Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 4 – Seattle tem o necessário?

Nós seguimos a série apresentando alguns conceitos do nosso novo HC, Mike Macdonald. Caso você não tenha visto os outros textos da série, segue:

Mike Macdonald é o novo Head Coach de Seattle!

Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 1 – Disfarces e Coberturas

Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 2 – Pacotes de Pressão

Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 3 – Criatividade e Jogadores

O que Seattle precisa para executar a defesa de Mike Macdonald?

Vamos pensar no que a defesa dos Ravens tinha em talento e o que a defesa de Seattle precisa para ajudar nessa transição para o esquema do novo Head Coach.

Disciplina e Comunicação

https://twitter.com/i/status/1755740416991785076

O mais importante é DISCIPLINA. O esquema funciona porque é difícil para os QBs processarem, mas também é um desafio para seus jogadores executarem tantos movimentos, disfarces, etc. Este é um esquema muito complicado, com muita coisa acontecendo em cada jogada. É preciso se comunicar para reagir e não cometer gafes, assim como foi recorrente no ano passado. Seattle ficou em 10º faltas de defesa este ano.

Além disso, Seattle precisa de um trabalho sério no problema de tackles perdidos sendo o terceiro em tackles perdidos na defesa este ano. Se tivessem perdido mais 4 tackles, teriam liderado a NFL. Chamar a cobertura perfeita não significa nada se a defesa continuar errando os tackles. Um esquema complicado como esse realmente exige que os jogadores não estraguem tudo, se alguém estiver fora de posição em um esquema de zona dependente de disfarce, você terá WRs totalmente abertos e não se pode permitir isso.

Arquétipos de Jogadores

Safeties versáteis: Seattle quase certamente substituirá Jamal e Quandre nos próximos 2 anos, e os safeties são muito importantes para o esquema. Macdonald quer que os jogadores sejam o mais versáteis possível, então concentre-se em safeties que podem fazer muito no draft. A combinação tamanho + velocidade seria muito atraente.

DTs atléticos:  Seattle precisa da ajuda do DT no meio – você precisa que os grandes enfrentem bloqueios duplos para que os OLBs/DEs possam chegar ao QB. Idealmente, DT é atlético e não apenas um pass rusher, você quer alguém grande, mas não letárgico. Reforçar o DT também é essencial para consertar essa terrível defesa de corrida. Michael Pierce (free agent) é um nose tackle de 350 libras, focado no jogo terrestre, bem mais pesado que os DTs que Seattle tem. Sendo assim o time precisa deve investir na free agency e/ou draft.

Os EDGEs já são bastante decentes, Uchenna Nwosu e Boye Mafe devem melhorar sob o comando de Macdonald. Precisam ser capazes de dropar na marcação em alguns momentos e Nwosu e Mafe mostraram capacidade de fazer isso nos anos anteriores.

DBs rápidos: É um esquema majoritariamente em zona, mas eles precisam ser capazes de virar os quadris, correr para trás, etc., muito rapidamente. Ravens tem Marlon Humphrey e Brandon Stephens, que não tem nome reconhecido, mas foi fenomenal este ano. A velocidade de Riq será muito valiosa aqui – Spoon preencherá o papel de Hamilton, mas a velocidade de Riq também é muito importante.

Que jogadores Seattle tem para ajudar na transição?

Jordyn Brooks, LB

No momento em que Macdonald assinou, um dos caras de Seattle que deve ter ficado feliz, foi Jordyn Brooks. Sua renovação se tornou cada vez mais necessária. Seja para emular o papel de Patrick Queen na blitz ou tentar o de Roquan Smith, o LB é necessário. Ele não é tão cerebral nem líder, como Roquan é, mas poucos jogadores na liga são.

https://twitter.com/i/status/1755747479092359482

Ele apresenta uma capacidade atlética para ser essa ameaça nas blitzes, como Queen foi durante os últimos anos, porém com um potencial maior em outras áreas. Inclusive, sendo um marcador muito melhor.

https://twitter.com/i/status/1755747406841360757

Isso era algo que me dava muita raiva. Os treinadores usavam pouco Brooks como blitzer e ele era uma arma muito forte nesse quesito para ser esquecida assim. Ele nem aparece no quadro do vídeo no primeiro momento e em poucos segundos ele chega no QB e força o fumble.

https://twitter.com/i/status/1755747335491994063

Ele oscilou nesse quesito, e como já dito anteriormente, ele não será Roquan Smith, mas é mais que claro que ele é um jogador em cobertura bem melhor que o Patrick Queen e é usado em papéis mais complexos.

