Boye Mafe deu o passo para se tornar um dos grandes edges da liga

Tivemos muito pouco para se alegrar com a defesa de Seattle em 2023. Um desses pontos positivos com certeza foi o salto de qualidade de Boye Mafe, em seu segundo ano na liga. A ex-escolha de segunda rodada que gerava algumas dúvidas de desenvolvimento por chegar na liga um pouco mais velho, conseguiu evoluir pontos importantes de seu jogo e se tornou uma peça fundamental para o time e se colocou como importante para o futuro.

Draft Report: Boye Mafe, EDGE, Minnesota

Boye Mafe conseguirá elevar o pass rush de Seattle?

Boye Mafe precisa ter mais chances nessa defesa

Vamos lá!

Quebrando records

Ele conseguiu sete jogos com sack de forma consecutiva. Isso fez com que ele ultrapassasse Michael Sinclair, que conseguiu isso na temporada 97/98 e dessa forma estabelecendo o novo record da franquia. De acordo com a StatHead, apenas 26 jogadores desde 1970 tiveram oito ou mais jogos consecutivos com sack, sendo Chris Jones, DT dos Chiefs o último a fazê-lo. O número cai para sete quando aumentamos para nove consecutivos. O líder isolado nessa métrica também é Chris Jones que conseguiu ONZE jogos seguidos com sack na temporada de 2018.

Antes de Mafe, apenas dois jogadores haviam conquistado sete jogos com sack de forma consecutiva nas suas duas primeiras temporadas na NFL. Na temporada 99/00, Jevon Kearse teve 8 e Aldon Smith também teve 7 em 2012. Seleto grupo que Mafe conseguiu entrar.

Seu trabalho em campo

Depois de terminar com apenas 10 pressões e três sacks como novato, sob a tutela do assistente técnico BT Jordan (vai deixar saudades), Mafe explodiu como pass rusher em sua segunda temporada.

Apresentando counter moves muito melhorados e planos de pass rush efetivos contra tackles da NFL, ele acumulou 58 pressões e nove sacks, ficando entre os 30 melhores EDGEs em ambas as categorias.

Ele também terminou em 18º no Pass Rush Win Rate da ESPN com 19 por cento e estabeleceu um novo recorde da franquia com um sack em sete jogos consecutivos.

Quando não estava derrubando os quarterbacks no pocket, ele se destacou em levantar as mãos para desvios, ficando em quarto lugar na liga com quatro passes desviados.

Continuando a fazer jogadas como defensor de corrida, Mafe triplicou seu número de tackles para perda de jardas em comparação com sua campanha de calouro, com nove paradas no campo de defesa.

Classificando-se em 18º lugar entre 53 defensores qualificados em sua posição, ele gerou 19 corridas consideradas jogadas fracassadas para o ataque e terminou em oitavo no geral com 30 tackles solo.

Deixe um comentário