Quanta surpresa tenho ao escrever sobre Penny, como jogador da semana.
Depois dessa vitória lá na Philadelphia, quem foi o destaque do jogo de hoje?
— Blog do Seahawks Brasil (@blogseahawksbr) November 24, 2019
Bom, você deve estar louco para falar: “Olha aí, fala agora de Penny agora?!”. Mas calma, jovem padawan. Sempre achei que Penny tivesse potencial, o grande problema foi onde ele foi escolhido. Nos meus mocks eu colocava ele para Seattle na terceira rodada. Em San Diego, ele liderou o país com 2.248 jardas e marcou 23 touchdowns para terminar em quinto na votação do Heisman Trophy.
Somando essa expectativa de primeiro round com a má utilização do RB, temos Penny entrando no jogo de domingo com apenas 167 jardas em somente 36 carregadas e UM touchdown nesta temporada. Lembrando que ele teve apenas 419 jardas e 2 touchdowns em sua temporada de calouro. No jogo mais recente de Seattle, contra os 49ers, Penny teve apenas duas tentativas – e uma resultou em um fumble.
O que esperar de Rashaad Penny, depois de uma temporada bem longe do nível de primeiro round?
O início preocupante de Rashaad Penny
No jogo de domingo as coisas mudaram para o RB, correndo para 129 jardas e 1 TD, na vitória contra os Eagles. Após o jogo, Penny disse aos repórteres que ele contratou recentemente um nutricionista e cortou o McDonald’s de sua dieta, tornando-o mais leve e rápido. No ano passado, ele jogou 238 libras, o que levou à lentidão. “Isso não é um bom peso“, ele admitiu. Agora ele tem 230 lbs, com o objetivo de descer para 225 antes do final do ano.
“Se eu puder provar isso fazendo isso na temporada, isso significa que na offseason eu também posso fazer isso”, disse ele. “Não levei muito a sério a offseason na minha temporada de calouro, como estou fazendo agora.”
“Parei de comer o McDonald’s. Isso foi difícil para mim. Mas tenho que levar a sério, ser mais profissional. Ter um ótimo peso corporal e estar em forma são fundamentais para um RB. Estou aprendendo isso com Chris [Carson], tentando estar no lugar dele. Senti uma explosão extra.”
Chris Carson já merece ser colocado no banco?
O que aconteceu é algo bom para o futuro de Penny e, por consequência, o dos Seahawks. Sempre levanto o problema de Carson ter jogos correndo com a bola em 80% dos snaps. Essa carga demasiada, pode estar castigando ele fisicamente e atrapalhando seu nível. Não estou propondo uma divisão por igual, mas a utilização mais balanceada, como no ano passado com Davis e o próprio Penny. Penny se mostrou uma alternativa viável num dia em que Carson teve apenas 26 jardas em oito carregadas.
Proteção ao passe x Penny
Um dos problemas listados pelo próprio Pete Carroll, é a proteção ao passe de Penny. No entanto o jogador não parece ter evoluído nesse quesito.
Rashaad Penny é voluntarioso na proteção ao passe, mas falta técnica pic.twitter.com/Ewa4floNvy
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Ele consegue identificar a blitz, aparentemente tem disposição para ir no bloqueio, mas falta o aprimoramento da técnica. Penny não mantém uma base boa e ataca o adversário perdendo o equilíbrio. E não é um RB pequeno, tem tamanho e peso para fazer um trabalho melhor. Inclusive para estar em campo em situações de passe. Ele com o campo aberto a sua frente é um perigo.
Penny perdido na proteção desde o começo da jogada, deixando nosso QB exposto. pic.twitter.com/NMgzSE2gpu
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Essa jogada já começou errada. Penny não sabia o lado que iria alinhar e trocou umas duas vezes antes do vídeo começar. Quando a jogada começa ele “vende” o bloqueio e sai numa rota. Em tese, se a jogada fosse realmente essa Wilson teria olhado para ele, mas o QB está totalmente para o outro lado. Faltou também ao menos dar uma pancada no blitzer para desacelerá-lo.
Inside Zone
Penny tentando a inside zone pic.twitter.com/Loz2ZxCqY2
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Uma coisa que diminuiu e muito os stats de Penny, foi o time ter forçado bastante ele em inside zones. Não é que ele seja exclusivo de outside, mas, primeiramente, essa é sua maior força. “Segundamente”, o time dos Eagles estava lotando o box principalmente por dentro, então não havia sentido em insistir nesse tipo de jogada.
Rashaad Penny inside zone (2) pic.twitter.com/odPfHkGGML
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Essa e a jogada anterior, foram das poucas que ele logrou êxito nesse tipo de jogada.
Rashaad Penny baixando a cabeça e ganhando jardas pic.twitter.com/3qlDPOtU4P
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Aqui talvez tenha sido sua melhor execução. As pernas do RB não podem parar, com o intuito de conseguir conquistar algumas jardas após o contato.
Corridas laterais
Penny no que ele faz de melhor, corridas laterais! pic.twitter.com/t1BmcltUNC
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Agora sim! Fugindo do box lotado, uma jogada extremamente bem desenhada. Iupati faz o pull, simulando que a corrida seria para o lado direito da linha e o time executa um toss para o lado esquerdo. Detalhe para Brown sendo Brown. Penny com espaço a sua frente explode.
Rashaad Penny tentando a outside zone pic.twitter.com/xZUrCjPgiq
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Ifedi não faz um bom trabalho nesse bloqueio e Penny faz uma boa leitura cortando para dentro.
Mudança de direção
Rashaad Penny com boa mudança de direção pic.twitter.com/2thrF074me
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Talvez a melhor qualidade de Penny. Percebam no embate contra o DB próximo ao fim da jogada. O RB tem total desvantagem, mas consegue ultrapassar o jogador cortando para lateral e ainda mantendo a alta velocidade.
Rashaad Penny com boa mudança de direção. pic.twitter.com/tOSocGQNpH
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 26, 2019
Mais um bom corte de Penny, sem perder velocidade. Detalhe para uma coisa: Ele não foge do contato. Várias corridas dele, poderia preferir sair para lateral, mas ele tem a tendência de se manter em campo e conseguir algumas jardinhas a mais.
Touchdown de Penny
Rashaad Penny is making house calls 🏠📞 @pennyhendrixx
(via @NFL)pic.twitter.com/6X0GHgI1zn
— The Checkdown (@thecheckdown) November 24, 2019
Graças aos grandes bloqueios de Iupati (talvez a única boa jogada dele na partida), Ifedi e Hollister, um caminho se abriu e se você deixar Penny engatar a quinta marcha, vai ser difícil de pará-lo. “Ah, mas não é um problema ele correr pelo meio?”. Sim, mas percebam que ele não saiu quebrando tackles, ele teve uma avenida criada pela OL. Uma questão a se pontuar é a visão de Penny. Por volta dos dez jardas, Ronald Darby, teve uma chance clara de parar o RB, mas Penny o jogou de lado e caminhou para endzone. Legal, bacana, ter um stiff arm e tal, mas percebam a cara de surpresa de Penny ao ver o jogador chegando. Faltou visão e noção de campo, se Darby tivesse sido efetivo no tackle ele teria perdido o TD.
“Acho que ele me deu um impulso na end zone“, Penny falou.
Go Hawks!
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Penny teve o jogo da vida contra os Eagles (129 jardas, 1 TD) , mas antes disso, ou não aproveitava as chances ou era mal utilizado. […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Jogador da semana: Rashaad Penny […]
[…] Rashaad Penny, RB […]