons. Dar errado (não é o caso de Jones) é uma consequência de tentar fazer o certo. Foi o primeiro movimento arriscado que o JS fez e, deu certo.
Dre’Mont Jones vai atender as expectativa$?
Nota: Bom
Jarran Reed, DT, 2 anos e 9M;
Detestei quando foi anunciado. Dentro do campo ele foi peça importante tanto pressionando o QB e principalmente no jogo corrido. Ele renasceu conquistando os melhores números da carreira desde 2018. Será que ele consegue repetir isso por mais um ano?
Seattle assina com Jarran Reed e segue apostando em velhos conhecidos
Nota: Excelente
Evan Brown, C, 1 ano e 2M;
No momento que assinou disse que seria a melhor contratação de Seattle e foi. Não, ele não jogou no nível de elite, mas nos deu um center muito sólido, por um preço baixíssimo. Ou teríamos um center bom, como jogou nos Lions, ou se ele perde a vaga é porque alguém jogou acima desse nível. Sua disputa com Olu Olu foi a real competição boa para posição, diferente de Kyle Fuller e outros do passado. Ainda deu ao time opção para guard.
Habemus center! Seattle contrata Evan Brown
Nota: Excelente
Julian Love, S, 2 anos e 12M;
A ideia era excelente. Um novo nickel e que poderia jogar nas duas funções de safety. Dentro de campo ele não correspondeu com tackles perdidos e erros em cobertura. O valor pelo que ele jogou não compensou.
Seattle adiciona versatilidade e talento com a chegada de Julian Love
Nota: Parecia promissor
Devin Bush, LB, 1 ano e 3.5M;
Boa parte do valor garantido por um cara que era reserva e chegou a perder jogos por lesão e para um UDFA calouro, Drake Thomas.
Seattle continua tentando recuperar busts, ao contratar Devin Bush
Nota: Não faria
Bobby Wagner, LB, 1 ano e 5.5M;
O time precisava de uma liderança na defesa e ninguém sabia como Brooks voltaria. Ajudou bastante no jogo corrido, não foi caro. O problema é que não havia coordenação para colocar ele em situações favoráveis no jogo aéreo e foi explorado por bons OCs durante o ano.
Nota: Necessário
Mario Edwards, DL, 1 ano e 1.3M
Grande achado. Um cara que foi útil na rotação tinha versatilidade e assinou pelo valor mínimo de um veterano. Não dá para pedir algo a mais que isso.
Mario Edwards assina com os Seahawks
Nota: Bom
Cortes
Gabe Jackson, OG (+6.5M)
Seattle renovou o contrato dele mesmo sem jogar nada. Nunca fui fã da troca. O time reestruturou para cortar depois e deixar um dead cap.
Nota: Consertando erros passados
Shelby Harris, DT (+8.94M)
Seattle poderia ter se antecipado na época da troca e montado um contrato de 2 anos que fizesse mais sentido. O time apenas reestruturou e o cortou com mais dead cap para frente.
Shelby Harris pode ser uma peça importante na transição da defesa
Nota: Consertando erros passados
Quinton Jefferson, DT (+4.5M)
Seattle apostou num cara que não tinha produzido longe de Seattle para tentar consertar a DL. Foi mais um peso no cap após ser cortado.
O que Quinton Jefferson pode adicionar a defesa?
Nota: Consertando erros passados
Al Woods, NT (+3.8M)
Seattle deu um contrato caro para um veterano. Precisou cortar e deixar um dead money desnecessário.
Nota: Consertando erros passados
Forever a 12s!