A linha defensiva de Seattle está passando por um claro rebuild. Muitos cortes e poucos veteranos por dentro, e muitas lesões e inconstância como EDGE. Isso dá brecha para os novatos sonharem com alguma vaga dentro dos 53. Depois de falarmos de Robert Cooper – NT, Jonah Tavai – DE, hoje falaremos de MJ Anderson que deve ser um EDGE em Seattle.
Devon Witherspoon vai corresponder o investimento de top-5?
Jaxon Smith-Njigba será o WR que tanto pedimos?
Derick Hall valerá a aposta tão alta?
Zach Charbonnet formará a melhor dupla de RB da história dos Seahawks
Anthony Bradford conseguirá ser titular no ano 1?
Cameron Young será a reposta para o jogo corrido?
O projeto Mike Morris como DT irá dar certo?
Olusegun Oluwatimi será o center do futuro?
Jerrick Reed foi a escolha pessoal de John Schneider. Vale a pena?
Kenny McIntosh será o grande steal da classe de Seattle?
Robert Cooper vai conseguir destaque como UDFA?
Jonah Tavai consegue uma vaga na NFL mesmo com seu tamanho?
Jake Bobo pode conseguir algum espaço nesse grupo de WR?
Vamos lá!
Quem é MJ Anderson?
MJ Anderson, da Christian Brothers College High School, foi classificado como recruta de 3 estrelas pela ESPN e recebeu uma nota de 3 estrelas pela 247 Sports. Após o colegial, Anderson se juntou a Minnesota.
MJ Anderson, DL, #3
Bom primeiro passo e leva quase 3 bloqueadores. pic.twitter.com/c0AYgNpbG3
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Ele é um DL com vibes old-school, desde sua estrutura corpulenta até sua postura de quatro pontos. Anderson simplesmente não jogou futebol o suficiente para ser tecnicamente proficiente ou ter o QI futebolístico necessário no próximo nível, mas isso não significa que ele não possa desenvolver ambos com o tempo. Ele é naturalmente forte e faz um bom trabalho ao usar a força para atacar e contornar os bloqueios, tanto no jogo de corrida quanto como um rusher reduzido ao passar para baixo. Ele carece de alcance como um DE de 4-3, então as equipes podem precisar decidir onde e como jogá-lo, mas ele tem a vantagem de se tornar um jogador sólido de rotação.
Stats
MJ Anderson, DL, #3
Swin move e bom primeiro passo. pic.twitter.com/PYn8gw9CKx
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Em 2019, como freshman, Anderson esteve em ação em apenas um jogo e jogou um total de 3 snaps para os Golden Gophers. Ele não registrou nenhum tackle, nenhuma assistência, ao mesmo tempo em que não acrescentou paradas.
No segundo ano do Golden Gophers em 2020, Anderson disputou 5 jogos e participou de 65 snaps para o Golden Gophers. Ele registrou apenas um tackle, uma assistência, acrescentando 2 paradas. Como um pass rusher, ele marcou 5 pressões totais e 3 corridas QB, uma rebatida QB e um sack durante o ano.
Em 2021, como júnior, Anderson disputou 10 jogos e contribuiu em 176 snaps. Ele registrou apenas 6 tackles, 3 assistências ao fazer 6 paradas. Como pass rusher, ele produziu 10 pressões totais, que incluíram 7 corridas QB, 2 rebatidas QB e um sack no ano.
Após o final da temporada, Anderson foi transferido para o Iowa State, onde como sênior dos Cyclones em 2022, Anderson jogou 12 partidas e participou de 364 snaps pelos Cyclones. Ele também somou 24 tackles, 5 assistências e 23 paradas. Como pass rusher, ele registrou 19 pressões totais, que incluíram 12 apressamentos, 3 hits ao QB e 4 sacks na temporada.
Capacidade Atlética
MJ Anderson is a DE prospect in the 2023 draft class. He scored a 3.41 #RAS out of a possible 10.00. This ranked 1077 out of 1634 DE from 1987 to 2023. pic.twitter.com/KMQXhkoZWL
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 9, 2023
Ele testou muito mal. Eu esperava ele mais pesado e mais veloz. Ademais, via um pouco mais de explosão no seu jogo. Com certeza esses testes ruins derrubaram Anderson como prospecto.
