Continuando nossa série “Táticas”, vamos aos conceitos de corrida!
Playbook 01 – Papéis na formação de Punt
Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe
Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3
Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle
Playbook 05 – Quais tipos de nickel existem?
Playbook 06 – O bandit package, a solução criativa para confundir e pressionar os QBs adversários
Playbook 07 – Técnicas de pass rusher
Playbook 08 – A árvore de rotas dos recebedores
Playbook 09 – Tipos de bloqueio
Outside Zone
Normalmente é a corrida por zona que mais produz jardas. É executado da seguinte forma, os jogadores fazem uma mescla de combo blocks e reach blocks. Na hora que o RB pega a bola ele deve fazer a leitura de qual gap deve seguir. Como nem todo RB tem essa capacidade de leitura correta, nem todos se adaptam a esse tipo de esquema.
Existem três tipos de leituras:
Leitura Bounce (leitura padrão)
The #Seahawks run game has been very multiple this season. Has made studying it A LOT more fun:
– Pin pull outside zone to left
– Love Brown on the playside pin while Sweezy pulls
– Awesome block by D.J. Fluker too! Uses a slingshot technique on #95pic.twitter.com/9lKVsorhQ2— Samuel Gold (@SamuelRGold) October 12, 2018
É a primeira leitura que o RB deve fazer e se estiver correta deve correr por ali. O POA é o gap D, ou seja, o ombro externo do TE, ou de onde deveria estar o TE. Se a linha tiver feito os bloqueios corretamente ele segue, do contrário partirá para próxima leitura.
Leitura Bang
Seahawks running outside zone in 3×1 formation with the TE attached. The defense in a 4-2 Box. Seahawks show a more downhill approach to the zone scheme. C Justin Britt & RG DJ Fluker work together to combo the 1 technique to seal the WLB instead of pushing to the MLB. #LEVERAGE pic.twitter.com/5hDiqGIJmD
— Jake Heaps (@jtheaps9) August 29, 2018
Essa é a segunda leitura, acontece quando TE não consegue criar espaço e o RB deve fazer o corte para o gap C, ombro externo do OT.
Leitura Bend
Good run by Chris Carson. Outside zone and reads it correctly for a 10 yd gain.. #Seahawks #SEAvsLAC pic.twitter.com/jC2k4eSgH0
— Samuel Gold (@SamuelRGold) August 14, 2017
A última leitura, vai ser feita quando o OT e o TE não conseguirem fazer o bloqueio criando espaço. Sendo assim o RB faz mais um corte interno, dessa vez buscando corte para o gap B, ombro externo do OG.
Inside Zone
TOUCHDOWN Mike Davis! #Seahawks
Zone run out of shotgun. Great read and finish to find the endzone. #LARvsSEApic.twitter.com/50MLrYer5D
— Samuel Gold (@SamuelRGold) October 7, 2018
Esse tipo de corrida é mais parecido com os esquemas de corrida por gap, uma vez que o time precisará se deslocar menos lateralmente. Dessa forma, acaba sendo um modelo mais usado que o outside zone. Nesse tipo de corrida, a linha ofensiva vai dar um passo lateral, só que menor que uma outside zone, e começará fazer bloqueios do tipo drive. O POA padrão dessa corrida, como vemos acima é o Gap B, ombro externo do OG.
Entretanto se o OG não conseguir criar espaço, teremos outras leituras:
Leitura cutback
HUGE run by Mike Davis. 37 yards.
Inside zone out of shotgun. Great movement by the #Seahawks offensive line is creating some giant holes. Also, Russell Wilson is lead blocking once again haha! #LARvsSEApic.twitter.com/c8E95QOlIo
— Samuel Gold (@SamuelRGold) October 7, 2018
Se o lado da jogada estiver fechado, o RB pode ver se o lado contrário e está livre e assim fazer o cutback, invertendo a direção da corrida, assim como Davis fez no lance acima.
