Os possíveis destinos de Russell Wilson para 2022

A offseason vai ser muito longa. Ano passado, sem grandes motivos para tal, uma vez que Wilson pediu por um novo OC e escolheu quem queria, os rumores de trocas chegaram como enxurradas nas redes sociais. Agora, depois da pior temporada de sua carreira e onde ficou cada vez mais evidente que estamos em 2021 montando uma franquia com conceitos de 1990, é bom se acostumar para ouvir ao menos um rumor por semana.

Um ponto importante é que muitos rumores vem do próprio Wilson. Por exemplo, dar uma entrevista falando que quer ficar em Seattle mas pensa o que haveria para ele em outros times, não quer dizer que você quer ficar em Seattle. Isso quer dizer que você pensa, com razão, que pode render mais em outra franquia mais ajustada, mas não tem coragem de falar isso publicamente.

Nesse texto aqui vamos trazer os principais candidatos, até o momento e o impacto/possibilidade do negócio acontecer.

Vamos lá!

O mito da Cláusula de Não Troca

John Schneider falou que quem conseguiu na negociação colocar esse ponto foi a dona, Jody Allen. Muita gente tende a pensar que a cláusula de não troca é algo que protege os times. É justamente o contrário. A cláusula diz que o jogador não pode ser trocado. No entanto, você já viu um jogador querer ser trocado e não ser? Eles detém seu futuro, e muitos jogadores com essa cláusula aceitam cancelar esse ponto do contrato para serem trocados para times que eles querem. Explico a seguir.

Vamos dizer que os Jaguars, uma franquia totalmente disfuncional oferecesse 3 picks de primeira rodada num top 10 (eles não tem essas picks, isso é apenas um exemplo) ao mesmo tempo que os Saints mandam uma oferta de uma pick de primeira rodada para o draft de 2023. Para o time, a troca mais lucrativa seria a dos Jags, mas como Wilson tem essa cláusula ele pode dizer que não aceita a troca para os Jags, enquanto pode dizer que aceita cancelar a cláusula desde que seja para os Saints.

Ou seja, isso só dá mais independência ao jogador e ao agente. Dar poder a alguém que tem o sobrenome Rordgers nunca deu certo. (O nome do agente de Wilson é Mark Rodgers).

Dallas Cowboys

Primeiro dos nomes ligados a Wilson quando seu agente deu 4 nomes possíveis. Já vai ser o primeiro que rechaçaremos. Depois de renovarem com Dak Prescott o time de Dallas não deve ter interesse em trocar por Wilson.

Chicago Bears

Dos nomes da primeira lista, talvez o que menos fizesse sentido. Agora as chances ainda diminuem. Eles não só escolheram um QB no draft de 2021, mas também gastaram uma pick de primeira rodada para fazê-lo. Sem pick em 2022, o time deve estar fora dos rumores.

New Orleans Saints

Esse é o melhor lugar para Russell Wilson, entre os interessados. Uma defesa muito forte, um técnico de mentalidade ofensiva que já teve sucesso com Drew Brees (um QB baixo). O time dos Saints é bem montado e hoje basicamente “só” precisa de um QB para se consolidar como candidato ao SB, uma vez que mesmo bem treinado e com uma defesa forte, fica difícil ir longe com Jameis Winston, Taysom Hill, Ian Book e cia.

Dois problemas pesam para a troca acontecer, a questão de assumir o cap de Wilson, que não é nada leve e capital de draft. Os Saints não possuem múltiplas escolhas nos primeiros rounds, além do fato de suas escolhas ficarem na segunda metade da tabela, tornando picks menos valiosas em questão de draft.

Oakland Raiders

Russell Wilson listou os Raiders depois de reclamar da sua OL. Pouco tempo depois os Raiders haviam trocado seu RT, RG, C e cortado seu LG. Continuidade na OL não era algo que ele iria ter nos Raiders. O time tem Derek Carr com mais um ano de contrato que pode ser usado na troca (não que eu goste dessa opção), mas assim como os Saints, não tem muito capital de draft para fazer a troca. Sem esse capital a troca é improvável e acho que Wilson não ganharia muito indo para lá.

Denver Broncos

Nome que surgiu durante a temporada de 2021. Um time com uma defesa forte e que desde a saída de Peyton Manning não tem segurança alguma na posição de QB mesmo tendo investido em vários nomes durante esse tempo. Wilson teria boas peças no ataque com Javonte Williams, Noah Fant, Courtland Sutton, Jerry Jeudy, entre outros. Poderia ter algum sucesso, mas caímos novamente na questão de capital de draft, os Broncos não tem muito. Podem até trocar para conseguir, mas aí estariam sacrificando peças do seu ataque ou defesa e enfraqueceriam o que poderia ser uma carta na manga para trazer Wilson.

New York Giants

Normalmente grandes trocas assim não acontecem dentro da conferência. Você trocaria um Hall da Fama para um time que você teria que enfrentar com certa frequência? Não faz sentido. Por isso normalmente os times preferem trocar para times da conferência contrária. Os Giants talvez fossem um dos poucos times que “não haveria problemas” pelo fato de estar passando por problemas estruturais.

Existe uma pressão para demissão de HC e GM e o dono da franquia se recusa, causando problemas no time. Os Giants já demitiram seu OC Jason Garrett. Dessa forma, Wilson ainda precisaria de alguns anos para arrumar toda essa bagunça. Fora isso, para fazer a troca o time precisaria dar suas picks altas que poderiam ser usadas na reconstrução.

Hoje os Giants tem duas picks dentro do top-10. A deles e a que receberam dos Bears. Em questão de valor de picks, o time de NY deve ser um dos que mais tem para oferecer.

Philadelphia Eagles

Entrou como um candidato correndo por fora. Hoje eles tem 3 picks na primeira rodada. A deles, a dos Colts e a que receberam de Miami. Não seriam picks altas como as dos Giants, mas seriam TRÊS. Para Wilson seria uma situação melhor do que os Giants uma vez que os Eagles tem uma franquia mais organizada.

Go Hawks!

Deixe um comentário