Continuando a saga de nosso herói, vamos falar da sua passagem por NC State Wolfpacks. Talvez você esteja se perguntando: como assim NC State se quando ele foi draftado ele jogava em Wisconsin?
Veja a parte 01 da história de Wilson aqui
Ele migrou para Wisconsin somente no último ano no college, durante os primeiros anos ele passou na Carolina do Norte e foi lá onde ele se desenvolveu como quarterback.
Os Wolfpacks foi o lugar ideal para que ele se desenvolvesse e começasse a se tornar um grande quarterback! Como havia dito no capítulo anterior, haviam muitas dúvidas em relação a ter Wilson como quarterback, principalmente por causa de sua altura e mesmo mostrando ser extremamente eficiente lançando, duvidava-se muito da capacidade de um QB com apenas 5-11 (1,80 m) conseguir jogar no College Football. Porém, esse “empecilho” não foi suficiente para que Curt Cignetti, técnico dos QBs dos Wolfpacks, desistisse de Wilson. Cignetti ficou impressionado com sua habilidade e convenceu Chuck Amato, na época o head coach, a recrutar o QB baixinho.
Cignetti e Amaro trabalhavam juntos desde 2000 em NC State e tiveram um início meteórico levando o time de 2000 a 2003 a brigar entre os grandes da, na época, fortíssima Atlantic Coast Conference (ACC), chegando à 16º no ranking da NCAA. Nessa época, o time tinha como quarterback ninguém menos que Philip Rivers, um dos melhores QBs da NCAA daquela época sendo escolhido em 2004 na 4ª escolha overall pelo NY Giants (e que no mesmo dia foi trocado com o San Diego Chargers porque o Eli Manning, 1ª escolha overall, se recusou a jogar pelos Chargers).
Porém, com a saída de Rivers, o time começou uma queda enorme de desempenho, saindo de uma temporada 8-5 em 2003 para uma temporada 3-9 em 2006, culminando na demissão de Chuck Amato no meio da temporada de 2006. Curt Cignetti também saiu dos Wolfpacks e foi integrar a nova comissão de Nick Saban em Alabama deixando uma apreensão gigante sobre o futuro de Wilson em NC State.
O escolhido para substituir Amato foi Tom O’Brien, outro nome também da ACC, que vinha fazendo um ótimo trabalho em Boston College nos últimos anos e desenvolvendo muito bem Matt Ryan que viria a ser o primeiro QB selecionado no draft de 2008 pelos Falcons.
Tom ainda tinha dúvidas em relação a Wilson, mas Cignetti acabou o convencendo Tom a apostar no seu QB. Tom por fim aceitou e decidiu manter Wilson no elenco, mas no primeiro ano ele recebeu a Redshirt. Ou seja, no seu primeiro ano no college ele não jogou e ficou só aprendendo com o elenco dos Wolfpacks enquanto se desenvolvia e provava para Tom O’Brien que era a escolha certa para assumir o posto de quarterback titular do time.
Wilson foi entrar em campo somente em 2008 em um jogo pesado contra South Carolina. Naquele ano, South Carolina tinha uma grande defesa, e NC State tinha uma linha defensiva que lembra bastante a de Seattle nos tempos atuais. Wilson não conseguiu fazer muitas coisas nesse jogo. Wilson teve apenas 5 tentativas de passes no jogo e apenas um passe completo. Para azar de Wilson, ele ainda sofreu uma concussão na sua terceira campanha e acabou saindo ficando de fora do jogo. Daniel Evans entrou substituindo RW e não fez nada: 33% de passes completados e duas interceptações. O jogo foi um atropelo de South Carolina, vencendo a partida por 34 – 0.
https://twitter.com/blogcortes/status/1283229002526859266?s=20
https://twitter.com/blogcortes/status/1283229875671891968?s=20
https://twitter.com/blogcortes/status/1283233094946959361?s=20
https://twitter.com/blogcortes/status/1283224206142996480?s=20
A concussão de Wilson foi de grau 3 (a mais grave dentre as concussões) e obrigou a ele a ficar fora dos jogos seguintes contra William & Mary e Clemson nas semanas seguintes.
Wilson volta recuperado na semana 4 do college contra o time de East Carolina. Wilson ainda não tinha a titularidade absoluta, ele dividia alguns snaps com Harrison Beck, QB que estava no seu ano junior. Nesse jogo, Wilson faz uma campanha curta que não leva o time muito longe no campo. Na campanha seguinte Wilson tem alguns snaps e passa a vez para Harrison Beck que no seu primeiro snap é uma pick six. A partir desse momento não tem muita dúvida para Tim O’Brien que Wilson é o titular isolado da posição. No drive seguinte Wilson leva o time a entrada da endzone e consegue seu primeiro passe para TD ao melhor estilo Russell Wilson.
https://twitter.com/blogcortes/status/1283236123171590144?s=20
O restante do jogo é extremamente pegado do início ao fim com NC State chegando nos minutos finais do último quarto 7 pontos atrás do placar, precisando de um TD para levar o jogo para o Overtime. Porém, Wilson lidera o time no último drive e consegue o seu terceiro passe para TD no jogo e empata para NC State. No overtime, NC State consegue virar o jogo com uma corrida de Andre Brown, RB.
Segundo TD de Russell Wilson
https://twitter.com/blogcortes/status/1283239563083882497?s=20
Na semana seguinte, Wilson não joga contra South Florida devido uma lesão e NC State é esmagada pelos Bulls. Na semana 6, Russell Wilson já é definitivamente o QB1 dos Wolfpacks, sem nenhuma dúvida. Partida após partida, Wilson melhora cada vez mais e impressiona como QB. Seu ápice, foi no jogo contra North Carolina em que NC State vence por 41-10 em uma partida perfeita de Wilson.
NC State terminou a temporada com 6 vitórias e 7 derrotas e foi selecionado para disputar o PapaJohns.com Bowl contra Rutgers. Depois de liderar até a metade do jogo por 17-6, Wilson lesiona o joelho e fica fora da segunda metade. Os substitutos de Wilson lançam 3 interceptações e NC State perde o jogo por 29-23.
No fim da primeira temporada, Wilson termina com 17 TDs, 1.955 jardas passadas e 4 TDs correndo, 388 jardas corridas e apenas uma interceptação. Números que impressionam muito para um primeiro ano no College, ainda mais para um QB que foi tão subestimado por causa de sua altura. Ao fim da temporada, Wilson foi eleito para All-ACC first team honors, primeira vez na história que um QB freshman de NC State alcançou esse posto.
Em sua primeira temporada Wilson provou de uma vez por todas que era um grande QB e que todos que não acreditavam nele estava errado.
Primeiro jogo de Russell Wilson no College entre NC State e South Carolina
[…] A Saga Continua – A história de Russell Wilson (Parte 2) […]
[…] A Saga Continua – A história de Russell Wilson (Parte 2) […]
[…] A Saga Continua – A história de Russell Wilson (Parte 2) […]
[…] A Saga Continua: A história de Russell Wilson (Parte 2) […]
[…] A Saga Continua: A história de Russell Wilson (Parte 2) […]