Playbook 10 – Tipos de corrida

Continuando nossa série “Táticas”, vamos aos conceitos de corrida!

Playbook 01 – Papéis na formação de Punt

Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe

Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3

Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle

Playbook 05 – Quais tipos de nickel existem?

Playbook 06 – O bandit package, a solução criativa para confundir e pressionar os QBs adversários

Playbook 07 – Técnicas de pass rusher

Playbook 08 – A árvore de rotas dos recebedores

Playbook 09 – Tipos de bloqueio

Outside Zone

Normalmente é a corrida por zona que mais produz jardas. É executado da seguinte forma, os jogadores fazem uma mescla de combo blocks e reach blocks. Na hora que o RB pega a bola ele deve fazer a leitura de qual gap deve seguir. Como nem todo RB tem essa capacidade de leitura correta, nem todos se adaptam a esse tipo de esquema.

Existem três tipos de leituras:

Leitura Bounce (leitura padrão)

https://twitter.com/SamuelRGold/status/1050854769626103808

É a primeira leitura que o RB deve fazer e se estiver correta deve correr por ali. O POA é o gap D, ou seja, o ombro externo do TE, ou de onde deveria estar o TE. Se a linha tiver feito os bloqueios corretamente ele segue, do contrário partirá para próxima leitura.

Leitura Bang

https://twitter.com/i/status/1034896206810365952

Essa é a segunda leitura, acontece quando TE não consegue criar espaço e o RB deve fazer o corte para o gap C, ombro externo do OT.

Leitura Bend

https://twitter.com/i/status/896901749553987585

A última leitura, vai ser feita quando o OT e o TE não conseguirem fazer o bloqueio criando espaço. Sendo assim o RB faz mais um corte interno, dessa vez buscando corte para o gap B, ombro externo do OG.

Inside Zone

https://twitter.com/SamuelRGold/status/1049038682878103553

Esse tipo de corrida é mais parecido com os esquemas de corrida por gap, uma vez que o time precisará se deslocar menos lateralmente. Dessa forma, acaba sendo um modelo mais usado que o outside zone. Nesse tipo de corrida, a linha ofensiva vai dar um passo lateral, só que menor que uma outside zone, e começará fazer bloqueios do tipo drive. O POA padrão dessa corrida, como vemos acima é o Gap B, ombro externo do OG.

Entretanto se o OG não conseguir criar espaço, teremos outras leituras:

Leitura cutback

https://twitter.com/SamuelRGold/status/1049061592107835393

Se o lado da jogada estiver fechado, o RB pode ver se o lado contrário e está livre e assim fazer o cutback, invertendo a direção da corrida, assim como Davis fez no lance acima.

Split Zone

https://twitter.com/i/status/1014685676523196419

Não chega a ser uma leitura, mas sim uma pequena variação. É basicamente a mentalidade da inside zone, acrescido de um Bim block de um Wingback ou TE alinhado no lado oposto da corrida.

Veremos a seguir outros Conceitos de corrida:

Conceito Duo 

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1148591688597811200

também chamado de Power sem pull.

Esse conceito se assemelha bastante ao do Inside zone, a grande diferença é que no Duo, o corredor se moverá para o lado contrário do que a OL está bloqueando. Além disso são acrescido dois combo blocks para abrir espaço, daí o nome. A leitura que o RB deve fazer é a seguinte, se o inside linebacker cobrir o meio, o RB corre para fora. Se ele cobrir o lado de fora, ele deve correr pelo meio da linha.

Conceito Draw

https://twitter.com/i/status/1019088225489448962

Para definir o conceito Draw a explicação é basicamente a mesma. É o contrário de um play action.  No play action,  o time finge a corrida e vai para o passe. No conceito Draw, o time finge que será um passe e só depois de algum tempo, dá a bola ao RB para fazer a corrida.

Essa “pegadinha do malandro” faz com que os DEs pensem que será um passe e tentem bater os OTs externamente, normalmente deixando um espaço no interior da linha. No lance acima, Rawls poderia ter tido um grande avanço se tivesse lido o espaço que tinha a sua frente.

