Depois de anos sem nenhuma polêmica sobre a posição de quarterback, os Seahawks terão um grupo totalmente novo em 2025. Depois dos anos dourados de Russell Wilson, Geno Smith assumiu e mesmo que houvesse uma mínima competição com Drew Lock, o ex-QB de Missouri não chegou nem perto de ser titular.
Com a chegada de um QB por uma boa quantia na free agency e um QB vindo do Draft (apenas o terceiro escolhido por John Schneider) muitos traçaram um paralelo entre 2025 e 2012.
As coisas estão bem longe de serem parecidas e vamos explicar o motivo.
Matt Flynn x Sam Darnold
A primeira comparação é a chegada de um free agent com contrato alto. Porém, os valores são bem diversos. Os 26M de Matt Flynn poderiam valer algo cerca de 60M-65M, bem diferente dos 100M de Sam Darnold. Outro ponto é um desempenho de ambos. Apesar de Darnold ter conseguido apenas uma temporada de destaque (que teve um fim decepcionante), Flynn fez muito menos do que isso.
Flynn sempre foi um backup e vinha de uma temporada de 518 jardas, das quais 480 vieram num jogo contra os Lions com 6 TDs. Provavelmente as conexões de John Schneider com os Packers o fizeram ver nele muito mais do que realmente era.
Russell Wilson x Jalen Milroe
Os dois prospectos são incomparáveis. Wilson tinha 4 anos de experiência e era um QB muito mais pronto do que Jalen Milroe. O QB de Alabama é um prospecto cru, mas com alto potencial. O grande problema de Wilson era a altura, isso que o fez ser escolhido na terceira rodada.
Em 2012, apenas Drew Brees tinha altura semelhante. Nos últimos anos não apenas apareceram QBs menores, mas, muitos foram primeira escolha geral como Baker Mayfield, Kyler Murray e Bryce Young. Meu objetivo não é dizer que Wilson seria a primeira escolha geral do draft daquele ano, mas que com a visão de hoje fatalmente seria escolhido em algum lugar na primeira rodada.
O contexto
Em 2012 Pete Carroll estabeleceu o mantra “Always Compete” e deixou uma competição aberta para a vaga de quarterback. A preseason em 2012 também trazia bem mais competitividade do que os jogos atualmente. A postura de Mike Macdonald é totalmente diferente. Nas palavras do Head Coach Sam Darnold é o QB titular e não há espaço para especulações.
Veredito
É muito boa a postura de Mike Macdonald. Milroe não está pronto para ser titular na NFL. Apressar as coisas pode estragar o restante da sua carreira. Por mais que ele venha evoluindo, segundo relatos, ainda é muito cedo para ele e por isso o time trouxe Drew Lock. Caso haja uma emergência o ex-QB de Missouri deve ser a primeira opção antes de lançar Jalen Milroe no fogo.