Chegamos numa fase da offseason sem grandes novidades. Cerca de seis semanas para o camp começar, pouca coisa relacionada a NFL aparece. Enquanto isso, todo torcedor de Seattle tem sonhado com a renovação de DK Metcalf. Contudo, a renovação anunciada pela franquia na última segunda-feira, foi a do Nose Tackle, Bryan Mone.
A fantástica falta de timing dos Seahawks nos contratos
Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano
Bryan Mone continua no trabalho por trás das câmeras!
Mone exemplifica tudo o que o treinador Pete Carroll prega com sua mentalidade de “Always Compete”. Ele entrou na NFL como um UDFA de Michigan pesando 366 libras e aproveitou ao máximo suas oportunidades em sua primeira preseason, ganhando um lugar no time de treinos. A partir daí, ele ficou alternando entre time principal e time de treinos na sua primeira temporada, até conseguir um lugar na equipe nos anos seguintes.
Bryan Mone vs Crossing route
Good Matchup pic.twitter.com/alySOx3UR3
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) December 1, 2021
Era Pete Carroll: “Always Compete” – Parte 8
No ano seguinte ele baixou seu peso para 345 libras. Mais leve e em melhor forma no geral, ele apareceu em 10 jogos em torno de até ser colocado na IR por uma lesão no tornozelo, terminando com nove tackles, meio sack e nove pressões de quarterback dentro dos 228 snaps defensivos totais.
Exibindo técnica muito melhorada, incluindo o refinamento do primeiro passo, o Mone deu um grande passo à frente em 2021, estabelecendo records da carreira com 35 tackles, 2,0 sacks, 6 hits de quarterback e um desvio de passe.
Vamos lá!
Contrato
Assim como fizeram com Poona Ford há dois anos, os Seahawks adoram recompensar jogadores UDFA que conquistam sua confiança e elaboram grandes papéis no ataque, defesa e/ou times especiais.
The #Seahawks signed DT Bryan Mone to a two-year, $12 million extension that includes a $1.5 million signing bonus, per source.
An exclusive-rights player who signed his tender in April, Mone now can earn up to $13.8 million with incentives through 2024.
— Tom Pelissero (@TomPelissero) June 20, 2022
Vale lembrar que isto é uma extensão. Ou seja, ele jogará em 2022 pela sua tender atual e depois que os dois anos serão adicionados a conta. Ele receberá 12 milhões que podem chegar a quase 14M com incentivos, e ele receberá um bônus de assinatura de 1.5M.
Mais de 6M num Nose tackle reserva, que nunca jogou mais do que 400 snaps numa temporada, nunca passou de 30% de utilização em jogos, é algo complicado. Principalmente, quando você precisa renovar seu WR1 o quanto antes.
Mais detalhes da estrutura de contrato serão adicionados quando forem divulgados.
O detalhamento do OverTheCap tem o cap de Mone nas próximas três temporadas da seguinte forma: $ 1.745.000, $ 3.795.000 e $ 6.400.000. A forma como seu contrato está estruturado seria naquela temporada de 2024 em que se Seattle precisar de grana ou Mone acabar não estando nos planos da equipe, eles economizariam US $ 5,9 milhões cortando-o antes ou depois de 1º de junho e apenas assumir $ 500.000 em dead cap.
Parar o jogo corrido é seu feijão com arroz
Que velocidade de Bryan Mone para o tackle pic.twitter.com/SBrmwapb6v
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) December 8, 2021
Como a maioria dos nose tackles, o verdadeiro valor de Mone nem sempre aparece no box score. Mas ele produziu pelo menos três tackles em sete de seus 14 jogos disputados há um ano, provando ser mais do que um ocupador de espaços e capaz de escapar dos bloqueios e trabalhar com 2-gap. Ele também acrescentou sete pressões e seis hits ao QB no seu currículo.
However disappointing the 2021 #Seahawks, I will always love the team for their run-stuffing trio of Al Woods, Poona Ford, and Bryan Mone. Here, Mone shows the problem of leaving him 1v1 at nose. Falcon buzz run fit, look how the second-level falls back!pic.twitter.com/lC78NUFpxa
— Matty F. Brown (@mattyfbrown) January 5, 2022
Quando Mone não está fazendo jogadas por conta própria, sua capacidade de ocupar double-teams e criar impasse na linha de scrimmage facilita muito a vida para os LBs de Seattle. Jordyn Brooks e Bobby Wagner superaram 170 tackles no ano passado, em parte por causa do excelente trabalho realizado pelos DTs para mantê-los limpos.
Empolgou e desempolgou rapidamente
Before Carson Wentz muffed QB sneak, the reason the Colts had fourth down to begin with was because of three straight tackles by Bryan Mone.
#90 really was in on seemingly every play when he took the field. pic.twitter.com/2PhgL9h5QS
— Corbin K. Smith (@CorbinSmithNFL) September 15, 2021
Dominante desde o início nesse jogo, Mone cravou cinco tackles combinados, duas pressões ao QB e derrubou o quarterback do Colts Carson Wentz separando sua alma do corpo quando ele entrou no backfield.
I've watched this like 20 times now and still… Bryan Mone😳 pic.twitter.com/OtNAt0U0OT
— Corbin K. Smith (@CorbinSmithNFL) September 13, 2021
Seattle Seahawks 28 x 16 Indianapolis Colts
Depois de ser um herói improvável na semana, ele se machucou e fez muita falta para jogar contra D-Henry na semana seguinte. Ele demorou para voltar a subir seu nível depois disso. Se ele jogar de forma similar ao que fez na semana 1, seria uma boa aposta, o problema é ele achar essa regularidade.
Veredito
Segundo sack de Bryan Mone pic.twitter.com/JbhFaUl0OF
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) November 22, 2021
Olhando para o futuro, como o novo coordenador defensivo Clint Hurtt espera empregar mais 3-4 conceitos e Bear Fronts, tendo vários nose tackles de qualidade para ocupar o meio será mais importante do que nunca para Seattle. Enquanto Al Woods provavelmente será o titular novamente após uma forte temporada de 2021, ele tem 35 anos e não é a resposta de longo prazo na posição. Inclusive, é o único jogador do front seven com contrato em 2024 com exceção dos rookies. Considerando sua trajetória em sua quarta temporada da NFL, Mone pode – e deve – se encaixar nisso enquanto continuar se desenvolvendo conforme o esperado.
Primeiro sack solo de Bryan Mone pic.twitter.com/ezaK1w9ZV9
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) November 22, 2021
Dada a importância de um forte jogo de nose tackle em um esquema de 3-4, o Mone terá a chance de fazer com que o investimento de Seattle nele pareça um bom move. Se ele é capaz de construir uma temporada de destaque e se manter saudável, ele tem a chance de se tornar um elemento no meio em uma defesa atendida bem aos seus pontos fortes.
Go Hawks!
[…] – Bryan Mone – 6’3, […]
[…] Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]
[…] Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]
[…] Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]
[…] Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]
[…] Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]
[…] IR. Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]
[…] Bryan Mone recebe uma renovação inesperada […]