Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024

Quase duas semanas após fazer uma visita aos Seahawks conseguiu um upgrade para o interior da linha ofensiva ao contratar o veterano center/guard Connor Williams. Seria ele a resposta para a função de center depois de tanto tempo?

Roster Tracker 2024

Vamos descobrir!

Quem é Connor Williams?

Williams, 27, começou sua carreira na NFL como uma escolha de segunda rodada para os Cowboys em 2018 após uma carreira universitária de destaque no Texas, onde ganhou honras All-American, abrindo sua carreira jogando como LG, sua primeira transição já que ele jogava de LT pelos Longhorns. Ele registrou 3.312 snaps na posição em quatro temporadas em Dallas antes de entrar na free agency para se juntar ao Miami em 2022, e seu novo time o moveu novamente, desta vez para center.

Passando as últimas duas temporadas com os Dolphins, Williams começou 26 jogos como center e conseguiu bastante destaque. Infelizmente, enquanto jogava em um nível All-Pro para Miami na temporada passada como âncora da linha ofensiva, ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior no final da temporada em dezembro, o que colocou seu status para o início da temporada de 2024 no limbo enquanto ele se dirigia para a agência livre.

Com uma longa recuperação pela frente, os Dolphins optaram por contratar o ex-center titular dos Titans, Aaron Brewer como seu substituto na FA. E Williams permaneceu sem contrato até os camps começarem em toda a liga no final de julho, ele se encontrou com os Seahawks e passou em seu exame físico, mas os dois lados não conseguiram fechar um acordo naquele momento e ele continuou a falar com outros times.

Segundo, seu agente, Drew Rosenhaus, ele está pronto para jogar e recuperado da lesão grave.

“Ele está saudável. Ele vai poder jogar no primeiro jogo. É a recuperação mais incrível que já vi na minha carreira.”

Luta contra o bullying

Williams durante boa parte do seu processo disputou a vaga de ser o LT1 da classe. Os times tinha alguma ressalva com seu peso e ele acabou sendo movido para guard, como dito acima. Por acompanhar bem de perto seu jogo (e torcer para ele ir para Seattle ao invés de Rashaad Penny) me lembro bem de uma carta que ele escreveu “agradecendo” aos que praticaram bullying com ele, pois isso o teria motivado. Williams teve atrasos na fala e sofreu com sobrepeso durante a infância, levando a comentários maldosos.

Se quiserem ler a carta aberta dele, só acessar aqui no site da NFL.

O valor do contrato

De acordo com Adam Schefter da ESPN, após uma visita aos Ravens na segunda-feira, Williams fechou com os Seahawks no valor de até US$ 6 milhões. O acordo supostamente vem com US$ 3 milhões em dinheiro garantido e marca o primeiro investimento financeiro significativo que a organização fez em um center titular estabelecido desde que Justin Britt assinou uma extensão de três anos em 2017.

Números recentes

Nos últimos dois anos, como center ele registrou:

  • 1553 snaps (956 de passe);
  • 21 pressões;
  • 14 apressamentos;
  • 3 hits;
  • 4 sacks;

Em 2023, especificamente:

  • 496 snaps (280 de passe);
  • 1 sack (quinto melhor entre os centers);
  • 1 hit (quinto melhor entre os centers);
  • 4 apressamentos (terceiro melhor entre os centers);
  • 98.7 em eficiência de passe (quinto melhor entre os centers);
  • Nota de Run Block: 90.5 (melhor entre os centers);
  • Nota de Pass Block: 71.7 (nono melhor entre os centers);

Fit no esquema de Ryan Grubb – Jogo Corrido

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1821176709984539019

Olhando os números de Williams podemos ver que ele tem a velocidade e explosão que são necessárias para o esquema de Ryan Grubb que pede para os OLs fazerem pulls com freqüência. No entanto, Williams oferece um tamanho maior (6’5) do que Olu Oluwatimi (6’2) e Nick Harris (6’1), a medida que agora ele pesa 312lbs.

https://twitter.com/GaucheArt2/status/1571342970884063233

Perceba que não tem um DL logo a frente de Williams. Ele vai precisar bloquear o #92. Notem o longo caminho que ele precisa percorrer para passar pelo adversário e bloquear num angulo favorável para o RB. Excelente!

https://twitter.com/finscentral/status/1727071482227073034

Outra compreensão incrível de angulos que permite o avanço do RB. Além disso, é sempre bom ver o OL do seu time derrubando os adversários.

https://twitter.com/finscentral/status/1732456847116849502

Nesse lance vemos que além da velocidade, ele tem a fisicalidade necessária para vencer nas trincheiras.

https://twitter.com/DeSenaSports/status/1712164406111719649

Chega rapidamente ao segundo nível executando um bloqueio chave para impedir que o MIKE (nesse caso, Bobby Okereke) pudesse chegar ao RB.