Split Zone
Split-zone look from the Seahawks but it doesn't matter because you can't reach block Aaron Donald. LT gets the upper hand off the snap but Donald has so much power behind him. Plays below pad level, keeps his eyes in the backfield and push-pull technique with a swim over. pic.twitter.com/lAt5J8WUNT
— Russell Brown (@RussNFLDraft) July 5, 2018
Não chega a ser uma leitura, mas sim uma pequena variação. É basicamente a mentalidade da inside zone, acrescido de um Bim block de um Wingback ou TE alinhado no lado oposto da corrida.
Veremos a seguir outros Conceitos de corrida:
Conceito Duo
— #FireKNJ#FirePeteCarroll#FireJohnSchneider (@alexcastrofilho) July 9, 2019
também chamado de Power sem pull.
Esse conceito se assemelha bastante ao do Inside zone, a grande diferença é que no Duo, o corredor se moverá para o lado contrário do que a OL está bloqueando. Além disso são acrescido dois combo blocks para abrir espaço, daí o nome. A leitura que o RB deve fazer é a seguinte, se o inside linebacker cobrir o meio, o RB corre para fora. Se ele cobrir o lado de fora, ele deve correr pelo meio da linha.
Conceito Draw
Looking back over the #Seahawks run game and I honestly don't know what I'm more upset about here…
(a) Thomas Rawls ignoring a huge running lane OR
(b) Germain Ifedi losing with some of the worst technique I've ever seen on a draw play. pic.twitter.com/l9dICFpQ4C— Samuel Gold (@SamuelRGold) July 17, 2018
Para definir o conceito Draw a explicação é basicamente a mesma. É o contrário de um play action. No play action, o time finge a corrida e vai para o passe. No conceito Draw, o time finge que será um passe e só depois de algum tempo, dá a bola ao RB para fazer a corrida.
Essa “pegadinha do malandro” faz com que os DEs pensem que será um passe e tentem bater os OTs externamente, normalmente deixando um espaço no interior da linha. No lance acima, Rawls poderia ter tido um grande avanço se tivesse lido o espaço que tinha a sua frente.
Conceito Outside Zone pin-pull
Poona Ford is surprisingly quick off the snap. He uses that burst to penetrate into the backfield. The left guard pulls on this pin-pull outside zone running play and Ford destroys him to the ground. #Seahawkspic.twitter.com/HOCA2TIeHg
— Samuel Gold (@SamuelRGold) August 23, 2018
Quando uma DL começa a marcar muito bem a outside zone, o time pode fazer o esquema de pin-pull. Dois jogadores fazer os down blocks e outros dois saem para fazer o pull do lado que a jogada se desenha. A jogada seria boa, não fosse nosso monstrinho Ford detonando o LG.
Conheça Poona Ford, um dos rookies mais subestimados dessa classe
Conceito Wham
— #FireKNJ#FirePeteCarroll#FireJohnSchneider (@alexcastrofilho) July 9, 2019
É geralmente executado por um TE, que faz o motion (se movimenta), antes do snap e sai para fazer o bloqueio trap. Para quem joga Madden 2018, era uma das jogadas mais roubadas do jogo.
Conceito Power
TOUCHDOWN Chris Carson!! Great drive! Cap it off with a one-back power run out of shotgun. Carson is patient reading his blocks and then explodes through the hole. #Seahawkspic.twitter.com/flEBWaCSNs
— Samuel Gold (@SamuelRGold) August 25, 2018
É uma corrida de força, como o próprio nome sugere. Os jogadores do playside fazem Down e Combo blocks, buscando abrir espaço no meio da linha. Daí o fullback sai para fazer um Kickout Block no EMOLOS, criando o POA da corrida. O guard do backside faz um pull e começa a liderar a corrida, que será seguida pelo RB.
