Mais uma primeira rodada no grupo de safeties de Seattle: Johnathan Abram

O grupo de safeties de Seattle sempre está em voga na mídia. Seja pelo preço da renovação dos titulares, que torna a dupla a mais cara da liga, seja pelo investimento feito para tê-los. Jamal Adams conta para si, três primeiras rodadas (foi escolhido na primeira e foram gastas duas nele na troca) e Seattle agora coloca mais uma primeira rodada no seu grupo, o safety Johnathan Abram.

Pela segunda vez em menos de um mês, Jonathan Abram tem uma nova casa depois de ser reivindicado pelos Seahawks nos waivers após o corte dos Packers.

Quem é Johnathan Abram?

https://twitter.com/i/status/1598064949250883585

Abram se destacou na SEC como um box safety hard hitter, gerando 5,0 sacks e 14 tackles para perda de jardas em suas duas temporadas com os Bulldogs. Enquanto o técnico Pete Carroll disse a repórteres na segunda-feira que o esquema dos Seahawks é “exigente para a posição”, seus pontos fortes devem se encaixar muito bem na forte posição de safetye, se ele aprender rapidamente, as lesões do setor abriram a porta para ele ver o tempo de jogo na defesa.

O ex-jogador de Mississippi State, Abram entrou na liga como a 27ª escolha geral para os Raiders no Draft de 2019 da NFL. O safety de 6’0 metro e 205 pounds jogou apenas uma partida como novato antes de sofrer uma lesão que acabou com sua temporada. Ele voltou saudável e produzindo 86 tackles e duas interceptações em 2020. Na temporada passada, ele estabeleceu um recorde na carreira com 116 tackles, adicionando uma INT e quatro desvios de passes em 14 partidas para ajudar seu time a chegar aos playoffs.

Entrando no último ano de seu contrato de calouro depois que Las Vegas optou por não pegar sua opção de quinto ano, Abram perdeu seu espaço de titular após seis jogos e já havia começado a ver seus snaps diminuir no início da temporada. Após uma derrota por 27-20 para os Jaguars, os Raiders o cortaram sem cerimônia e os Packers prontamente o reivindicaram.

Aparecendo em dois jogos pelo Packers, ele jogou principalmente em times especiais e jogou apenas um snap defensivo antes da franquia decidir cortá-lo.

Como se encaixa no esquema?

https://twitter.com/PackerScribe/status/1590504257685696512

Durante quatro temporadas da NFL, Abram nunca se tornou o jogador que os Raiders esperavam que ele se tornasse depois de uma carreira universitária condecorada. Em particular, ele sofreu muito na cobertura, permitindo que os QBs adversários completassem 76% de seus passes contra ele para 1.073 jardas e 11 touchdowns em comparação com apenas três interceptações. Os tackles perdidos também foram um grande problema, já que o Pro Football Focus o classificou com 42 deles por uma taxa de tackles perdidos de 15,3 por cento na carreira.

https://twitter.com/Sanjit__T/status/1559417083082944514

Como falamos acima, ele não deve ser usado como deep safety, a não que a franquia queira repetir os mesmos erros. Onde acho que ele pode ganhar, é que uma vez que Hurtt tem chamado pacote dime, com Jones de deep safety e Neal de Linebacker, Seattle poderia deixar Neal de DS e deixar Abram como falso linebacker nesses pacotes situacionais. É isso que um bom coordenador tem que fazer, colocar os seus jgoadores nas melhores condições.

https://twitter.com/ZachHicks2/status/1557548159349424128

Ele também tem familiaridade com alguns conceitos de Seattle. Na match coverage defense ele já fez papel semelhante ao da Soft-Sky da defesa de Seattle.

Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3

Um ciclo se fecha?

Para quem não acompanhava na época, circulou-se que Seattle tinha os seguintes jogadores para sua primeira escolha daquele ano:

  • Os edges Brian Burns, Rashan Gary;
  • O safety Johnathan Abram;
  • O TE Noah Fant.

Todos foram selecionados antes da nossa escolha. E o que isso desencadeou, foi o desastre que todos lembramos. Collier foi escolhido na 29 e o fraquíssimo Marquise Blair num reach ainda maior na segunda rodada. Hoje, Seattle tem dois dos jogadores que queria. Seria um sonho ter Burns no futuro.

Apenas curiosidade.

Raio-X: O Draft de 2019 começa a cobrar seu preço: O que acontece com Blair e Barton?

Veredito

Ryan Neal, que se apresentou no Pro Bowl desde que substituiu Josh Jones no banco no início desta temporada no antigo lugar de Jamal Adams, sofreu lesões no cotovelo e no ombro na derrota de domingo para Las Vegas. Embora Carroll ache que tem uma chance decente de jogar contra o Los Angeles Rams na semana 13, ele perderá o tempo de prática esta semana e, devido às lutas contínuas de Jones e profundidade limitada atrás dele, Abram pode ser acelerado como um experiente apólice de seguro para Seattle, se necessário.

Na pior das hipóteses, como fez com os Packers, Abram traz experiência em times especiais e pode ajudar imediatamente os Seahawks na terceira fase do jogo, estando disponível para contribuir com a defesa quando necessário.

4 Replies to “Mais uma primeira rodada no grupo de safeties de Seattle: Johnathan Abram”

  1. […] – Johnathan Abram – 6’0, […]

  2. […] Mais uma primeira rodada no grupo de safeties de Seattle: Johnathan Abram […]

  3. […] Mais uma primeira rodada no grupo de safeties de Seattle: Johnathan Abram […]

  4. […] Mais uma primeira rodada no grupo de safeties de Seattle: Johnathan Abram […]

Deixe um comentário