Jared Ivey vai conseguir estar entre os 53 de 2025?

O Draft ainda continua mesmo quando as sete rodadas acabam. Os times começam o processo para contratar seus UDFAs. Os Seahawks tiveram muito sucesso nisso sob Pete Carroll e John Schneider, com Doug Baldwin, Jermaine Kearse, Poona Ford, George Fant, Thomas Rawls, Jake Bobo. Ano passado o time teve entre os UDFAs o destaque de Jalen Sundell que surpreendeu fazendo o roster e teve snaps no lugar de Olu Oluwatimi contra os Packers. George Holani foi um dos destaques do time na preseason e Dee Williams foi  (infelizmente) o retornador princiapl do time na primeira metade da temporada.

Esse ano os Seahawks conseguiram adições muito boas entre os UDFAs. Isso inclui um dos jogadores mais cobiçados entre os UDFAs, Jared Ivey, DL de Ole Miss. Dane Brugler e a NFL.com tinham ele como talento de 5º round, enquanto o Bleacher Report tinha nota de nada menos que TERCEIRO ROUND. O The Draft Network o avaliou como talento de dia 2 também.

Conhecendo a classe de UDFAs de Seattle 2025

Será que ele consegue uma vaga no elenco final?

Quem é Jared Ivey?

Jared Ivey, natural de Atlanta jogava beisebol quando criança e começou a se destacar no basquete, onde ele achava que seria seu futuro. Chegando ao High School ele pesava 175lbs e aumentou para 205lbs como Senior (apenas para informação, seu peso atual é de 275 libras). Ele recebeu ofertas de Coastal Carolina e Middle Tennessee State para jogar basquete, mas depois de pensar a respeito decidiu recusar.

Pouco depois ele recebeu sua primeira oferta de futebol americano com Arizona State. Houve muita interesse nele recebendo ofertas de Iowa State, Wake Forest, Vanderbilt, Indiana, Iowa, Nebraska, Duke, Miami, North Carolina, Pittsburgh, Virginia, Virginia Tech, Georgia Tech, Stanford e Colorado. Ele decidiu ir para GT e foi o segundo melhor ranqueado da classe atrás apenas de Jahmyr Gibbs.

Depois de dois anos com os Yellow Jackets ele decidiu entrar no Portal de Transferência. Os principais interessados foram Miami, Oregon e Ole Miss. Ele decidiu pelo time de Oxford onde ganhou as honras de First-Team All-SEC in 2023 (College Football Network), Third-Team All-SEC in 2024 (Coaches) e liderou o time em TFLs em 2023.

Números ruins no Combine

Como já falamos existem alguns motivos para jogadores que são altamente ranqueados acabarem chegando ao dia 3 e aos UDFAs. Lesões, questões extracampo são os motivos mais comuns. Ivey não possui nenhum desses problemas no seu histórico, apenas perdeu um jogo em 2024 por conta de uma lesão no pé.

Em relação a questões fora de campo, ele é um destaque positivo. Seus treinadores o adoravam e chamavam atenção para sua inteligência em campo. Seus companheiros destacavam seu carisma e sua presença no vestiário.

A única coisa que podemos pensar é que seus números ruins no Combine fizeram com que ele caísse tanto. Uma nota 2 de RAS realmente é muito ruim. E sim, ele tem seus problemas de get-off e não tem um bom bend, mas claramente esses números não representam o tape de Ivey.

Versatilidade e Pass Rush

Na NFL atual, com os quarterbacks lançando a bola rapidamente para neutralizar a pressão sobre o passe, os jogadores de linha defensiva precisam ser capazes de colocar as mãos nas linhas de passe. Isso exigiu consciência, visão e timing. Ivey mostrou que é capaz de rebater passes. Ele teve cinco passes defendidos no total na faculdade, mas três deles foram em 2024.

Jared Ivey tem grande força nas mãos e usa essa separação no ponto de ataque para fazer transições suaves entre chops, swipes, swims,  e as variações de swipe-rip, club swin, push and pull. Graças a isso, ele é capaz de vencer como pass rusher em praticamente qualquer alinhamento, o que lhe permite ser utilizado em confrontos favoráveis.

Ele também gosta de adicionar esse pulo aos seus moves quando ataca o outside.

Ele tem uma boa versatilidade de movimentos, mas esse é seu preferido. Ele tem um bom timing para um swim move e adiciona o club para criar a separação.


72% dos snaps foram como EDGE em 2024 (bem mais do que em 2023) e Ivey tem muita experiência atacando B gaps, head-up over tackles e outside.

Percebam que consegue criar espaço com a força das mãos, mas falta flexibilidade para contornar o OL.

Esses são dois pontos que me incomodam no jogo dele. Ele demora um pouco para reagir a saída do snap e usa com frequência esse passo lateral. Alguns treinadores chamam de read-step, mas ele usa com muito mais frequência e isso faz com que ele perca (mais) tempo em situações de passe.

Ele é por vezes agressivo em atacar o B-Gap e improvisar stunts de forma descordenada. Isso faz com que ele deixe o edge livre para os QBs escaparem e ganhar tempo.

Além do pad level alto que é muito inconstante no seu jogo, em alguns snaps ele parece “descansar” e isso destoa da seu esforço atual snap pós snap.

Run Defense

Seu pad level oscila bastante. Ele joga muito alto e permite que o OL faça contato primeiro.

Ele tem problemas para manter a posição contra double-team. Sua ancoragem no jogo terrestre pode ser inconsistente. Às vezes, ele é expulso da base com um nível de pad alto e é levado para fora da linha de scrimmage com facilidade.

Quando se trata dos fundamentos da defesa de corrida. Seu atletismo lhe permite fechar rapidamente para um tackle na linha de scrimmage ou próximo a ela.

Ele sela totalmente seu gap com bom leverage e impedindo o avanço do OL. Isso força o RB a mudar o caminho e permite que os outros defensores cheguem na jogada também.


Ele tem experiência para ler bloqueios em desenvolvimento e se proteger contra a corrida. Seus 125 tackles combinados em Ole Miss não foram pouca coisa, e sua contagem de sacks aumentou constantemente a cada ano.

Veredito

Apesar das limitações atléticas, Ivey é muito inteligente e versátil, algo que é muito útil no esquema de Mike Macdonald. Ele tem um potencial incrível como pass rusher, jogando de pé e com a mão no chão e é um bom run defender (que ainda pode melhorar).

Quando falamos sobre a escolha de Rylie Mills e sua versatilidade, lembramos de nomes como Mike Morris e Roy Robertson-Harris. Mills e Ivey são excelentes opções para substituir esses dois nomes.

Forever a 12s!

Deixe um comentário