Conceito Counter
Rasheem Green also had three run stops versus the #Chargers. Watch him maul this tight end into the backfield to help shut down this counter running play. #Seahawkspic.twitter.com/6W3Howo38C
— Samuel Gold (@SamuelRGold) August 19, 2018
Uma coisa importante para a corrida Counter é o passo fake do RB. No começo da jogada ele finge dar um passo numa direção, buscando levar a defesa para aquele lado e depois vai para o lado da jogada. Assim como na Power, a OL do lado da jogada faz Down e Combo blocks, o OG do lado contrário faz o pull, só que dessa vez faz o Kickout Block no EMOLOS, e dessa vez quem é o lider da corrida é o FB. Na jogada acima, os CHargers teve fracasso porque Green conseguiu aproveitar o espaço deixado pela OL.
Conceito Iso Lead
Iso Lead pic.twitter.com/bOdnF9E0nB
— #FireKNJ#FirePeteCarroll#FireJohnSchneider (@alexcastrofilho) July 17, 2019
Esse tipo de corrida exige um FB. A corrida se desenvolve da seguinte forma em isolar (daí o nome Iso) um jogador no segundo nível, normalmente um linebacker, daí o RB corre no espaço gerado pela OL e daí busca o espaço criado pelo FB, o LG, faz um Down Block em um jogador da DL alinhado internamente a ele.
Conceito Crack Toss
Looking over the #Seahawks run game versus the Chargers and I found this awesome play call in the first quarter:
– Toss Sweep to the left with Rashaad Penny
– Key: Watch how they pull J.R. Sweezy across to simulate power in other direction
– Gains 9 ydspic.twitter.com/STHgb1akAz— Samuel Gold (@SamuelRGold) November 7, 2018
É uma das minhas corridas favoritas, o OT (no lance acima Brown) irá fazer um pull e irá liderar a corrida em um jogador de segundo nível. A OL faz Down blocks e os WRs fazer crack blocks. E o QB faz o toss, ato de jogar a bola lateralmente para trás, para o RB. É uma boa contra defesas com LBs menos atléticos e por criar um embate entre um OL e um jogador de secundária, em que em tese o OL levará extrema vantagem no bloqueio.
Conceito G-Lead
G-Lead pic.twitter.com/yST6fCwgam
— #FireKNJ#FirePeteCarroll#FireJohnSchneider (@alexcastrofilho) July 17, 2019
No conceito G-Lead, o OG fará um Kickout Block no force defender, com o objetivo de criar o espaço que o RB buscará.
Conceito Sweep
A few clips from my Will Dissly article on the @TheAthleticSEA to show you why he is my favorite pick the #Seahawks made.
Let's start with run blocking. Dude has the hips and sustain to reach block on toss sweep plays. Good use of his body positioning to seal the edge inside. pic.twitter.com/fHk8gn8Hld
— Samuel Gold (@SamuelRGold) May 21, 2018
Na corrida Sweep, dois jogadores da OL fazem o pull para bloquear um jogador do segundo nível e o Force Defender. Criando assim, um espaço para o RB explorar entre eles. No lance que trouxemos, nosso TE DIssly, foi um dos responsáveis pelo sucesso da jogada de Gaskins.
Parte desse material foi baseado no conteúdo do Play Action FA
Go Hawks!
[…] Playbook 10: Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] ao analisar Brown: o jogo corrido. Ele é parte fundamental e ouso dizer que o sucesso ou não das outside zones do time, vem muito do desempenho dele nas jogadas. Apesar de algumas vezes parecer estar faltando […]
[…] round favorito, Rashaad Penny que foi muito bem no último jogo contra os Falcons nas corridas outside zone. Esperamos que ele possa mostrar que pelo menos não é tão ruim assim e quem sabe até conseguir […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10: Tipos de corrida […]
[…] RB e OL vão simular uma outside zone e o QB vai se mover para o lado contrário da “corrida falsa”, tentando ganhar em […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]
[…] Foi assim com Spread offense, Air Raid offense, RPO, Read Option, Smash concept, mesh concept, outside zone, inside zone, split zone, e assim será. A defesa começou a responder com nickel como sendo a defesa padrão e […]
[…] Playbook 10 – Tipos de corrida […]