Conceito Outside Zone pin-pull

https://twitter.com/i/status/1032762569336004610

Quando uma DL começa a marcar muito bem a outside zone, o time pode fazer o esquema de pin-pull. Dois jogadores fazer os down blocks  e outros dois saem para fazer o pull do lado que a jogada se desenha. A jogada seria boa, não fosse nosso monstrinho Ford detonando o LG.

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Conceito Wham

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1148590320688467970

É geralmente executado por um TE, que faz o motion (se movimenta), antes do snap e sai para fazer o bloqueio trap. Para quem joga Madden 2018, era uma das jogadas mais roubadas do jogo.

Conceito Power

https://twitter.com/i/status/1033155305805426689

É uma corrida de força, como o próprio nome sugere. Os jogadores do playside fazem Down e Combo blocks, buscando abrir espaço no meio da linha. Daí o fullback sai para fazer um Kickout Block no EMOLOS, criando o POA da corrida. O guard do backside faz um pull  e começa a liderar a corrida, que será seguida pelo RB.

Conceito Counter

https://twitter.com/i/status/1031306479926689792

Uma coisa importante para a corrida  Counter é o passo fake do RB. No começo da jogada ele finge dar um passo numa direção, buscando levar a defesa para aquele lado e depois vai para o lado da jogada. Assim como na Power, a OL do lado da jogada faz Down e Combo blocks, o OG do lado contrário faz o pull, só que dessa vez faz o Kickout Block no EMOLOS, e dessa vez quem é o lider da corrida é o FB. Na jogada acima, os CHargers teve fracasso porque Green conseguiu aproveitar o espaço deixado pela OL.

Conceito Iso Lead

https://twitter.com/i/status/1151488810125012993

Esse tipo de corrida exige um FB. A corrida se desenvolve da seguinte forma em isolar (daí o nome Iso) um jogador no segundo nível, normalmente um linebacker, daí o RB corre no espaço gerado pela OL e daí busca o espaço criado pelo FB, o LG, faz um Down Block em um jogador da DL alinhado internamente a ele.

Conceito Crack Toss

https://twitter.com/i/status/1060217319945846784

É uma das minhas corridas favoritas, o OT (no lance acima Brown) irá fazer um pull e irá liderar a corrida em um jogador de segundo nível. A OL faz Down blocks e os WRs fazer crack blocks. E o QB faz o toss, ato de jogar a bola lateralmente para trás, para o RB. É uma boa contra defesas com LBs menos atléticos e por criar um embate entre um OL e um jogador de secundária, em que em tese o OL levará extrema vantagem no bloqueio.

Conceito G-Lead

https://twitter.com/i/status/1151490517819187201

No conceito G-Lead, o OG fará um Kickout Block no force defender, com o objetivo de criar o espaço que o RB buscará.

Conceito Sweep

https://twitter.com/i/status/998585499529940992

Na corrida Sweep, dois jogadores da OL fazem o pull para bloquear um jogador do segundo nível e o Force Defender. Criando assim, um espaço para o RB explorar entre eles. No lance que trouxemos, nosso TE DIssly, foi um dos responsáveis pelo sucesso da jogada de Gaskins.

Parte desse material foi baseado no conteúdo do Play Action FA

Go Hawks!

21 Replies to “Playbook 10 – Tipos de corrida”

  1. […] ao analisar Brown: o jogo corrido. Ele é parte fundamental e ouso dizer que o sucesso ou não das outside zones do time, vem muito do desempenho dele nas jogadas. Apesar de algumas vezes parecer estar faltando […]

  2. […] round favorito, Rashaad Penny que foi muito bem no último jogo contra os Falcons nas corridas outside zone. Esperamos que ele possa mostrar que pelo menos não é tão ruim assim e quem sabe até conseguir […]

  3. […] RB e OL vão simular uma outside zone e o QB vai se mover para o lado contrário da “corrida falsa”, tentando ganhar em […]

  4. […] Foi assim com Spread offense, Air Raid offense, RPO, Read Option, Smash concept, mesh concept, outside zone, inside zone, split zone, e assim será. A defesa começou a responder com nickel como sendo a defesa padrão e […]

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