Draft Report 2025: Oluwafemi Oladejo, EDGE, UCLA

Uma das minhas épocas preferidas do ano é escrever os Draft Reports para os Seahawks. Já acertei alguns como: Byron Murphy II, Christian Haynes, Tyrice Knight, Devon Witherspoon, Zach Charbonnet, Olu Oluwatimi, Kenny McIntosh, Boye Mafe, Abe Lucas, Riq Woolen, para listar os últimos três anos.

Ainda estamos no ano 2 de Mike Macdonald, então, ainda é cedo para definir as tendências, assim como era na época de Pete Carroll. Obviamente, John Schneider ainda está no comando e deve seguir algumas dessas diretrizes dos Drafts passados.

Seguiremos com bastantes jogadores, daqui até o draft:

Draft Report 2025: Nick Emmanwori, S, South Carolina

Draft Report 2025: Marcus Mbow, OL, Purdue

Draft Report 2025: Tyler Booker, OG, Alabama

Draft Report 2025: Savion Williams, WR/RB, TCU

Draft Report 2025: Bryce Cabeldue, OL, Kansas

Draft Report 2025: Esa Pole, OL, Washington State

Draft Report 2025: Tyler Shough, QB, Louisville

Draft Report 2025: Chase Lundt, OT, Connecticut

Draft Report 2025: Shavon Revel, CB, East Carolina

Draft Report 2025: Tre Harris, WR, Ole Miss

Draft Report 2025: Jackson Hawes, TE, Georgia Tech

Draft Report 2025: Jackson Slater, G/C, Sacramento State

Draft Report 2025: Dylan Fairchild, OG, Georgia

Draft Report 2025: Mason Taylor, TE, LSU

Draft Report 2025: Jared Wilson, C, Georgia

Draft Report 2025: Jalen Milroe, QB, Alabama

Draft Report 2025: Tate Ratledge, OG, Georgia

Para você que começou a ver o esporte recentemente, temos alguns posts que podem ajudar na compreensão:

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Playbook 17: Pontuações na NFL

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Vamos ao Report!

___________________________________________________________________________

Draft Reports de 2025:

___________________________________________________________________________

Prospect Info
Name: Oluwafemi Oladejo
Jersey #: 2
College: UCLA Bruins
Position: EDGE
Awards: – Big Ten Conference Fall Academic Honor Roll member (2024)
– 3-time UCLA Athletic Director’s Honor Roll member (last Fall 2024)
Class: Senior
Style: Power Rusher
Comparison: YaYa Diaby
Projection: 3º round

 

Stats
2024: 12 G, 57 Tackles, 13.5 TFL, 4.5 Sack
2023: 13 G, 54 Tackles, 2.5 TFL, 1 INT, 3 PD
2022: (Cal) 12 G, 91 tackles, 4.5 TFL, 1 Sack, 1 INT, 1 FF
2021: (Cal) 9 G, 36 tackles, 2.5 TFL

 

Combine/Pro Day Results
HT 6’3
WT 259
Arms: 33 3/8’’
Wingspan N/A
Hands 9 3/4’’
40 yds N/A
10 yd split N/A
Short Shuttle: N/A
3 Cone Drill: N/A
VJ 36.5’’
BJ 10’ 0’’
Bench Press 20
RAS: N/A

___________________________________________________________________________

Background

Oluwafemi (significa Deus me ama em Yoruba) Oladejo é filho de pais nigerianos e foi um dos grandes destaques da defesa de UCLA. Ele jogava como inside linebacker em Cal, sendo o quinto em tackles na PAC-12 em 2022. Depois disso, ele se transferiu em 2023 e foi movido para EDGE no que seria uma experiência de apenas um jogo na semana 2 de 2024. Contudo, ele agradou na nova posição e essa mudança deu a chance aos Bruins de lançar a titular o melhor WILL da classe de 2025, Carson Schwesinger. Sua postura dentro de campo serve de exemplo para seus companheiros de time.

Avaliando o prospecto…

Pass Rush 

Percebam que sua saída do snap ainda é um pouco descoordenada, natural para alguém novo na posição. Porém, ele acerta o chop move no momento certo e tudo em sincronia com a parte inferior do seu corpo. É por conta disso que acredito no potencial de Oladejo.

Aqui temos um rep dele no Senior Bowl (onde se destacou bastante) contra o Marcus Mbow que alinhava como center nesse 1v1. Ele acerta novamente o Chop move para impedir o contato do OL e depois usa o Rip move para se desvencilhar de uma vez.

Outro snap de muita sincronia. Dessa vez, usa a variação do Cross-Chop, um de seus movimentos favoritos. Ele consegue vencer o OT mas deixa o sack escapar.

Outra de suas sequências preferidas. Usa um Hop para tirar o timing do OT, e depois o Chop e Rip para impedir o contato e se desvencilhar, assim como no snap já exibido acima contra Mbow.