MJ Anderson, DL, #3
Primeiro passo incrível, não como testou tão mal. pic.twitter.com/pkt4YTv0Ln
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
A questão do Bônus
O maior bônus de assinatura que pude encontrar na classe de agente livre não draftado de 2022 foi de $ 13.000 para o safety Joey Blount.
Joey Blount fez a lista final de 53 jogadores no ano passado. Na verdade, ele foi o único novato agente livre não draftado a chegar à lista final de 53 jogadores em 2022. Joshua Onujiogu também fez o roster mais logo depois foi cortado.
Os Seahawks deram ao DE M.J. Anderson, um bônus de assinatura de $ 15.000, que é mais do que eles pagaram a Blount em 2022. E com Seattle sem jogadores de seu porte – 6’2, 269 libras, colocando-o em algum lugar nas proximidades de Darrell Taylor, Bruce Irvin e Boye Mafe, mas com menos atletismo – Anderson tem a oportunidade de competir como profundidade atrás de um grupo que tem lutado para ser saudável ou consistente.
Seattle não teve Tyreke Smith ou Alton Robinson durante toda a última temporada. Eles não assinaram novamente com Bruce Irvin até agora (graças ao bom Deus), meio que colocaram Taylor no banco por um tempo na última temporada. Tentaram ir para Mafe, mas tiveram que voltar para Taylor. Não escolheram um edge rusher no primeiro round, então selecionaram Derick Hall e Mike Morris, um dos quais é menor e outro muito maior que Anderson.
O bônus alto não é uma regra
No ano retrasado, Connor Weddington, WR de Stanford recebeu o maior bônus da classe. Ele não fez o elenco, mas foi para o time de treinos.
Encaixe no esquema
MJ Anderson, DL, #3
Bom contato inicial e saindo para fazer o tackle. pic.twitter.com/2XrvQrrXij
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Ele é muito agressivo e explosivo saindo do snap.
MJ Anderson, DL, #3
2-gap defender e bom rip move para se desvencilhar. pic.twitter.com/Ucm1jqTvMS
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Assistindo o seu tape não consigo conceber que ele tem o peso que mostrou no Pro Day. O jeito, agressividade e como ele defende a corrida…seria um candidato ideal para ganhar peso e lutar por uma das vagas de iDL.
MJ Anderson, DL, #3
Boa mobilidade para o tackle. pic.twitter.com/fw1L45I5MP
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Ele jogava no esquema 3-3-5 com a mão no chão em muitos snaps. Isso atrapalhou demais a vida do seu parceiro, Will McDonald, escolha de primeira rodada. Mas Anderson se saiu bem com sua força e explosão nesse esquema.
Draft Report 2023: Will McDonald IV, EDGE, Iowa State
MJ Anderson, DL, #3
Ele ainda é cru e não antecipa alguns bloqueios. pic.twitter.com/vI1y79UKH3
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Seu maior problema, além de ter que achar uma posição no nosso esquema, será seu tempo de experiência. Ele tem pouco mais de 600 snaps na carreira e por isso é bastante cru. Se ele tinha dificuldade de antecipar esquemas do college, que dirá na NFL.
Veredito
MJ Anderson, DL, #3
Passa por 3 bloqueadores para o tackle. pic.twitter.com/CzJPBht7uF
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) May 11, 2023
Anderson tem chance de se tornar um pass rusher e edge setter da NFL, mas é inexperiente, cru e não foi draftado porque as equipes certamente não estão apostando que ele chegará lá. No entanto, os Seahawks deram a ele $ 15.000 adiantados porque eles querem ser os únicos a tentar e talvez também pensem que podem colocá-lo na unidade de times especiais conforme ele se desenvolve; a equipe se separou de Tanner Muse e Cody Barton, dois jogadores defensivos corpulentos que ficaram em segundo e terceiro lugar nos Seahawks em snaps de times especiais em 2022.
Forever a 12s