Vindo da sétima rodada e impressionando na sua preseason de novato, Carson foi se mostrando uma bela alternativa, comparado a Lacy e Rawls, que pouco fizeram pelo time naquela temporada. Infelizmente na semana 4 contra os Colts, ele acabou se lesionando, uma fatalidade. Na sua segunda temporada, apesar do time ter escolhido Penny, numa primeira rodada, ele permaneceu como o RB1.
VEJA TAMBÉM:
- Quem assumirá a vaga de nickel deixada por Coleman?
- Qual impacto de Mike Iupati na linha ofensiva?
- Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi?
- Rapidinhas do Seattle – Bobby Wagner merece tudo isso que ele pediu?
- Doug Baldwin, o recebedor que mudou a arte do route running, vai deixar saudades!
- Finalmente Ansah é anunciado e reforça o pass rush de Seattle
- Nazair Jones pode ter sucesso jogando como Defensive End?
- Cassius Marsh, uma boa arma para o speed rusher de Seattle
- Jamar Taylor, um dos candidatos a vaga de Coleman
- Al Woods volta para Seattle para ser mais um combatente do jogo corrido
- George Fant pode ser uma resposta a longo prazo para RT?
Teve na temporada 247 corridas para 1151 jardas, 9 TDs e sofreu 3 fumbles. Ainda foi alvo de 24 passes, recebendo 20 para 163 jardas. Isso ele conquistou mesmo ficando de fora de algumas partidas por lesão e foi o primeiro RB desde o beast mode que teve uma temporada para mais de mil jardas.
Será que a saudade do “beast mode” pode acabar?
Juntamente com a vinda de Solari e Fluker, foi diretamente responsável por fazer com que o time voltasse a sua identidade de correr bem com a bola. Nesse texto iremos trazer suas principais forças e fraquezas.
Habemus linha ofensiva, o que mudou em Seattle?
Come on, Chris Carson… Now you're just toying with us. #Seahawks pic.twitter.com/0eROgFkN8K
— Samuel Gold (@SamuelRGold) December 25, 2018
My god, Chris Carson… How the hell did he land on his feet?!? #Seahawks #SEAvsCARpic.twitter.com/xlwrLTfnfP
— Samuel Gold (@SamuelRGold) November 25, 2018
Chris Carson literally JUMPED a dude!!!! #Seahawks #SEAvsDENpic.twitter.com/gDgi5CslUX
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 9, 2018
Apesar dele ser primariamente um RB de força, ele tem bastante agilidade e força nas pernas para fazer giros e saltar por cima dos jogadores adversários. Registrando inclusive 2 dos melhores hurdles(ato de saltar o adversário) da temporada, ganhando a alcunha de Spider-Carson.
Congrats @ccarson_32 with the 100 yard performance! Capped off with this touchdown. Good vision, good finish! #Seahawkspic.twitter.com/evCfqgJEw0
— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 23, 2018
Nos dois primeiros jogos da temporada o time não investiu corretamente no jogo corrido, quando estava dando certo, eles paravam de correr. Foi a partir da semana 3 que o time começou a ajustar isso, e Carson teve seu primeiro TD corrido e primeiro jogo para mais de 100 jardas.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Carson sofreu com alguns fumbles na temporada, foram 3 e ainda teve 1 na preseason basicamente na linha de uma jarda. Isso é um ponto para se trabalhar, porque apesar de não ser um número tão absurdo, durante TODA sua carreira no college ele NUNCA perdeu a bola e essas situações muitas vezes são a diferença entre uma derrota e uma vitória.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Chris Carson is ridiculous… This should have been a 3-yard run, but he uses his power to turn it into 12. #Seahawkspic.twitter.com/Pc9mENgliI
— Samuel Gold (@SamuelRGold) November 28, 2018
Chris Carson was SO good in this game versus the Rams….Another play that could have gone negative and he somehow breaks it for 11 yards?!?! #Seahawkspic.twitter.com/f5Sl9oD6Ma
— Samuel Gold (@SamuelRGold) October 12, 2018
Check out this downfield block by #Seahawks Russell Wilson!
