Ao longo de suas 11 temporadas anteriores como assistente na NFL, o recém-contratado coordenador ofensivo do Seattle Seahawks, Klint Kubiak, ganhou reputação por seu trabalho habilidoso treinando quarterbacks ao longo dos anos em várias funções, incluindo o titular de longa data do Minnesota Vikings, Kirk Cousins, e o destaque do San Francisco 49ers, Brock Purdy.
Embora ele tenha reiterado sua empolgação sobre a chance de ensinar outros jogadores talentosos no ataque de Seattle enquanto estava sentado ao lado do técnico Mike Macdonald em sua coletiva de imprensa introdutória na terça-feira, a paixão de Kubiak por instruir quarterbacks pode ser sentida por meio de seu endosso ao veterano Geno Smith, que ele citou como um dos principais motivos para desejar a oportunidade de ser OC em Seattle.
“Geno é um jogador muito agressivo e resiliente, teve muita produção.”, disse Kubiak. “Ele superou muita coisa em sua carreira. Tenho muito respeito por Geno, foi um grande atrativo vir aqui e poder treiná-lo ao lado do [técnico de quarterback] Andrew Janocko, então temos grandes expectativas para ele. Vamos pressionar Geno e tirar o melhor dele e faremos isso pressionando seus companheiros de equipe também. Não é só o show dele. É uma coisa de equipe e ele tem que ser o chefe disso.”
Considerando o imenso sucesso de Kubiak junto com Cousins em Minnesota de 2019 a 2021, sua empolgação em treinar um veterano igualmente habilidoso como Smith não deveria ser um choque, e esse histórico obviamente se destacou como um grande ponto positivo para Macdonald no processo de entrevista enquanto ele buscava um substituto para Ryan Grubb. Embora Kubiak tenha se referido ao seu novo quarterback em Seattle de um jogador único, há paralelos óbvios em termos de como os dois jogadores atacam as defesas e onde estão seus pontos fortes como passadores dentro do pocket.
O técnico do Seahawks, Mike Macdonald, apresenta o coordenador ofensivo Klint Kubiak e explica por que o escolheu para assumir como o novo chamador de jogadas da franquia.
Durante as três temporadas de Kubiak com os Vikings – duas como técnico de quarterbacks e uma como coordenador ofensivo – Cousins lançou 94 touchdowns e anualmente ficou entre os líderes da liga em várias categorias. Ele terminou todas as três campanhas entre os 10 primeiros em passes para touchdown, classificação do passador, jardas por tentativa de passe, enquanto ficou duas vezes entre os 10 primeiros em porcentagem de conclusão, jardas de passe e taxa de interceptação.
Como coordenador de jogo de passe com os 49ers em 2023, Purdy elevou seu jogo a novos patamares após uma temporada de estreia inesperadamente ótima, classificando-se entre os cinco primeiros em jardas de passe, passes para touchdown e taxa de conclusão, enquanto superava todos os quarterbacks com 9,6 jardas por tentativa e uma classificação de passador de 113,0.
Em comparação, ao longo de três temporadas como titular dos Seahawks, Smith tem sido consistentemente um dos quarterbacks mais precisos da NFL, terminando em primeiro em taxa de conclusão em 2022 e em quinto na temporada passada. Assim como Cousins e Purdy fizeram ao se juntar a Kubiak, ele também tem sido um passador em profundidade incrivelmente eficiente, liderando todos os QBs com 79 Big Time Throws em passes viajando mais de 20 jardas desde o início da temporada de 2022, de acordo com o Pro Football Focus.
Na temporada passada, embora Smith tenha lutado com turnovers e tenha feito quatro interceptações na red zone, o maior número da liga, atrás de uma linha ofensiva porosa, o duas vezes Pro Bowler ainda ficou em quarto lugar em jardas de passe, quinto em taxa de conclusão e sexto em Big Time Throws, marcando muitas das caixas que Kubiak esperava de seus quarterbacks no passado.
Mas enquanto seu talento de braço e ferramentas físicas se acumulam contra a maioria dos quarterbacks titulares na NFL, tendo testemunhado a jornada que ele fez para ressurgir como titular após várias temporadas como reserva, Kubiak valoriza a resistência e o gene de embreagem de Smith acima de tudo. Entre os melhores do esporte com o jogo em jogo no quarto período, ele empatou com o astro do Chiefs Patrick Mahomes com nove drives vencedores nas últimas duas temporadas, e liderou mais reviravoltas no quarto período (oito) do que qualquer chamador de sinal na liga durante esse período.
“Acho que Geno é resiliente”, disse Kubiak. “Ele é o cara que pega a bola no quarto período e vai e vence jogos de futebol, então isso me anima. Isso me anima. Eu assisti a carreira dele – o estudei mais agora do que nunca – mas pense em um cara que passou por muita adversidade, que foi tirado do pedestal e teve que se esforçar para voltar a ser titular, depois voltou nos últimos dois anos e venceu mais jogos no quarto período do que qualquer um na NFL. Esse é um cara que eu quero treinar.”
Olhando para as OTAs e, eventualmente, para a temporada de 2025, Macdonald acredita que Kubiak dará a Smith mais “clareza” no ataque em relação às progressões no jogo de passes. No entanto, não caberá apenas ao quarterback consertar os problemas que afligiram os Seahawks no ataque no ano passado.
Além de Smith tirar a bola de sua mão em um maneira oportuna e tomando decisões mais inteligentes, particularmente na red zone, Macdonald espera que Kubiak e os novos assistentes John Benton e Andrew Janocko promovam a responsabilização no lado ofensivo do futebol. Os recebedores precisarão executar rotas precisas, os running backs precisarão fazer as leituras corretas dos bloqueios e alinhamento defensivo no jogo de corrida, os fullbacks e tight ends precisarão fazer seu trabalho como bloqueadores e opções de recepção de passes, e a linha ofensiva precisará ser “inteligente, resistente e confiável” para criar oportunidades para que esses jogadores habilidosos tenham sucesso.
Se todas essas coisas se juntarem como Macdonald prevê, com base em seu histórico excelente com vários quarterbacks de Cousins a Purdy e, mais recentemente, Derek Carr em Nova Orleans, os Seahawks não têm falta de confiança em Kubiak ser capaz de guiar Smith de volta aos seus números de destaque em 2022, se não superá-los. Com o objetivo de voltar ao topo da NFC West e causar estragos na pós-temporada depois de perder por pouco os playoffs no ano passado, tal desenvolvimento da dupla quarterback/treinador faria maravilhas, acelerando o caminho da franquia de volta à disputa.
Tradução livre de:
https://www.emeraldcityspectrum.com/home/klint-kubiak-geno-smith-huge-draw-seahawks-offensive-coordinator-gig