O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson

Um dos movimentos que mais me surpreendeu, aconteceu na tarde da última sexta-feira. Seattle renovou com seu RB1 Chris Carson, depois de estar envolvido em conversas por Leonard Founette. O RB testou o mercado e acabou fechando por um valor abaixo da franchise tag, que também foi sugerida para ele.

2021 OFFSEASON TRACKER

Ahkello Witherspoon, o Duas Caras!

Gerald Everett vai salvar o grupo de TEs?

Um OL para Wilson, Gabe Jackson chega via troca!

Ethan Pocic fez por merecer uma renovação?

Kerry Hyder, o Mayowa 2.0 assina com Seattle!

Vamos lá!

Contrato

O contrato fechado, ficou com 3 anos e 24.6M. No entanto, o terceiro ano de contrato, carregará 10M de cap, e será voided. Ou seja, Seattle tem a opção de encerrar o contrato sem nenhum custo. Essa uma artimanha usada pelos Saints para encaixar contratos no cap salary da NFL. Nesse primeiro ano ele custará incrivéis 2.5M no cap hit, com apenas 1M garantido, o Seattle incluiu muito bonus no contrato de Carson.

Playbook 35: Como funciona o salary cap na NFL?

Quem é Chris Carson

Escolhido pelos Seahawks na sétima rodada do Draft 2017 da NFL, Carson se tornou titular no início de sua temporada de novato, batendo Eddie Lacy e Thomas Rawls, antes de sofrer uma fratura no tornozelo na semana 4 contra os Colts. Recuperando-se bem da lesão, ele emergiu e correu para 1.151 jardas e marcou nove touchdowns em 2018. Ele seguiu estabelecendo um novo recorde de carreira com 1.230 jardas corridas e sete touchdowns em 2019 e foi nomeado um Alternate Pro Bowl.

Depois de recuperar uma fratura no quadril sofrida no final da temporada de 2019, uma entorse no do pé limitou Carson a apenas 12 jogos da temporada regular e ele correu por apenas 681 jardas e cinco touchdowns em 2020, seu menor total desde sua campanha de calouro. No entanto, apesar da diminuição da carga de trabalho e da lesão mais recente, o RB contundente ainda teve uma média de 4,8 jardas por carregada e definiu os melhores números da carreira com 287 jardas recebidas e quatro touchdowns.

O Power Back

Nesse aspecto eu sou muito antiquado e amo RBs porradeiros. Das suas quase 700 jardas corridas, mais de 300 vieram pós contato. Carson também teve uma média de 1 tackle quebrado a cada 14 carregadas.

Meu TD preferido dele, velocidade, mudança de direção, leitura e ainda quebra o tackle do safety para chegar dentro da endzone. Tudo que você vai querer em um RB, ele demonstra aqui.

Boa chamada, excelente execução de trap de Mike Iupati e bloqueio no segundo nível de Damien Lewis. Carson acha o espaço e consegue as últimas cinco jardas com o defensor basicamente nas suas costas.

Leituras

Um fator bom para Carson é que ele evoluiu cada vez mais suas leituras. Alguns RBs que conseguem muitas jardas pós contato, tem a tendência de tentar SEMPRE ir na marra e marreta. O RB tem demonstrado boa capacidade de achar os espaços.

Corrida vinha para o lado direito da linha, mas o espaço para cutback se criou no lado esquerdo, nas costas do LG. Carson não perde tempo e avança para a boa corrida.

Mais uma vez ele vai fazendo as leituras e fugindo dos contatos quando possível. Além de uma jogada melhor, isso é fundamental para um RB manter sua longevidade na carreira.

Fit com o novo Chefe

Um ponto a se pensar é que Seattle aproveitaria a oportunidade para mudar de direção com RB e pegar um que Waldron quisesse. A questão é que apesar de Carson ser majoritariamente o RB conhecido por sua força e ter limitação de velocidade em tiro longo, ele encaixa no que o chefe quer.

Shane Waldron é o novo Coordenador Ofensivo de Seattle!

Como a OL vai mudar com Andy Dickerson?

O esquema mais focado em outside zones, não será problema pela leitura de Carson e sua agilidade em cortes.

Playbook 09 – Tipos de bloqueio

Playbook 10 – Tipos de corrida

Limitações como 3 Down Back

A grande questão de Carson não se tornar um RB mais respeitados e ser tão subestimados é sua falta de trabalho em terceiras descidas. Apesar dos números terem melhorado, ele teve alguns drops sofríveis e oscila MUITO na questão de proteção ao QB.

O drop foi uma das facas desse jogo sofrível e acabou gerando uma das interceptações de Wilson.

Shaun Alexander, o MVP

Sendo um play action ele precisava se colocar melhor. Sem nenhum equilíbrio ele perde a blitz do SS.

Eu cobro esse trabalho do Carson, porque ele demonstra potencial para fazê-lo.

Chris Carson recebendo o dobro de passes?

Veredito

Algo que brinquei é que nessa nova realidade de RBs, o preço pode até ser considerado alto por alguns. No entanto, quando você olha de modo relativo, não tem como não achar um bom movimento. Nosso backfield estava sem dono, só demonstrando a falta de confiança do time em Rashaad Penny, escolha 1 do ano de 2018.

Se ele estiver saudável, será uma baita adição e o time não vai precisar arriscar num rookie + o comitê de RBs que nunca demonstrou nada até o momento.

Go Hawks!

19 Replies to “O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson”

  1. […] Chris Carson, RB – 2 anos e 14.6M – (Fonte); […]

  2. Eu falo desde de o ano passado que Seattle tinha que renovar com o Carson, ele é um monstro merecia isso e Seattle só ganha com isso.
    O que me deixava meio bravo as vezes é que você queria deixar nosso backfield a própria sorte , teve temporada aí que só o Wilson fez td terrestre quando a gente não tinha rb depois da saída do Lynch, Carson cobriu tudo isso Mano, ele já ganhou jogos pra nós nosso ataque com ele é outro e vocês não tavam dando valor pra ele, mas é isso todo mundo está né, ainda bem que Seattle renovou.

    1. sempre dei valor a carson. Mas a questão para mim era, se fosse pra gastar dinheiro em OL e deixar Carson ir, eu preferia. Mas nao gastamos e Carson ta de volta pra sozinho carregar o jogo corrido novamente

  3. Lorenzo Scalise says: Responder

    Parabéns pela baita matéria!
    Acha que com a mudança os outros jogadores do backfield praticamente não terão produção? Caso não, quem você vê aparecendo como principal backup?

    1. Infelizmente Seattle tem problemas para dividir a carga, e sempre deixa um cara levando tudo.

      Em tese deveria ser Penny. Jo entanto, foi reportado que Seattle foi atrás de Giovanni Bernard, mostrando desconfiança nele. Pode ser alguém no draft, ou quem sabe o Dallas.

  4. […] – Chris Carson – 5’11, […]

  5. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  6. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  7. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  8. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  9. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  10. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  11. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  12. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  13. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  14. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  15. […] O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson […]

  16. […] Chris Carson – Aposentado por lesão; […]

Deixe um comentário