– Chris Carson runs outside zone
– It's 3rd-11, mostly looking for punter room
– Carson has vision to see backside cutback
– Puts foot in ground
– Wilson's block helped give him the 1st down!pic.twitter.com/oOINnkuyF5— Samuel Gold (@SamuelRGold) September 26, 2018
Para mim, essa é a maior qualidade de Carson, e não vem apenas de uma questão física/atlética, vem de mentalidade. Em todas os lances acima, as jogadas pareciam se caminhar para avanços mínimos ou até perda de jardas, mas a persistência de Carson fez com que fossem transformados em grandes avanços para o time. Isso é fundamental, principalmente em momentos decisivos, como por exemplo uma quarta descida contra os Packers.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
No lance acima, na última semana da temporada regular, Carson adicionou ao seu portfólio a única coisa que lhe faltava, uma corrida longa. Nesse lance teve seu record correndo para 61 jardas.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Chris Carson is good. #Seahawkspic.twitter.com/mt1soxGXV8
— Samuel Gold (@SamuelRGold) November 16, 2018
TOUCHDOWN CHRIS CARSON!
Excellent down block by Germain Ifedi to help create the hole. Tre Madden then leads Carson in for the score! #Seahawks #GBvsSEApic.twitter.com/MZ3mvk27d5
— Samuel Gold (@SamuelRGold) November 16, 2018
TOUCHDOWN Chris Carson!!!
The #Seahawks run inside zone out of shotgun. Carson makes a nice cut back into the backside C-gap and finishes for the score. Great run to take a 12 point lead. pic.twitter.com/nUS0FTO6mq
— Samuel Gold (@SamuelRGold) December 11, 2018
TOUCHDOWN Chris Carson! Amazing second effort with the help of Duane Brown to get in for the score. #Seahawkspic.twitter.com/baMuAv2mPe
— Samuel Gold (@SamuelRGold) December 16, 2018
Eu tava com saudade de ter um RB de força, que não foge do contato e que faz os adversários sofrerem. Esse é Carson, no primeiro lance podemos ver bem, ele carrega o marcador nas costas como se fosse uma mochila. Ele corre bem no meio dos tackles e consegue ser uma boa válvula para o time, que se nesse ano tiver um equilíbrio entre corrida e passe, vai dificultar bastante a vida dos adversários.
This Chris Carson guy is pretty good. #Seahawkspic.twitter.com/cFkYwfgzQW
— Samuel Gold (@SamuelRGold) December 24, 2018
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Apesar de ser um RB de força, ele trabalha bem em corridas laterais que exigem mais velocidade do que força. Dois bons toss e quando ele passa da primeira linha de marcação, pará-lo é um desafio.
Obligatory "Chris Carson is good" tweet. #Seahawkspic.twitter.com/jO8vkmlLBG
— Samuel Gold (@SamuelRGold) December 11, 2018
Se fosse preciso escolher apenas uma jogada para descrever Carson, talvez o lance fosse esse acima. No lance ele demonstra leitura de espaço, persistência, força e agilidade. Tudo que um time pede para um RB, e tudo que Carson entrega em campo.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Mais a frente explicaremos melhor as diferenças entre elas, mas ele não é apenas um RB que executa corridas de gaps. Ele também faz leituras de espaço em corridas de zona, nesse caso um outside zone.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) July 9, 2019
Já nesse lance, vemos uma inside zone, que lembra um pouco mais a corrida tradicional por gap, mas faça chuva, faça sol, Carson está conquistando jardas.
Veredito
Mais do que os fumbles, a principal fraqueza de Carson é estar 100% fisicamente. Ele perdeu uns 3 jogos e acredito que em muitos outros não esteve no seu máximo físico. Essa questão o persegue desde a época da universidade e foi um dos fatores dele ter sido escolhido tão no fim do draft. Se conseguir manter o jogo e se manter saudável, vamos conseguir trabalhar um bom equilíbrio entre jogo corrido e Wilson sendo Wilson.
Go Hawks!
[…] fundamental, o time tem tradição no jogo corrido. Hoje temos Carson que quando não está sofrendo fumbles vem bem. Mas ele já teve problemas de lesão e é sempre […]
[…] Chris Carson, um dos responsáveis pelo ressurgimento do jogo corrido em Seattle […]