Trabalho no pass Protection

https://twitter.com/finscentral/status/1625895872511766528

A OL dos Dolphins está fazendo o slide para a esquerda e Williams consegue identificar bem o stunt e consegue manter o QB protegido.

https://twitter.com/the_real_reason/status/1712925900830810277

Boa capacidade de processamento. Ele entende que o Isaiah Simmons não vai vir na blitz e passa para a leitura de ajudar o RG. Isso foi o que separou Tua Tagovailoa de ser atropelado por Dexter Lawrence.

Ele chegou um pouco tarde…

https://twitter.com/PatDoneyNBC5/status/1424143380825534464

Depois de anos de sofrimento contra os Rams, Williams poderia ter resolvido nossos problemas? [obviamente, contém sarcasmo].

Quais preocupações?

Como ele voltará de lesão?

Depois de tantos elogios, bons números e etc, por que um jogador tão talentoso, nível top-5 da posição, estaria disponível em Agosto? Williams rompeu o ligamento cruzado anterior em dezembro do ano passado. Lesão no joelho é algo grave, muitos jogadores não conseguem voltar ao seu nível. No caso de Williams chegou a ser cogitado a possibilidade dessa lesão faze-lo se aposentar.

Cerca de dois meses atrás, o agente Drew Rosenhaus divulgou a notícia que a recuperação Williams estaria tão avançada que poderia deixá-lo pronto para jogar já na primeira semana da temporada regular. Enquanto isso, os Seahawks começaram, ainda que de forma gradativa, os treinos com pad, e parece que não gostaram do que viram em Nick Harris e Olu Oluwatimi.

No final de Julho os Seahawks trouxeram Williams para uma visita. Foi reportado que ele passou por um exame físico (lembrem que Darrell Taylor também foi “aprovado”num exame similar e acabou perdendo toda a temporada de calouro) e que dessa forma, as negociações poderiam começar. As coisas ficaram paradas até que seu agente deu uma entrevista falando que ele poderia assinar num futuro próximo. Logo após isso foi reportado que os Ravens também teriam interesse e o trariam para uma visita. Seattle foi mais atrativo para Williams, já que ele quer jogar como center e o time de Baltimore já tem Tyler Linderbaum, o que talvez indicasse que eles pretendiam colocá-lo para jogar como guard.

Relativamente “novo”na posição

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1821232891721891929

Como dito no começo do artigo, Williams era Tackle no college. Ele fez a transição para center há apenas 2 anos. Sempre existe as dores do crescimento. Acredito que duas coisas que mudem muito de guard para center é ter que comandar a OL, ler a defesa e fazer ajustes na OL. O outro ponto é ter que fazer o snap da bola para o QB. Williams precisa aprimorar um pouco nessa questão, já que houve problemas nesse aspecto durante seu tempo de center.

Veredito

Existe um risco, mesmo que o DM tenha liberado, que ele pode não estar disponível para começar a temporada. Ademais, Williams pode não ser o mesmo jogador que era quando voltar novamente aos gramados. Isso não muda o fato de que esta é uma aposta totalmente positiva.

O pior cenário é que o time tem menos dinheiro (3M) e as mesmas opções de center que tinham antes da contratação. Se der certo, mesmo que Williams não repita o desempenho dos Dolphins ainda seria um upgrade para, no mínimo, voltarmos ao nível áureo de Justin Britt. Isso pode tirar Harris ou mesmo Oluwatimi do elenco, uma vez que ambos são “center-only” (apesar de que foi reportado que Olu tenha treinado como guard durante a offseason).

Forever a 12s!

5 Replies to “Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024”

  1. […] – Connor Williams – 6’5, […]

  2. […] Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024 […]

  3. […] Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024 […]

  4. […] Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024 […]

  5. […] Mais uma semana com snaps ruins e ainda foi derrotado na proteção com frequência. Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024 […]

Deixe um comentário