Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time?

Trazemos aqui mais um post para tentar elucidar as diferenças que existem entre os wide receivers. Você já deve ter ouvido falar: “esse cara pode ser o split end” ou, “esse cara só consegue jogar no slot”. Mais uma vez, seus problemas acabaram. Vamos começar com uma sopa de letrinhas, muitos playbooks usam as letras X, Z, Y, F e H.

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa?

Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time?

Playbook 27 – Quais são os tipos de TE do futebol americano?

Vamos a cada uma:

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1259964110848036864

Playbook 08 – A árvore de rotas dos recebedores

Split end, X ou SE

São posicionados próximos à lateral, no lado contrário ao TE, na linha de scrimmage, ficando menos em jogadas de motions. Por estar na linha, ele consegue já iniciar sua rota, mas normalmente ele vai ficar de frente com um CB marcando de forma agressiva e em press. Sendo assim, ele precisa de velocidade, agilidade e explosão para evitar os jams/bumps e chegar a lateral primeiro que o adversário. Suas rotas vão ser mais longas, normalmente e ele fica mais isolado para conseguir separação. Entretanto, sua árvore de rotas é mais reduzida. Já que ele tem espaço apertado entre o CB e a linha lateral, rotas outflat não são tão usadas.

O D.K. Metcalf tem todo o potencial para ficar nessa posição durante muitos anos. Tem o físico e as qualidades técnicas para tal.

Jogador da semana: DK Metcalf

Flanker, Z ou FL

Se posiciona pelo menos um passo atrás da linha de scrimmage, pode ser usado em motions, que é o jogador que se movimenta antes da jogada se iniciar, um artifício que vem sendo usado cada vez para identificar o tipo de cobertura que o adversário está usando. O flanker por estar mais distante do cornerback, ele tem mais espaço para conseguir escapar do marcador. Sendo assim é requirido de um flanker velocidade e aceleração para chegar ao fundo do campo. Ele tem mais espaço para bater o CB e tem um leque maior de opções de rota e release. Normalmente ele é menor e mais ágil que o X.

Lockett é o nosso flanker. Claro que isso não é algo fixo, eles alternam isso de snap para snap. Mas predominantemente ele, tem as qualidades para jogar aqui.

Jogador da Semana: Tyler Lockett

Jogador da Semana: Tyler Lockett (2)

Slot, Y/H ou SR

Se posicionam entre a linha ofensiva e, o recebedor “Z” ou “X”, ou seja, nos espaços ou do inglês slot. Se ele estiver no lado do split end, ele fica atrás da linha de scrimmage, se ele fica do lado do flanker ele fica na linha. Sempre lembrando que precisam ter 7 jogadores na linha de scrimmage, do contrário haverá uma falta.

Playbook 15: Caiu na área é penâlti! Conheça as faltas do jogo

Sendo assim, ele enfrentará a marcação de safeties ou linebackers, jogadores mais físicos, porém com menos velocidade se comparados com os cornerbacks. Nesses confrontos a tendência é que não haja perseguição, pois estarão numa faixa mais central e mais congestionada do campo e possivelmente em marcação por zona. Então o slot tem que ser inteligente para achar o espaço entre as zonas. E tem muita área de campo para conseguir bater o seu marcador.

Baldwin foi um dos melhores slots que já tivemos. No último ano, usamos pouco, Lockett poderia jogar lá, mas quem acabou alinhando e fazendo a função foi Hollister.

Jacob Hollister vai assumir o papel de TE3?

Tyler Lockett pode ser movido para slot?

Doug Baldwin, o recebedor que mudou a arte do route running, vai deixar saudades!

Flex, F

É normalmente um TE, ou um quarto recebedor. Porque em tese, ele foi movido para a linha de scrimmage, umas seis jardas de distância do OT. No college, a cada ano, os TEs tem desenvolvido mais as suas capacidades como recebedores do que as de bloqueadores. Por exemplo, Olsen e Parkinson devem ser os jogadores mais atribuídos nessa função.

Colby Parkinson é uma arma na redzone!

O que Greg Olsen pode oferecer a Seattle?

Go Hawks!

8 Replies to “Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time?”

  1. […] Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time? […]

  2. […] Wide Receiver – Será o split end que alinhará na linha […]

  3. […] Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time? […]

  4. […] Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time? […]

  5. […] Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time? […]

  6. […] Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time? […]

  7. […] Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time? […]

Deixe um comentário