Playbook 53: Usando a Técnica ROBOT

Devon Witherspoon

Seattle tem a vantagem de já ter Spoon & Riq, mas com Spoon na área e blitzing mais para preencher a função de Hamilton, os outros DBs precisarão se esforçar para garantir que os WRs não estejam abertos.

https://twitter.com/i/status/1755747713088467271

Spoon preencherá o papel de Hamilton. Kyle Hamilton é famoso por ser um jogador muito raro, mas Spoon é um dos poucos DBs que podem preencher essa função. Spoon manter-se saudável será extremamente importante, sua versatilidade é o que permite usar tantos looks diferentes que confundem os QBs. Claro que ele não vai ter o tamanho de Hamilton, mas provavelmente sua capacidade de disfarçar blitz e jogar em diferentes pontos é algo que Macdonald deve estar salivando para usar.

https://twitter.com/i/status/1755746694778507461

Será que Mike Macdonald consegue recuperar uma quarta rodada?

Bryant nunca brilhou desde que deixou de conseguir forçar fumbles. Seu tempo como nickel foi terrível, com tackles perdidos, depois foi jogado para uma nova posição e também fracassou como safety. Uma vez que a defesa de Macdonald é mais sobre esquema do que sobre jogadores, talvez ele possa ser recuperado. Coby pode fazer a blitz ocasionalmente. Ravens às vezes usava blitzes de CB com Arthur Maulet, e o CB/S pode conseguir alguns snaps e jogadas, nesse sentido.


Run Defense

https://twitter.com/i/status/1755745363917496698

A defesa de corrida, entretanto, não foi ótima, no geral um pouco acima da média, mas não incrível entre os 5 primeiros, como todos esperam. Estamos apenas na média em jardas corridas permitidas e permitimos o 7º YPC mais alto. Shanahan não correu com o CMC tanto quanto normalmente, e ainda conseguiu mais de 100 jardas. A defesa de passe é a estrelar, a defesa de corrida não foi tão boa.

Desde a Semana 10, os Ravens lideram a defesa:
  • Nº 28 em taxa de sucesso permitida;
  • Nº 27 na EPA/rush permitido
  • Nº 17 em YPC permitido
  • Nº 23 em jardas após contato por corrida permitida

Nas primeiras descidas da primeira metade dos jogos, foi ainda pior:

  • Nº 32 em taxa de sucesso permitida;
  • Nº 32 na EPA/rush permitido;
  • Nº 25 permitido no YPC;
  • Nº 28 em jardas após contato por corrida permitida;

Isso ocorre em parte porque os Ravens jogam com box leves na segunda posição mais alta da NFL, o que ajuda substancialmente sua defesa de passe ao mesmo tempo.

https://twitter.com/i/status/1755745575025193089

Os Rams mostraram a dificuldade dos Ravens em parar o jogo corrido. Portanto, os 49ers precisavam correr, ganhar jardas, evitar situações de passe óbvias e forçar o Baltimore a se ajustar. Mas, em vez disso, Shanahan simplesmente passou muito mais do que o esperado. Contra corridas de RB em primeiras descidas desde a semana 10, os Ravens estão jogando com box leves na segunda posição mais alta. Suas classificações de defesa de corrida:

  • Nº 28 na EPA/rush permitido;
  • Nº 27 em jardas antes do contato por rush permitido;
  • Nº 24 em taxa de sucesso permitida;
  • Nº 24 permitido no YPC;

Se isolarmos apenas os snaps onde eles jogam com box leve, os números são ainda piores:

  • Nº 31 permitido no YPC (5,6);
  • Nº 32 na EPA/rush permitido (+0,13);
  • Nº 29 em taxa de sucesso permitida (44%)

O prognóstico para defesa

Quando uma defesa encaixa, parece que ela sempre pressiona o botão certo. Cada blitz funciona, cada cobertura protege as coisas certas e os turnovers acontecem cedo e com frequência. Eles estão sempre na decisão certa, ou um jogador toma a decisão certa através de pura força de vontade. É como se eles não pudessem fazer nada de errado. A defesa de Baltimore se sente assim, tem essa aura.

Conseguir implementar isso em Seattle vai levar um tempo. Não existe certeza se alcançaremos esse nível, eu acredito muito que teremos uma defesa forte e que cometa menos erros. O ideal é torcer para que esse equilíbrio chegue logo.

Forever a 12s!

4 Replies to “Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 4 – Seattle tem o necessário?”

  1. […] Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 4 – Seattle tem o necessário? […]

  2. […] Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 1 – Disfarces e Coberturas Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 2 – Pacotes de Pressão Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte 3 – Criatividade e Jogadores Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte – Seattle tem o necessário? […]

  3. […] Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte – Seattle tem o necessário? […]

  4. […] Entendendo a defesa de Mike Macdonald – Parte – Seattle tem o necessário? […]

Deixe um comentário