Draft Report: Trevon Diggs, CB, Alabama

Seja muito bem vindo! Daqui até o draft, iremos trazer o report de alguns jogadores que possam interessar a Seattle. Claro que até maio de 2020, muita coisa pode mudar, então alguns desses reports serão atualizados. A grande parte dos reports ficarão apenas para os membros e esse post é uma degustação, que ficará como aberto!

Para começar, vamos trazer um jogador que tem nome de peso, Trevon Diggs. Irmão mais novo do recebedor dos Vikings, Stefon Diggs. Fora esse DNA, ele faz parte da secundária de Alabama, treinado por Nick Saban. Costumo dizer que só por você jogar na defesa de Alabama, você já chama a atenção dos olheiros.

Após falar do seu background, vamos falar dele especificamente. Diggs começou sua carreira na mesma posição do irmão, WR. Teve 11 recepções para 88 jardas e apenas 1 TD. No seu segundo ano ele fez a transição para defensive back, teve 6 tackles, 3 passes desviados. No seu ano de Jr, ele teve 20 tackles, 6 passes desviados e 1 interceptação. Até o momento em que esse post é escrito ele tem, 32 tackles, 3 interceptações (1 pick-six) e 5 passes desviados.

Forças

Ele tem 6’2″ e 200 lbs (1,87m e 90kg). Tem o tamanho e velocidade que todos os treinadores sonham. Além de arma como retornador, ele de posse da bola, é uma grande arma, lembrando da época de WR.

https://twitter.com/i/status/1194011051265794054

Retorna um fumble na própria endzone para TD, que velocidade!

https://twitter.com/i/status/1194008840783699969

Diggs sofre um pouco ainda as dores da mudança de posição, mas nesse lance, ele passa o WR e em zona faz a interceptação, fazendo o ajuste de forma perfeita. Depois disso, só vai parar na endzone adversária.

https://twitter.com/i/status/1194011827853619201

Velocidade e porte físico fazem a jogada por ele. Ele se permite ficar a certa distância para evitar cortes e na hora ele ataca a bola no ponto certo, com os braços longos.

https://twitter.com/i/status/1194011412382781440

Esse vídeo serve para explicar exatamente o que é marcação individual. Passo a passo, quadril com quadril, faz o diagnóstico que a bola está chegando e ajusta seu passo para interceptação.

Primeiramente, marcando DK fez um bom trabalho. Olhe que isso é coisa difícil de se fazer. Para alguém desse tamanho ele tem uma fluidez nos quadris muito boa. DK tenta balançar na frente dele e ele reage e permanece colado no WR.

Fraquezas

Isso é o maior dos problemas de Diggs. Se ele não consertar, ele não terá carreira na NFL. Até agora ele não mostrou nenhuma evolução nisso. Em alguns momentos ele vira de costas para o WR. Isso é um crime. Estar de costas para o recebedor vai deixar você vulnerável a qualquer tipo de corte. Contra recebedores e QBs inteligentes e atléticos na NFL, isso será fatal.

Um ponto negativo menor mas que vale a pena salientar, é a agressividade dele. Bom, talvez você torcedor de Seattle não veja isso como problema, uma vez que valorizamos tanto isso. Inclusive PC, exalta esse tipo de característica. Entretanto essa agressividade exacerbada, faz com que ele seja queimado em zonas e acabe fazendo contato demais nos recebedores. Flanelas vão subir!

Se você voltar para o penúltimo lance das forças de Diggs, você verá a jogada que ele deveria fazer aqui. Ele até está em posição de fazer a jogada. No entanto ele não percebe o passe no back-shoulder, ataca o ponto errado (agressividade) e permite o TD. Esse jogo contra LSU foi um grande teste, e infelizmente, ele sofreu mais que o esperado.

Visão Geral

Apesar da transição de WR->CB ele consegue jogar bem tanto em press e em off-coverage. O conhecimento das rotas o ajuda bastante, mas as vezes ele tenta mais “adivinhar” o que o WR vai fazer do que entender a jogada e acaba sendo batido.

E talvez a mentalidade de “diva” de wide-receiver faça ele se afastar de algumas jogadas terrestres (ponto negativo com tio Pete aqui). Em contradição a isso, quando ele decide entrar no “meio da confusão” ele dá boas pancadas (quando acerta).

  • Projeção: Segunda metade de 2º round (apesar de saber que ele sairá antes disso).
  • Estilo: Man to man.
  • Habilidade Atlética: 7
  • Processamento de jogo: 5
  • Man Coverage: 6
  • Zone Coverage: 4
  • Run Support: 4
  • Ball Skills: 6
  • Tackle: 3

Go Hawks!

10 Replies to “Draft Report: Trevon Diggs, CB, Alabama”

  1. […] Draft Report: Trevon Diggs, CB, Alabama […]

  2. […] Draft Report: Trevon Diggs, CB, Alabama […]

Deixe um comentário