Comecei a escrever os draft reports com dois jogadores que gosto muito dessa classe. O primeiro, você já deve ter lido, foi o safety JL Skinner, de uma Universidade de menor expressão e mais um box safety. Hoje trago seu complemento, um safety que pode ser mais usado no fundo do campo e joga na campeã Georgia. Seria uma sonho Seattle draftar um deles, se pegar os dois pode remontar uma bela dupla para o futuro da franquia.
Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:
Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo
Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano
Tudo que você precisa saber para o começo da offseason
Playbook 17: Pontuações na NFL
Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano
Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:
Draft Reports de 2023:
Draft Report 2023: JL Skinner, S, Boise State
Vamos ao Report!
Ficha
College: Georgia Bulldogs
#: 29
Partidas:
Classe: Senior
Altura: 5’10
Peso: 188 lbs
40yd: 5.32s
Braços: 31′ 5/8
Mãos: 9′ 5/8
Envergadura: 75′
RAS: N/A
Projeção: 2/3º round;
Estilo: Single-High Safety;
Comparação: Quandre Diggs;
Melhor Cenário: Jogar num esquema que sua capacidade de tackle seja escondida. Se ele for jogar como safety no fundo do campo e sendo exigido mais em cobertura do que fazendo tackles em campo aberto.
Pior Cenário: Jogar como nickel ou box safety logo no ano 1, pode expor seu problema com tackles que é a principal preocupação no seu stock.
Background
Christopher Smith, FS, #29
Jogada glú glú ié ié
Retornando o FG bloqueado para TD. pic.twitter.com/UoN0y5wnPV
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Christopher Smith estudou na Hapeville Charter High School e foi classificado como 4 estrelas pela 247 Sports com uma classificação de olheiro de 0,890, não sendo classificado pela ESPN. Após o colegial, Smith optou por ingressar na Georgia após ser fortemente disputado. Seu impacto e presença começaram a ser sentidos a partir da temporada 2020. Sua liderança dentro e fora do campo ficou evidente nesta temporada, depois de ser nomeado capitão do time várias vezes.
Stats
Em 2018, como freshman, Smith esteve em ação em 5 jogos e jogou um total de 63 snaps como safety para os Bulldogs. Ele registrou apenas 4 tackles, sem assistências, ao adicionar 2 paradas. Na cobertura, Smith não conseguiu nenhuma quebra de passe, nenhuma interceptação e uma classificação QB inexpressiva quando alvo de 158,3.
No segundo ano de 2019, ele disputou 7 jogos e registrou 78 snaps para os Bulldogs. Ele fez apenas 4 tackles, 2 assistências e não fez paradas de corrida. Na cobertura, ele totalizou nenhuma quebra de passe, nenhuma interceptação e uma classificação de QB muito boa quando alvo de 56,3.
Em 2020, como júnior, Smith jogou em 9 jogos e contribuiu em 415 snaps. Ele marcou 19 tackles, 9 assistências e acrescentou 4 paradas de corrida. Na secundária, Smith forçou uma separação de passe, sem interceptações e cedeu de uma classificação QB muito boa quando alvo de 69,8.
Em 2021, como sênior, Smith esteve em ação em 12 jogos ao jogar 597 snaps. Ele registrou 30 tackles, 4 assistências e fez 9 paradas. Na cobertura, Smith teve 2 separações de passes, 3 interceptações e cedeu uma excelente classificação QB quando alvo de 53,8.
Christopher Smith, FS, #29
Quase todo jogo Smith faz uma jogada dessa. Nesse lance consegue a INT e ainda retorna para TD. pic.twitter.com/CBG8xkS6WW
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Em 2022, no quinto ano sênior, Smith esteve em ação em 13 jogos, jogando 699 snaps. Ele registrou 41 tackles, 10 assistências e fez 15 paradas. Na cobertura, Smith teve 4 desvios de passes, 3 interceptações e cedeu uma excelente classificação QB quando alvo de 50,6.
Avaliando o prospecto…
Vamos as características de Smith. Apesar de ter sido usado em vários lugares na defesa, acho que é como FS que ele deve chamar a atenção dos times.
Antecipação/Processamento de Jogo
Christopher Smith, FS, #29
Lê muito bem os olhos do QB e antecipa o passe para conseguir sua INT. pic.twitter.com/kpauBPDfRj
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Empty backfield, Oregon ameaça um fake screen, mas ele se mantém atento aos olhos do QB. Quando o passe sai de suas mãos ele já está para fazer a interceptação.
Christopher Smith, FS, #29
Antecipação e reação sensacionais da rota slant. Solta a pancada que acaba gerando uma INT maluca. pic.twitter.com/aTxDQ2pmNU
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Aparentemente Georgia estava aqui em man coverage com o nickel fazendo blitz. Ele antecipa a rota slant e desvia o passe. A bola bate no capacete do recebedor e sobra nas mãos da defesa dos Bulldogs.
Range/Capacidade Atlética
Christopher Smith, FS, #29
Ele está longe de quebrar o Combine com sua velocidade, mas aqui mostra que tem o suficiente para ter um bom range com deep safety. pic.twitter.com/tdI1QbzJcw
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Range é a característica do safety de cobrir um lado a outro do campo rapidamente. Smith não tem uma grande capacidade atlética, mas é adequada para não ser queimado em profundidade. Ele está como único safety no fundo do campo e consegue salvar o que seria um TD do WR que bateu o CB logo no começo da jogada.
Christopher Smith, FS, #29
Ele lê bem a rota do WR chega para dobrar na marcação, mas se perde com a bola no ar e não consegue impedir o passe. pic.twitter.com/kroL8Euiwn
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Ele processa bem, reage bem, identifica bem, mas perde o rastreio da bola por detalhe e cede a recepção longa.
Combate ao jogo corrido
Christopher Smith, FS, #29
Com uso de mais defesas MOFO, é fundamental essa capacidade dos safeties de chegar junto no jogo corrido rapidamente. pic.twitter.com/eeobA8XH3s
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Ele tem velocidade em espaço curto para ajudar nos tackles no backfield.
Christopher Smith, FS, #29
A execução dos tackles não foi boa (algo que ele precisa evoluir), mas o processo é o que encoraja. Identifica rápido a jogada e desce para ajudar. pic.twitter.com/U7gjtvVm0b
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Ele ainda precisa refinar sua técnica de tackles, já que deixa algumas jogadas em campo. Mas sua identificação das corrida é muito boa.
Técnica
Christopher Smith, FS, #29
Abre o quadril cedo demais e cede o grande avanço. pic.twitter.com/BdyrNZsnZr
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) January 4, 2023
Ele para muito cedo seu backpedal e quando abre os quadris, prematuramente, deixa espaço para a quebra de rota.
FORÇAS:
– Jogador inteligente e líder;
– Versatilidade;
– Boa velocidade e leitura para combater o jogo corrido;
– Ball Skills;
– Instintivo;
FRAQUEZAS:
– Frame abaixo do ideal;
– Tackles perdidos;
– Técnica de backpedal precisa de refino;
Forever a 12s!