Curt Warner, um dos precursores da dinastia do jogo corrido em Seattle

Vamos nesse texto falar de um dos maiores corredores da história de Seattle.

[SÉRIE HISTÓRICA] Joey Galloway – A velocidade da Luz

Walter Jones, o maior da história!

Steve Largent, o mestre Yoda!

Kenny Easley, o líder da primeira LOB

Shaun Alexander, o MVP

Cortez Kennedy, um gigante de coração

Steve Raible, a voz de Seattle!

Jim Zorn, o ilusionista!

Dave Brown – O homem de 50 interceptações

Dave Krieg, o QB esquecido

Quem é Curt Warner?

Curtis Edward Warner (nascido em 18 de março de 1961) é um ex-jogador de futebol americano que atuava de Running Back. Duas vezes All-American na Penn State University, Warner foi draftado pelo Seattle Seahawks na primeira rodada do draft da NFL de 1983. Warner foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Americano Universitário em 8 de dezembro de 2009.

Warner destacou-se na Pineville High School em Pineville, West Virgínia, formando-se em uma turma de apenas 90 alunos. Ele lideraria Penn State em corridas em 1980, 1981 e 1982, e ajudaria os Nittany Lions a conquistar seu primeiro campeonato nacional no Sugar Bowl de 1983. Quando sua carreira na Universidade terminou, ele possuía 42 records de Penn State (suas 3.398 jardas é o terceiro na história da Universidade, e seus 18 jogos com 100 jardas continuam sendo um recorde de Penn State). Em 30 de outubro de 2010, Evan Royster superou a Warner e assumiu o recorde de jardas corridas na carreira. Ele foi nomeado All-American duas vezes, em 1981 e 1982.

Warner foi a terceira escolha geral do draft da NFL de 1983, selecionado pelo Seattle Seahawks. Ele foi escolhido depois de John Elway e Eric Dickerson (dois RBs no top3, seria uma blasfêmia hoje)…

Warner liderou a AFC em jardas corridas em sua temporada de novato em 1983, ajudando Seattle a conquistar seu primeiro jogo Final de Conferência, que perdeu para o Los Angeles Raiders, o eventual campeão da liga. No ano seguinte, a Warner sofreu uma lesão no ACL no jogo de abertura da temporada de 1984 contra o Cleveland e ficou fora pelo resto do ano. Ele voltou em 1985 e teve várias temporadas de sucesso antes de terminar sua carreira nos Los Angeles Rams.

Eis as conquistas que ele teve na carreira:

  • 3× Pro Bowl (1983, 1986, 1987);
  • 3× Second-team All-Pro (1983, 1986, 1987);
  • 2× AFC Offensive Player of the Year (1983, 1986);
  • First-team All-American (1981);
  • Second-team All-American (1982);
  • State of Washington Sports Hall of Fame (2017);

Teve 6,844 jardas corridas, com média de 4 jardas por carregada e 63 touchdowns.

Ele é o atual treinador running backs em Camas High School, em Camas, Washington e fundador e presidente do Curt Warner Autism Foundation. Warner e sua esposa Ana têm 4 filhos, Jonathan, os gêmeos Austin e Christian e uma filha, Isabella. Em 2018, a Little A publicou The Warner Boys: Our Family’s Story of Autism and Hope, escrita por Curt Warner e Ana Warner com Dave Boling. O livro explora a vida familiar de Warner, incluindo como ele foi impactado por ter gêmeos (Austin e Christian) com autismo

O Valor do Running Back hoje

https://twitter.com/blogcortes/status/1277779953044664323

As 6.705 jardas e 55 touchdowns são ambos os terceiros na história da equipe. Warner compartilhou que o apelido do ex-treinador do Seahawks, Chuck Knox, era “Ground Chuck”, o que mostra o quanto ele adorava correr com a bola.

“Ele nos dizia: ‘o futebol não é complicado’, ‘o que significava que teríamos muitas carregadas”, lembrou Warner.

Warner disse que entende por que os running backs foram desvalorizados ao longo dos anos. Ele entende que os ataques agora estão focados principalmente no quarterback, protegendo o quarterback e focando no jogo aéreo.

“O QB desempenha um papel tão importante no ataque e nem é preciso dizer que está sendo pago dessa maneira. Você quer destacar esses caras mais do que todos os outros. É como o jogo é jogado hoje. “

As coisas poderiam mudar de volta aos velhos tempos? Talvez. Mas Warner sabe que isso não virá em um futuro próximo.

“Então, se alguém quer ir para o modo old school e se alinhar com um FB voltando para a formação I e começar a bater em algumas pessoas, e eles vencem e vencem o Super Bowls, isso muda. Mas não vejo isso acontecendo agora. “

As lesões

https://twitter.com/blogcortes/status/1277779681798914049

Apesar de quebrar os tornozelos de alguns adversários com sua corrida, Warner também sofre com lesões no decorrer da sua carreira.

