Desvendando as 6 interceptações de Tariq Woolen

Tariq Woolen foi indiscutivelmente a maior estrela da NFL na última temporada. A escolha da quinta rodada do Seattle Seahawks 2022 da UTSA entrou em cena, exibindo habilidades promissoras na pré-temporada, o que levou a um papel de titular na semana 1. Ele aproveitou isso em uma temporada de calouro com seis interceptações, o que foi bom o suficiente para terminar em terceiro lugar na votação do DROY, atrás do vencedor do New York Jets, Ahmad ‘Sauce’ Gardner, e da segunda escolha geral de Detroit Lions, Aidan Hutchinson.

https://twitter.com/i/status/1645798329161494530

Parte do que tornou o ano de calouro de Woolen tão impressionante foi sua produção de interceptações, algo que ele não mostrou na faculdade (com apenas duas interceptações na UTSA mesmo sendo um WR convertido). Esse salto repentino na produção levanta a questão de quão sustentável é seu ano de calouro ano a ano? Existem várias maneiras de avaliar isso, mas uma das mais fáceis é analisar todas as suas interceptações para determinar se elas foram produto da sorte ou jogadas sofisticadas de sua parte.

Vamos lá!

Interceptação 1 – vs Falcons Week 3

https://twitter.com/i/status/1574217764146974726

Realmente não há muito para a interceptação. Com o relógio correndo, Seattle estava em modo de apenas não ceder o TD aqui. Ou seja, poderiam até ceder alguns avanço, mas teriam que evitar uma grande jogada. Drake London correu uma curl de 15 jardas para o lado de Woolen e o CB dos Seahawks leu os olhos do quarterback Marcus Mariota, o que lhe permitiu subir e fazer uma interceptação. Mariota atrasou esse arremesso, o que certamente ajudou o então calouro a fazer a jogada, mas não deixa de ser um bom reconhecimento de rota e velocidade de transição de sua parte.

Atlanta Falcons 27 x 23 Seattle Seahawks

Interceptação 2 – vs Lions Week 4

Como é o caso de muitas jogadas de Tariq Woolen, Seattle está em zona de cover 3 aqui com Woolen ocupando o lado direito da defesa. Woolen faz um bom trabalho em entender a atribuição de cobertura na jogada enquanto carrega o recebedor para o lado interno e oposto do campo, apesar de estar na zona de defesa. Com o recebedor do lado oposto correndo, o que é efetivamente uma rota apenas para abrir espaço, Woolen precisa reconhecer isso rapidamente.

https://twitter.com/i/status/1576701949470441473

Se ele não tivesse, teria resultado em uma jogada massiva e potencial touchdown para os Detroit Lions. Em vez disso, Woolen fica com T.J. Hockenson passo a passo, lê os olhos de Jared Goff e transforma o arremesso para a pick 6. Woolen é o beneficiário de alguma fortuna aqui, já que Jared Goff estava muito atrasado em sua leitura aqui e teve uma conclusão muito fácil para Hockenson nos dois primeiros janelas do percurso. No entanto, você não pode tirar a capacidade de Woolen de ficar com o tight end e minar a rota.

Pós Jogo Seattle Seahawks 48 x 45 Detroit Lions

Interceptação 3 – vs Saints 5

Nesta altura o novato da quinta rodada do Seahawks, CB Tariq Woolen, até a semana 5: 11 recepções permitidas em 20 alvos para 153 jardas, 54 jardas após a recepção, nenhum touchdown, três INT, o melhor da liga, e uma classificação de passador do oponente de 40,2 (quinto melhor na NFL).

https://twitter.com/i/status/1579192951603101696

Das seis interceptações de Woolen na última temporada, para mim esta é a mais impressionante. Em uma ilha em Cover 1 man, o que significa que ele tem que proteger a rota vertical mas estar perto caso o WR pare. Woolen deixa seus ombros paralelos à linha de scrimmage, o que lhe permite ler o QB no início da rota, enquanto permite que ele faça a transição para o campo se necessário, o que estava neste jogo. Assim que reconhece para onde Andy Dalton está indo com a bola, ele enfia os pés no chão, mantém o equilíbrio na maior parte do tempo e consegue fazer uma jogada com a bola.

Pós Jogo Seattle Seahawks 32 x 39 New Orleans Saints

Interceptação 4 – vs Cardinals Week 6

https://twitter.com/i/status/1581802433944358912

O time aparentava estar em cobertura de homem, mas também há algumas tendências de zona durante a jogada que me levam a acreditar que é uma mistura de prevent e cover 3, e deve-se notar que esta era uma 4ª descida. Independentemente disso, é uma jogada extremamente impressionante de Woolen por causa da postura que ele mostra. Poison é tradicionalmente um termo usado para descrever um quarterback, mas é a maneira perfeita de descrever Woolen. Apesar de ter que marcar um dos maiores velocistas da liga em Hollywood Brown, ele mantém a paciência, não morde nenhum movimento no início do percurso e não foge do recebedor que vemos em tantas bolas profundas. Em vez disso, ele desacelera, lê o movimento de Brown e dá a volta por cima, o que lhe permite fazer uma jogada com a bola para a INT.

Pós Jogo Arizona Cardinals 9 x 19 Seattle Seahawks

Interceptação 5 – vs Bucs Week 10

https://twitter.com/i/status/1591831997273772032

Não há muito a dizer sobre isso porque, honestamente, espero que quase todos os que estão lendo este artigo sejam capazes de fazer essa interceptação. No que foi uma jogada completamente malfeita do Tampa Bay Buccaneers, Woolen tem a tarefa de proteger Tom Brady e defender um arremesso de Leonard Fournette, uma frase que pensei que nunca escreveria. Um deslize de Brady e uma bola mal lançada por Fournette torna esta potencialmente a interceptação mais fácil que ele terá em sua carreira.

Pós Jogo Seattle Seahawks 16 x 21 Tampa Bay Buccaneers

Interceptação 6 – vs Rams Week 13

https://twitter.com/i/status/1599594631590998016

Posso assistir a esta jogada mil vezes e ainda não terei ideia do que John Wolford está fazendo aqui. Não há nada aberto do lado de Woolen, mas ele ainda decide lançar de qualquer maneira, o que resulta em uma INT fácil. Woolen mantém os olhos em Wolford, pois ele está em uma zona profunda e permanece um tanto paciente na direção errada, mas, honestamente, havia pouco que ele precisava fazer neste, pois estava quase embrulhado para presente para ele.

Pós Jogo Seattle Seahawks 27 x 23 Los Angeles Rams

Veredito

Há um certo nível de aleatoriedade nas interceptações de cornerbacks, o que torna uma estatística muito pouco confiável para julgar um jogador, porque muitas vezes eles são produto dos erros de outras pessoas. Acho que podemos dizer sem dúvida que as duas últimas interceptações são presentes para Woolen. No entanto, as outras quatro são jogadas impressionantes que não podem ser descartadas. É um pouco difícil imaginar outra temporada de seis interceptações para ele em 2023, mas quatro certamente não está fora de questão.

Forever a 12s!

Deixe um comentário