Pior da Semana – 2022 Week 14 – Geno Smith

Derrota doída no início da noite de 11/12/2022 em Seattle, me arrisco a dizer que foi a que mais machucou o coração da torcida em 2022. Isso pelo fato de estarmos num momento crucial da temporada para as equipes que pensam em playoffs. Foi uma derrota que nos complica na briga pela divisão (estamos a dois jogos atrás dos 49ers e se perdermos para eles na quinta, perderemos de fato a divisão com 3 jogos para acabar o ano) e por ser um dos confrontos teoricamente mais fáceis desses últimos quarto jogos de temporada regular (apesar do ótimo jogo corrido da equipe de Carolina, principal ponto fraco da nossa defesa). Enfim, tem sido difícil de digerir.

Pós Jogo Carolina Panthers 30 x 24 Seattle Seahawks

Poderíamos até citar destaques positivos, tais como Tyler Lockett (Recebedor com a maior sequência de jogos com TD da franquia de Seattle), Marquise Goodwin (recepções explosivas e se estabelecendo como WR3) ou até mesmo Godwin Igwubuike (fez mais em 2 retornos de Kickoffs do que Deejay Dallas em toda a temporada). Porém, foram diversos destaques negativos nesse confronto, algo que vem sido recorrente desde que os Seahawks viajou para Alemanha. A equipe de Seattle vinha evoluindo até a semana 9, mas bastou as semanas possuírem dois dígitos que os problemas são maiores do que as soluções semana sim e semana também.

Raio-X: Tempo de Reflexão.

Confesso que a lista de elegíveis ao “Prêmio” de Pior da Semana 14 poderia ser bem extensa. Poderíamos escolher qualquer jogador do miolo de ambas as linhas (OL e DL), mais uma vez Jordyn Brooks poderia figurar entre os piores ou até mesmo Noah Fant e Mike Jackson que só foram citados na transmissão por erros cometidos durante o jogo. Mas, Geno Smith hoje merece esse destaque negativo, vamos explicar o porquê.

https://twitter.com/rapinasdomar/status/1602100720697856002?s=20&t=lv2IG_fd6FWYew-Qdi1a7Q

Veja se concorda conosco.

Geno Smith mereceu porque …

Tudo bem, ele não teve a ajuda do jogo terrestre, a Linha Ofensiva vem desempenhando abaixo daquilo que já mostrou nessa temporada e a defesa não consegue parar um ataque óbvio (disso falaremos mais adiante). Contudo, a quem mais é dado, mais é cobrado e o QB de Seattle fez um jogo muito abaixo daquilo que tem feito em 2022. A derrota passou muito por suas mãos.

Vejamos:

Números nada favoráveis

O confronto contra Carolina foi o jogo dessa temporada com menor porcentagem de passes completos do QB dos Seahawks, foram 58,33% dos passes. Geno teve um Rating de 85,9, um dos menores da temporada. Apesar de 3 TDs (sendo 1 ter sido quando o jogo já estava decidido) e alguns passes bem conectados, foi um jogo bem a abaixo do camisa 7 de Seattle, com 2 interceptações evitáveis.

Com um jogo estatisticamente ruim, Geno Smith flertou com mais 3 interceptações nessa partida, com passes telegrafados e forçando passes em janelas quase que inexistentes. Sem ajuda do jogo terrestre, dificuldade do ataque seria maior, mas Geno estava diferente do Gênio que víamos em jogos passados.

Ele vem falhando naquilo que tinha evoluído

Chegou em um momento da temporada em que me perguntava se Smith teria em que evoluir. Se antes da temporada era considerado um dos piores QBs dentre os titulares e brigava com Drew Lock para ser QB1 de Seattle, Geno Smith passou a ser considerado um QB top 10 ou até top 5 nessa temporada. Isso se deu pelo fato dele jogar o jogo e não o snap e pegar aquilo que a defesa lhe dava (conforme dito pelo próprio).

Nos últimos jogos em que seu nível de atuação vem caindo, nosso signal caller vem forçando mais do que necessário, querendo resolver o jogo em apenas uma jogada e sendo displicente com a bola. Desde a semana 5, ele tem sido um dos QBs que mais perde oportunidades na redzone, seja por passes errados, INTs, sacks na conta dele, ou fumbles.

Tudo bem que ele não teve ajuda nenhuma nessa partida, mas a derrota passou pelas suas mãos. Um jogador com um salto de produção absurdo para essa temporada, já mostrou que pode entregar muito mais do que vem entregando nos últimos jogos.

Geno ainda tinha teto para melhorar, um dos pontos é a presença de pocket. Contudo, precisa voltar a pegar o que a defesa dá. Isso para esses 4 jogos e para a próxima temporada.

Jogador da Semana – 2022 Week 8 – Gênio Smith – Rapinas do Mar

Menção (DES)honrosa – Clint Hurtt

E o que dizer de nossa defesa hein?

Contra um equipe que sua principal arma (se não podemos dizer a única) é correr com a bola, a Defesa de Seattle não conseguiu parar. O ataque de Carolina correu para 223 jardas, tendo 328 jardas totais e a unidade defensiva de Seatte segue consagrando os ataques adversários.

A defesa de Seattle é um problema que vem de muito tempo, mas nessa temporada não desempenha bem em nenhum aspecto da unidade e depende exclusivamente do brilho individual dos seus jogadores.

O Sr. Clint Hurtt vem deixando a desejar. Manteve o que estava ruim, e piorou o que estava bom. Falta talento nessa defesa, porém mais do que isso, falta algum DC bom de verdade.

Depender dos brilhos individuais é insustentável para um coordenador. Se fosse numa franquia melhor gerida, entraria o ano que vem já com a corda no pescoço.

Enfim, essa derrota está sendo bem dolorida e, a menos que aconteça um milagre, feliz ano novo torcedor de Seattle. A temporada 2022 acabou.

#GoHawks

Jogador da Semana – Rapinas do Mar

Deixe um comentário