Damien Lewis teve uma temporada fantástica no primeiro. Em muitos redrafts ele até era colocado no fim do primeiro round daquele ano. Seattle fez um dos movimentos mais contestados por este site, ao trocar por Gabe Jackson, e não obstante, forçar Lewis a jogar no lado esquerdo, onde nunca jogou na vida. Isso levou o guard a ter uma temporada terrível, assim como basicamente todo interior da linha ofensiva daquele ano.
No seu terceiro ano, Lewis oscilou bastante, mas teve uma evolução em comparação ao ano anterior. Agora ele vai para seu último ano de contrato e precisa de outra temporada sólida se pensa em conseguir outro contrato em Seattle.
Como a mudança de lado impactou o jogo de Damien Lewis?
Damien Lewis foi a melhor escolha de OL de John Schneider?
O que o experimento de Damien Lewis como center pode indicar?
Vamos lá!
Stats
O desempenho mais consistente semana a semana para uma jovem linha ofensiva, Lewis se recuperou de uma segunda temporada repleta de lesões para completar um respeitável terceiro ano com o uniforme dos Seahawks. Terminando com a 11ª melhor nota entre 50 guards qualificados por Pro Football Focus, ele foi um dos 21 jogadores na posição a permitir menos de 20 pressões ao QB (19) e cedeu um total de três sacks em Smith durante toda a temporada. De acordo com a Sports Info Solutions, ele teve o recorde de sua carreira com apenas nove bloqueios perdidos na proteção de passe. Embora ele não fosse necessariamente dominante no jogo corrido, ele era facilmente o melhor OL de Seattle nessa categoria, recebendo a nota 66,7 de PFF, a melhor do time. Ele também mostrou melhorias no departamento de faltas, com apenas quatro flanelas em 16 partidas.
Trabalho na proteção ao passe
Ele precisa melhorar seu contato, muito pelo fato do seu grande problema ser a capacidade de recuperação. Contato ruim, igual a snap ruim e Lewis não consegue se reestabelecer em tempo. Inclusive, em alguns snaps ele até parece desistir da jogada após ser batido.
Damien Lewis sem complica por um momento no stunt e Charles Cross tem que bloquear basicamente dois defensores, sendo um deles Vita Vea. pic.twitter.com/YXwBkFPmQ9
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 16, 2022
Base ruim de Lewis, ele não consegue se recuperar e quase cede a pressão.
Seattle chamou uma formação desbalanceada e Damien Lewis cedeu o sack fumble. pic.twitter.com/IVZJihTo6V
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) December 5, 2022
Contato horrível, ele abaixa a cabeça na hora contato e vira um alvo fácil para o edge 5 dos Rams.
Enquanto Damien Lewis tem um péssimo snap, os dois OTs fazem um bom trabalho, principalmente Charles Cross, que teve uma noite dura contra Bosa. pic.twitter.com/H7RqSQ5Ct3
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) December 19, 2022
Contato ruim novamente e não consegue se recuperar, cedendo a pressão ao QB.
Geno Smith wound up having to throw the football away here, but watch Damien Lewis (#68). He was fantastic in pass protection all afternoon long. Best I've seen him play since his stellar rookie season. pic.twitter.com/4acqlBoMM6
— Corbin K. Smith (@CorbinSmithNFL) November 8, 2022
Aqui ele usa seu leverage de forma correta, e tem um excelente trabalho de pés se mantendo como uma parede na frente do defensor.
Trabalho no jogo corrido
Ken Walker se aproveitando do bom jogo de Damien Lewis empurrando humanos. pic.twitter.com/RLwUiq9itl
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 9, 2022
Damien Lewis era um absurdo em LSU bloqueando no jogo corrido. Quem agradecia era Clyde Edwards-Helaire que conseguiu ser primeira rodada por conta disso.
Damien Lewis aqui teve o melhor snap de run blocking de qualquer jogador de Seattle nos últimos três jogos, ao menos. pic.twitter.com/UlV6QN7DuW
— Rapinas do Mar (Cortes) (@cortesrapinas) December 24, 2022
A OL de Seattle sofreu muito durante o ano por falta de imposição, principalmente no meio da temporada. Lewis tem a qualidade para ser esse cara na nossa OL.
Watch Damien Lewis (LG #68) on this play. Also, Kenneth Walker's ability to set up blockers is pretty cool pic.twitter.com/IknBlJqx2O
— JP Acosta (@acosta32_jp) November 9, 2022
Alguém aceita um pancake aí?
Sunday might have been the most complete game I've seen Damien Lewis play in three NFL seasons and a lot of his success came with #Seahawks getting him on the move as pulling guard.
Here, he pulls and peels back to block linebacker, springing Ken Walker III on final TD drive. pic.twitter.com/gqvqcdFSn4
— Corbin K. Smith (@CorbinSmithNFL) November 9, 2022
Bom trabalho se movimentando para o pull, melhor do que em anos anteriores.
Veredito
Eu aceito o fato de Lewis não ser dominante no jogo de passes, o que senti muita falta no ano 2 dele foi sua imposição no jogo corrido. Isso que era seu maior destaque também sumiu no ano 3, e quando Seattle precisou que isso sumiu. Lewis não faz parte do perfil da nova OL de Seattle, que procura jogadores mais atléticos, e inclusive indo atrás de tackles que passam para guard. Se ele não tiver outra temporada sólida, podemos ver seu último ano em Seattle.
Forever a 12s!
[…] – Damien Lewis – 6’2, […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]
[…] O que esperar de Damien Lewis no seu último ano de contrato? […]