Draft Report 2023: Christopher Smith, S, Georgia

Comecei a escrever os draft reports com dois jogadores que gosto muito dessa classe. O primeiro, você já deve ter lido, foi o safety JL Skinner, de uma Universidade de menor expressão e mais um box safety. Hoje trago seu complemento, um safety que pode ser mais usado no fundo do campo e joga na campeã Georgia. Seria uma sonho Seattle draftar um deles, se pegar os dois pode remontar uma bela dupla para o futuro da franquia.

Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Tudo que você precisa saber para o começo da offseason

Playbook 17: Pontuações na NFL

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:

Draft Reports de 2023:

Draft Report 2023: JL Skinner, S, Boise State

Vamos ao Report!

Ficha

College: Georgia Bulldogs

#: 29

Partidas: 

Classe: Senior

Altura: 5’10

Peso: 188 lbs

40yd: 5.32s

Braços: 31′ 5/8

Mãos: 9′ 5/8

Envergadura: 75′

RAS: N/A

Projeção: 2/3º round;

Estilo: Single-High Safety;

Comparação: Quandre Diggs;

Melhor Cenário: Jogar num esquema que sua capacidade de tackle seja escondida. Se ele for jogar como safety no fundo do campo e sendo exigido mais em cobertura do que fazendo tackles em campo aberto.

Pior Cenário: Jogar como nickel ou box safety logo no ano 1, pode expor seu problema com tackles que é a principal preocupação no seu stock.

Background

Christopher Smith estudou na Hapeville Charter High School e foi classificado como 4 estrelas pela 247 Sports com uma classificação de olheiro de 0,890, não sendo classificado pela ESPN. Após o colegial, Smith optou por ingressar na Georgia após ser fortemente disputado. Seu impacto e presença começaram a ser sentidos a partir da temporada 2020. Sua liderança dentro e fora do campo ficou evidente nesta temporada, depois de ser nomeado capitão do time várias vezes.

Stats

Em 2018, como freshman, Smith esteve em ação em 5 jogos e jogou um total de 63 snaps como safety para os Bulldogs. Ele registrou apenas 4 tackles, sem assistências, ao adicionar 2 paradas. Na cobertura, Smith não conseguiu nenhuma quebra de passe, nenhuma interceptação e uma classificação QB inexpressiva quando alvo de 158,3.

No segundo ano de 2019, ele disputou 7 jogos e registrou 78 snaps para os Bulldogs. Ele fez apenas 4 tackles, 2 assistências e não fez paradas de corrida. Na cobertura, ele totalizou nenhuma quebra de passe, nenhuma interceptação e uma classificação de QB muito boa quando alvo de 56,3.

Em 2020, como júnior, Smith jogou em 9 jogos e contribuiu em 415 snaps. Ele marcou 19 tackles, 9 assistências e acrescentou 4 paradas de corrida. Na secundária, Smith forçou uma separação de passe, sem interceptações e cedeu de uma classificação QB muito boa quando alvo de 69,8.

Em 2021, como sênior, Smith esteve em ação em 12 jogos ao jogar 597 snaps. Ele registrou 30 tackles, 4 assistências e fez 9 paradas. Na cobertura, Smith teve 2 separações de passes, 3 interceptações e cedeu uma excelente classificação QB quando alvo de 53,8.

Em 2022, no quinto ano sênior, Smith esteve em ação em 13 jogos, jogando 699 snaps. Ele registrou 41 tackles, 10 assistências e fez 15 paradas. Na cobertura, Smith teve 4 desvios de passes, 3 interceptações e cedeu uma excelente classificação QB quando alvo de 50,6.

Avaliando o prospecto…

Vamos as características de Smith. Apesar de ter sido usado em vários lugares na defesa, acho que é como FS que ele deve chamar a atenção dos times.

Antecipação/Processamento de Jogo

Empty backfield, Oregon ameaça um fake screen, mas ele se mantém atento aos olhos do QB. Quando o passe sai de suas mãos ele já está para fazer a interceptação.

Aparentemente Georgia estava aqui em man coverage com o nickel fazendo blitz. Ele antecipa a rota slant e desvia o passe. A bola bate no capacete do recebedor e sobra nas mãos da defesa dos Bulldogs.

Range/Capacidade Atlética

Range é a característica do safety de cobrir um lado a outro do campo rapidamente. Smith não tem uma grande capacidade atlética, mas é adequada para não ser queimado em profundidade. Ele está como único safety no fundo do campo e consegue salvar o que seria um TD do WR que bateu o CB logo no começo da jogada.

Ele processa bem, reage bem, identifica bem, mas perde o rastreio da bola por detalhe e cede a recepção longa.

Combate ao jogo corrido

Ele tem velocidade em espaço curto para ajudar nos tackles no backfield.

Ele ainda precisa refinar sua técnica de tackles, já que deixa algumas jogadas em campo. Mas sua identificação das corrida é muito boa.

Técnica

Ele para muito cedo seu backpedal e quando abre os quadris, prematuramente, deixa espaço para a quebra de rota.

FORÇAS:

– Jogador inteligente e líder;

– Versatilidade;

– Boa velocidade e leitura para combater o jogo corrido;

– Ball Skills;

– Instintivo;

FRAQUEZAS:

– Frame abaixo do ideal;

– Tackles perdidos;

– Técnica de backpedal precisa de refino;

Forever a 12s!

Deixe um comentário