“Na verdade, eu ainda me dou muito bem”, disse Warner sobre seu famoso joelho direito, cuja destruição de 1984 devastou os fãs dos Seahawks como uma tsunami de desespero.

Warner compensou o investimento de terceira geral imediatamente. Em Kansas City, Warner quebrou sua primeira corrida para 60 jardas e terminou com 165 jardas totais. Com ele liderando a AFC em corridas (1.449 jardas), os Seahawks se transformaram em um dos times mais duros de se enfrentar da NFL, derrubando os Dolphins em Miami nos playoffs e chegando ao jogo do campeonato da AFC antes de perder para o Raiders.

Como o narrador de garganta dourada John Facenda disse em um filme da NFL sobre o impacto da Warner nos Seahawks: “Nunca antes um jogador alterou tão claramente o curso desse time, e nenhum havia conseguido o feito de maneira tão elegante”.

“Os fãs queriam tanto; eles nunca foram aos playoffs”, disse Warner.

https://twitter.com/i/status/1277779502966464512

Ele tinha um estilo suave e era enganosamente rápido em todas as direções. Às vezes, os defensores pareciam as torres e os bispos do xadrez, capazes de perseguir certos eixos ou ângulos previsíveis, enquanto Warner desfrutava não apenas de movimentos irrestritos, mas muitas vezes executava o movimento de um cavaleiro, disparando rápido e direto no ponto de ataque. Parar subitamente e executar um corte de 90 graus em alta velocidade que deixou os defensores congelados. Se necessário, ele saltaria sobre eles.

Tendo chegado perto do Super Bowl em 1983, os Seahawks foram considerados uma ameaça legítima ao título no início da próxima temporada. No entanto, no início de 1984, contra Cleveland, Warner fez uma corrida para direita. Com o pé plantado, o joelho preso, e quando atingiu o gramado, o Kingdome ficou em silêncio.

Na época, o tipo de lesão de ACL sofrida por Warner na maioria das vezes encerrava a carreira de um corredor.

Mas o médico da equipe, Pierce Scranton, se reuniu com Warner e se juntou aos treinadores dedicados do Seahawks em um ano de dolorosa reabilitação. Warner olhou para trás no tempo em busca de motivação.

“Eu não tinha certeza se voltaria ao que era antes”, disse Warner. “Mas então pensei em meu pai trabalhando 40 anos nessas minas de carvão e isso me inspirou. Ele nunca desistiria.”

Surpreendentemente, os Seahawks floresceram em sua ausência, fazendo uma temporada de 12- 4 em 1984. Contra todas as probabilidades, Warner voltou a correr cerca de 1.100 jardas em 1985, ganhando as honras de Comeback Player of the Year.

O retorno completo chegou na próxima temporada, fazendo de 1986 a melhor de sua carreira. Em comparação com Marshawn Lynch, os 1.823 jardas totais de Warner em 86 foram ainda mais do que as 1.786 jardas totais de Lynch em 2012.

“O ataque de Chuck me deu liberdade … há jogadas de livros e depois jogadas de futebol … nunca são exatas. Você tem uma fração de segundo para tomar uma decisão … então você vai. Às vezes, minhas melhores corridas eram de 2 a 3 jardas … às vezes você faz alguns caras errarem no backfield apenas para voltar à linha.”

Mas quase todas as jogadas de corrida acabam com algum tipo de violência. Para os running backs, os elementos destrutivos se acumulam, o torque severo dos cortes, as pancadas dos defensores, a superfície artificial inflexível que faz com que cada jogo pareça ser jogado de um penhasco rochoso e atingindo todas as bordas no caminho.

E então está feito. Um cometa em chamas aos 22, retirado aos 23, de volta à velocidade aos 25, fora da liga aos 29.

“Não era apenas esse joelho. Eu fiz um total de seis cirurgias, três cirurgias no tornozelo. Quando você não pode produzir, é substituído por alguém que pode.”

Dados Retirados:

https://www.sports-reference.com/cfb/players/curt-warner-1.html

https://www.pro-football-reference.com/players/W/WarnCu00.htm

https://www.spokesman.com/stories/2019/apr/10/former-seattle-seahawks-running-back-curt-warner-a/

https://www.thenewstribune.com/sports/nfl/seattle-seahawks/seahawks-insider-blog/article152942284.html

https://www.nbcsports.com/northwest/seattle-seahawks/seahawks-legend-curt-warner-discusses-value-rb-todays-nfl

Go Hawks!

One Reply to “Curt Warner, um dos precursores da dinastia do jogo corrido em Seattle”

Deixe um comentário