Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa?

Provavelmente você já deve ter lido em análises ou escutado em vídeos, os nomes do título desse post. Jack, Mike, Will e Sam, são formas de referir aos LBs do time, dependendo da função que eles executam dentro de campo. Com o intuito de a esclarecer para vocês, vamos tentar ajudar.

Playbook 16: Entenda as posições do futebol americano

Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time?

Playbook 27 – Quais são os tipos de TE do futebol americano?

O que um Linebacker faz?

São os jogadores que ficam atrás da linha defensiva. São responsáveis por lerem as jogadas rapidamente, uma vez que um passo em falso pode causar um grande dano. Tem que combater o jogo corrido, sem deixar de lado a proteção ao passe, marcando em zona ou homem-a-homem. Também são os responsáveis por orientar a defesa e tentar ajustar o time durante as jogadas.

O que se precisa ter para ser um bom Linebacker?

Eles precisam ser atléticos, fortes e inteligentes. Precisam ter bastante atenção e ter característica de liderança em campo. São os responsáveis por passar as chamadas para o time, são em tese, o QB da defesa.

Tipos

Lembra lá na época do colégio, onde a gente via…. taxonomia? Aquela parada lá de ReFiCOFaGE? Ainda não lembra? Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Lembrou agora?

Ainda não?

Aí tem que ligar no Telecurso 2000 para uma revisão melhor (isso para quem lembra o que era, já entregando a idade).

Dependendo da formação, a quantidade também varia. Em um esquema 4-3, os quatro jogadores de linha defensiva ficam a frente de três linebackers: um weakside, um strongside, e um no meio conhecido como inside linebacker. Num esquema 3-4, os 3 jogadores de linha, ficam juntamente com 4 LBs, a diferença é que nesse esquema existem dois inside linebacker.

Mas bem, depois dessa revisão para o ENEM, voltemos ao futebol americano. Dentro do Gênero Homo Linebackerius, existem 4 espécies:

Quais tipos de Linebacker existem?

Todo time de futebol tem um Sam, Mike e Will como linebacker, mas isso não quer dizer que exista um requisito de nome para a posição. O linebacker do lado forte (lado em que o TE fica) costuma ser chamado Sam (Strong Side), enquanto o lado fraco é conhecido como Will (Weak Side) e o meio é Mike. O quarto linebacker é geralmente um híbrido de linebacker / edge rusher Leo ou Jack.

Sam: Tem que ser um bom tackler e ter capacidade de ir atrás do QB. Joga no lado em que o TE alinha;

Will: Tem que ser rápido e em tese o melhor na cobertura ao passe. Fica no lado em que o slot receiver joga;

Mike: Capitão da defesa, chama as jogadas, tem que saber fazer blitz, tacklear e cobrir passes;

Jack/Leo: Depende muito do time, alguns chamam até de Elephant, mas em Seattle, nós chamamos de LEO. Joga junto com a linha defensiva, mas as vezes é solicitado para que cubra passes;

Jack/Leo/Elephant

Não está no playbook de todos os times, mas como é fundamental em Seattle, vamos mostrar um texto em que descrevemos bem isso, segue o link abaixo.

Qual papel Irvin terá em 2020?

Darrell Taylor pode ser o novo LEO de Seattle?

Will (Weak-Side Linebacker)

O Will normalmente tem que ser bastante atlético, ágil e rápido, para conseguir cobrir passes. Em tese, ele fica do lado mais carregado para o passe. Mas não pode descuidar de forma nenhuma do trabalho de conter a corrida.

Alinhamento

Normalmente ele fica de 5-6 jardas atrás do Gap-B do lado fraco da formação. Sendo assim ele fica em boa posição para combater a corrida e descer para marcar. Quando tem um slot receiver do seu lado, normalmente ele alinha com ele, se não houver nickel.

Atribuição

Responsável por forçar para dentro as corridas outsides e alinha como protetor de um possível cutback se a corrida for para o seu lado. No jogo aéreo, tem que cobrir uma boa fatia de campo.

Playbook 09 – Tipos de bloqueio

Leitura

Na corrida ele vai ler a OL do seu lado, se ele ver indicativos de corrida vai para cima dos bloqueios para absorvê-los e abrir espaços para seus companheiros. Se a corrida for para o outro lado, ele não avança e fica na espera de qualquer corte brusco para estar em posição de conter.

Playbook 10 – Tipos de corrida

Em jogadas de passe ele vai fazer o que lhe foi atribuído, marcando homem a homem os recebedores internos ou indo para uma zona específica.

Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe

Sam (Strong-Side Linebacker)

Como o lado em que o TE está, normalmente é o lado que as corridas se destinam, o Sam linebacker é geralmente um jogador mais físico. Às vezes, as equipes desejam um jogador que possa parar a corrida e cobrir TEs em uma ilha nessa posição. Normalmente, quando uma defesa vai para a defesa 4-2-5 a famosa nickel formation, eles tiram o  Sam do campo e o substituem por um DB.

Playbook 05 – Quais tipos de nickel existem?

Muito do que um linebacker de Sam, Mike ou Will será solicitado a fazer em uma defesa é determinado pela filosofia e pelo esquema defensivo da equipe. Portanto, os “tipos” que os Seahawks procuram, podem não ser os mesmos que os Patriots procuram, por exemplo.

O Sam linebacker tem que ser um bom jogador de contenção. Ele tem que ser grande e forte o suficiente para jogar no limite do tight end. Ele tem que ser capaz de executar também a cobertura do passe.

Como jogar de Sam Linebacker?

