Sempre que os times anunciam o roster, temos algumas surpresas (sejam elas boas ou ruins) com Seattle não foi diferente. Se muitos torcedores questionaram e não concordaram com os cortes do RB George Holani e do EDGE Jamie Sherif, que indiscutivelmente foram os melhores jogadores dos Seahawks em cada lado da bola, também houve foram pegos de surpresa com o nome de Jalen Sundell, center entre os nomes que ficaram.
Ele foi basicamente o center do último time a entrar em campo (que normalmente são jogadores com chance pequena de fazer o roster, estão mais para compor o grupo). Ainda assim, ele fez impacto o suficiente para os Seahawks darem a ele uma chance, pelo menos por hora.
Vamos conhecer mais sobre ele!
Quem é Jalen Sundell?
Jalen Sundell nasceu em uma família atlética. Seus pais jogaram basquete universitário, e sua irmã mais nova (Serena) é uma jogadora recordista no Kansas State. Como um right tackle sênior, Sundell levou Maryville High (onde também jogou basquete) ao campeonato estadual de 2017.
Sundell assinou com o North Dakota State mesmo também tendo recebido uma oferta de Central Michigan. Em NDSU ele usou a redshirt em 2018, foi o LT reserva em 2019. Em 2020 mudou-se para center (pela primeira vez na vida) na temporada que foi encurtada por conta da COVID-19. Lutando contra lesões em 2021 e 2022, ele perdeu 13 jogos enquanto se graduou em justiça criminal. Ele substituiu Cody Mauch (Tampa Bay Buccaneers) como left tackle em 2023 e teve sua melhor temporada conquistando First Team All-MVFC; First Team All-American; além de receber o convite para o East-West Shrine Bowl
Stats
Em 2019, como freshman, Sundell atuou em 8 jogos e jogou um total de 103 snaps pelo Bison. Ele permitiu apenas uma pressa de QB, nenhum QB hits e nenhum sack enquanto jogava como left tackle reserva.
Como aluno do segundo ano em 2020, ele jogou em 10 jogos e um total de 602 snaps. Ele cedeu 5 apressamentos, nenhum QB hi e nenhum sack enquanto jogava a maioria de seus snaps como center.
Em 2021, como júnior, Sundell atuou em 11 jogos e totalizou 547 snaps. Ele permitiu apenas um apressamento, um QB hit e um sack enquanto jogava como center.
Em 2022, como senior, Sundell atuou em 5 jogos e jogou um total de 269 snaps pelo Bison. Ele não permitiu nenhum apressamento, QB hit nem sack.
Em 2023, como fifith year senior, Sundell atuou em 15 jogos e jogou um total de 877 snaps pelos Bisons como LT. Ele permitiu 9 apressamentos, nenhum QB hit e apenas um sack enquanto jogava como left tackle.
Durante a preseason ele jogou 70 snaps (32 run and 38 pass) todos como center. Nesse recorte ele cometeu uma falta e cedeu uma única pressão (1 apressamento).
Perfil Atlético
Eis o RAS (basicamente um coeficiente que dá uma nota para a capacidade atlética) dos nossos 3 centers. Você pode perceber que existe muito mais similaridade em Connor Williams e Sundell, do que Olu Oluwatimi e Williams.
Esse perfil atlético é justamente o que Ryan Grubb e Scott Huff procuram nos seus OLs. A velocidade e explosão no jogo corrido tem sido muito mais valorizadas do que outras habilidades.
Run Game
Publicado por @alexandre.acastroVer no Threads
É claro que é empolgante ver o seu OL empurrando o defensor 20 jardas (Walter Jones, sinto sua falta). No entanto, existem outras formas de vencer no jogo corrido. Sundell chega muito rapidamente no próximo nível da defesa e toma um ângulo perfeito para o RB, mostrando inteligência espacial incrível.
Publicado por @alexandre.acastroVer no Threads
Com sua rapidez, Sundell é um excelente puller e pega ângulos adequados em movimento para ser um bloqueador no segundo e terceiro nível da defesa.
Publicado por @alexandre.acastroVer no Threads
Processing
Publicado por @alexandre.acastroVer no Threads
O processamento dele é incrível. Ele olha para o LB esperando por qualquer ameaça de blitz. Uma vez que a blitz não acontece, ele procura por onde ajudar. Ele percebe que o LG (Sataoa Laumea. #63) está sendo batido pelo braço de fora. Sundell rapidamente se ajusta e impede a pressão.
Publicado por @alexandre.acastroVer no Threads
Acontece um stunt tardio, com um EDGE bem aberto. Era uma excelente oportunidade dos Browns conseguirem a pressão, mas Sundell está pronto.
Pass Protection
Publicado por @alexandre.acastroVer no Threads
Esse é o principal problema do jogo de Sundell. Além do fato de levar em conta que ele está jogando contra os backups dos backups. Essa força vai ser encontrada com muito mais frequência na NFL. e ele sofre para combater esses movimentos.
Veredito
As franquias da NFL divergem muito no pensamento de montagem de roster. Alguns times gostam de ter backups com características muito semelhantes aos seus titulares, para manter o esquema. Outros times, preferem ter características complementares, a fim de diversificar o que podem fazer.
Sundell é claramente um reserva com as mesmas características de Connor Williams. Inclusive, convido vocês a lerem novamente o artigo sobre o impacto de Connor Williams e vejam a semelhança nas características de ambos no jogo corrido.
Olusegun Oluwatimi vai ter chance de ser o center titular?
Connor Williams foi o melhor movimento de free agency dos Seahawks em 2024
Isso também pode mostrar que o time não está confiante na saúde de Williams (Sundell já teve problemas com lesões) ou time pode ter realmente gostado de Sundell e isso pode fazer Olu Oluwatimi dispensável no futuro da temporada, quando Williams chegar próximo do seu 100% saudável.
Forever a 12s!
[…] Jalen Sundell – 6’5, […]
[…] Jalen Sundell, a surpresa entre os 53 […]
[…] Sem snaps. Jalen Sundell, a surpresa entre os 53 […]
[…] Seu único snap foi no TD de Walker, alinhando como FB. Jalen Sundell, a surpresa entre os 53 […]