Não parece algo muito rebuscado, mas é preciso se ater aos detalhes desse snap. Oladejo percebe que o OT deixou muito espaço no gap interior, ele ameaça atacar o gap interno, o OT hesita e ele o acerta com Chop move para ir direto ao QB. Se tem algo em que ele poderia melhorar nesse snap é que podia ter um bend melhor. A transição/flexibilidade para ficar na direção do QB ainda precisa evoluir.

Ele tem leverage natural e bom potencial em ser um speed to power. Ele quase consegue o sack, mas apressa o QB.

Run Game Defense

Ele conseguiu 29 paradas no jogo no total em 2024, o que o tornou o nono melhor entre os jogadores de linha defensiva da Big Ten na temporada passada.

Vi muitos reports falando que Oladejo seria lento ao fazer diagnósticos contra a corrida. Eu discordo totalmente dessa visão. Acho que ele usa seu background de ILB para identificar e atacar os gaps.

Oladejo registrou um dos menores percentuais de tackles perdidos desta classe, com 10,5% em 2024.

Ele terminou em quarto lugar na Big Ten em tackles para perda de jardas (14).

Ele simplesmente não perde território contra um cara bem mais forte e maior que ele. Força o cutback e depois luta até o fim para ajudar no tackle.

Esse snap mostra o quão forte ele é. Simplesmente ele acaba com todo o design do ataque jogando um cara de mais de 300 lbs em cima do puller.

Meu snap preferido do tape de Oladejo contra a corrida. Ele mostra várias qualidades. Força ao controlar e derrubar o OT, inclusive mostrando que pode cuidar de dois gaps. Seu trabalho força o RB ao cutback. Mesmo com o OT no chão ele não se afoba e ainda é disciplinado para não abandonar seu gap. Quando não há mais chance de corte para seu gap ele abandona a posição e faz o tackle.

Versatilidade de alinhamentos

Ativo em chamadas de pressão simulada/creeper. Isso é algo que Mike Macdonald gosta muito de usar. Usou Boye Mafe em alguns momentos dessa forma. Percebam que ele tem mais defensores de pé, inclusive um DT para trazer o máximo de confusão a OL.

Fez snaps como 3-tech, tanto de pé como com a mão no chão, principalmente como parte de sua função de spinner, embora ocasionalmente se alinhasse a essa posição na defesa contra o jogo corrido, assim como fez nesse snap incrível.

Ocasionalmente, foi utilizado como QB-spty, convertendo-se em um delayed blitzer, bem como era responsável pelo combate em zone read. Ele se mantém disciplinado a ameaça do QB correr com a bola. Mostra boa mudança de direção e consegue o tackle.

Registrou snaps de ambos os lados da formação, mas jogou mais de 70% de seus 2.024 snaps no lado esquerdo.

Talvez ele pudesse ser considerado um ILB com habilidades de cobertura medianas. Mas, esse background dele de off-ball LB faz dele um dos melhores EDGEs em cobertura. Como Macdonald gosta muito de pressões simuladas e zone blitzes, isso é um grande diferencial. Ele afunda com o TE e quando ele sai de sua zona dispara para pressionar o QB.

Onde ele precisa melhorar?

Não tem um conjunto de counter-moves preciso quando é parado. Ele tenta vencer na força mas precisa de um segundo movimento para conseguir se desvencilhar.

Pass rusher inexperiente, como evidenciado por uma troca de posição no final da carreira. Ele tem seus movimentos preferidos de Chop, Cross-Chop e bull rush. Os outros ele precisa de refino, assim como esse Spin move que não tem o melhor controle corporal.


Apesar de grande produção nesse ano, ele ainda poderia ter conseguido mais se não perdesse algumas oportunidades de sack.

FORÇAS:

– Tamanho / peso / comprimento para a posição.

– Capacidade Atlética;

– Versatilidade de alinhamento;

– Mentalidade agressiva e determinada;

– Excelente trabalho contra o jogo corrido;

FRAQUEZAS:

– Foi movido para EDGE no decorrer da última temporada apenas;

– Precisa ter um plano de pass rush melhor;

– Counter Moves;

– Sua agressividade pode ser usada contra ele;

– Perdeu oportunidade de finalizar alguns sacks;

Veredito

Ele ainda é um jogador um que vai precisar de muito refino, está há menos de uma temporada na nova posição de EDGE. Contudo, terá acabado de completar 22 anos quando a temporada começar e mesmo ainda sendo cru, ele mostra um arsenal de moves que nos permite projetar um alto teto para ele.

Enquanto é desenvolvido num pass rusher mais versátil, Oladejo pode ajudar no combate ao jogo corrido, onde seu background como ILB é muito bem vindo. Ademais, vimos Mike Macdonald usar Boye Mafe por dentro e de pé em alguns snaps, algo que Oladejo já fez em UCLA. É muito versátil, uma característica importante para o HC de Seattle e num esquema de simulated pressure, zone blitz, ele tem uma capacidade de cobertura melhor do que os EDGEs habituais, graças a seu tempo como ILB.

Esse é um jogador que eu gostaria muito de ver em Seattle.

Forever a 12s!

Deixe um comentário