O linebacker do lado forte, ou Sam Linebacker, precisa ser bom parando a corrida, lendo bem seu gap, mas também faça o drop em alguns tipos de cobertura, como cover2 e cover3. Às vezes, ele também jogará cobertura homem-a-homem nos TEs, ou o no recebedor #3 ou #2. Dependendo das tendências dos times que você joga, seu Sam linebacker pode ser mais um cara de cobertura de passes ou mais um tipo tradicional de “linebacker”. De qualquer maneira, versatilidade e velocidade são características críticas para um bom Sam Linebacker.

Playbook 13 – Cover 2, um conceito que vem sendo usado cada vez mais em Seattle, na era pós LOB

Playbook 11 – Como funciona a Cover 3, que fez a defesa de Seattle tão temida?

Playbook 18: Dicionário de termos do Futebol Americano

Red 2 (LA) – Defendendo na Redzone

Alinhamento

O linebacker Sam alinhará no lado forte da formação, a cerca de sete a oito jardas do TE, se a formação ofensiva tiver um. Se não houver um TE, o Sam linebacker basicamente dividirá o espaço entre o final da linha de defensiva e o slot (assim que Seattle normalmente usa o seu SAM). Isso permite que ele esteja próximo para interromper a corrida e em uma boa posição para ir na cobertura do passe, se necessário.

Atribuição

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1185568495767031808

As responsabilidades do Sam são preencher o gap designado (que será diferente se a jogada fluir para ele ou para longe dele) na corrida. Ele não pode perder nenhum passo em sua busca pelo RB. Ele também tem responsabilidades na cobertura de passes, que variam de cobrir o TE ou a parte de trás do backfield, até a zona de hook/ curl.

Leitura

Se corrida…

Se o Sam tiver uma leitura de corrida, ele defenderá um gap designado, sem desperdiçar passos, descendo o mais rápido possível. Se a jogada for se afastando dele, o Sam geralmente tem que defender o Gap “A” num possível cutback, fluindo de dentro para fora.

Se for passe…

Se for uma leitura de passe, o Sam cobrirá seu jogador designado ou entrará na sua cobertura da zona. Se for cobertura da zona, ele manterá a cabeça e os olhos no QB quando ele dropar para quebrar a linha de passe.

Sam linebackers causam um grande impacto no jogo. Assim como os SS, eles tem atribuições diferentes, dependendo de distância e descida, e do esquema do adversário.

Mike (Middle Linebacker)

O linebacker do meio, ou “mike” linebacker, é o ponto de ancoragem em qualquer boa defesa. Muito parecido com um quarterback no ataque, o linebacker do meio está, literalmente, no centro de todas as coisas que acontecem na defesa. É encarregado de parar a corrida, mas também está envolvido na cobertura e normalmente marca homem a homem RBs e TEs. Além disso, o mike linebacker está envolvido na maioria dos tackles na defesa, instigando o contato inicial ou ajudando algum companheiro.

O Mike Linebacker é geralmente grande, forte e combativo. Ele é quem chama as jogadas na maioria dos esquemas defensivos, chamando formações e pontos fortes e comunicando ajustes.

Alinhamento

O linebacker Mike geralmente alinha cerca de 4 a 5 jardas de distância do center adversário. Esse alinhamento permite que ele dê um passo rápido para a esquerda ou direita para preencher os gaps e parar a corrida.

Atribuição

O MIKE é definido primariamente como um destruidor de gapsrun stopper. Ele irá para cima de todos os jogadores que desempenharem a função de lead blocker para abrir espaço para seus companheiros. No caso de um passe, ele passará a sua responsabilidade apropriada, dependendo da cobertura solicitada. Por exemplo, em uma cover 3, o MLB dropará na marcação, lerá os olhos do QB e entrará na linha de passe. Há também momentos em que o Mike Linebacker é designado para cobrir o RB de ambos os lados.

Leitura

Com os olhos voltados para a corrida, o MIKE vê e pressiona os homens da linha. As costas dos OLs dão a ele sua direção e os DLs gritam se a jogada é uma corrida ou um passe. Se os homens da linha aparecerem, é mais provável que seja um passe, para que o Mike Linebacker volte para trás. Se o atacante vai para OL com força, ele lê a jogada como uma corrida e flui com a direção ao RB para preencher seu gap e fazer o tackle.

Características 

Um MIKE linebacker deve ser grande, forte e capaz de ser um tackler físico jogada após jogada. O MIKE protótipo da NFL tem 6’2  e pesa acima de 230lbs.

Nem sempre o Mike é o Mike

Existe uma diferença entre o MIKE (Middle Linebacker) e o MIKE de uma defesa. Você já deve ter ouvido um QB gritando: “o 54 é o MIKE!“, ele NÃO está falando de posição e sim da função. Sendo assim, dependendo da chamada defensiva, até mesmo um safety pode ser o MIKE.

Qual o objetivo de identificar o MIKE?

A função Mike é a referência de bloqueio para o ataque, tanto no jogo corrido quando no jogo aéreo. O bloqueio de determinada jogada muda automaticamente dependendo de quem for o Mike, logo, é fundamental encontrá-lo e avisar aos bloqueadores.

Em corrida…

Um jogador é responsável por bloquear especificamente o MIKE. Por exemplo, em inside zonescenter vai ao segundo nível bloquear o MIKE e a partir daí o papel dos outros jogadores é definido.

Em passe…

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1259860516270485515

Um dos gritos que o QB dá no backfield depois de orientar os jogadores de OL é avisar quem é o MIKE ou mudar, já que normalmente é definido como o MLB com essa função.

Esse texto tomou como base trabalhos apresentados nos sites https://www.liveabout.com/ e https://headcoachbrasil.com/.

Go Hawks!

3 Replies to “Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa?”

  1. […] Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa? […]

  2. […] Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa? […]

  3. […] Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa? […]

Deixe um comentário