Playbook 53: Usando a Técnica ROBOT

Com a utilização cada vez maior de play action, uma forma da defesa conseguir se recuperar é usando uma técnica criada pelo guru da defesa Nick Saban.

Playbook 22 – O uso do play action

De onde vem ROBOT?

Os técnicos, principalmente do college gostam de usar termos fáceis de se lembrar, nesses ajustes. O significado exato é discutível. Você vai encontrar “robot” como roll and run technique, ou “robot” como roll and Run to find the seam/TE, robot como rob and get underneath ou ainda, “robot” como roll over and run.

Por que usar o ROBOT?

Um aspecto da cobertura de jogo como linebacker na NFL moderna é executar o que Nick Saban chama de técnica de “ROBOT” (algo como virar e correr). A técnica do “ROBOT” é geralmente usada como uma resposta à play action. Como os linebackers são levados a ir para cima da linha de scrimmage, é muito difícil para eles se recuperarem na jogada, recuarem para ganhar profundidade e encontrar rotas intermediárias. Então, ao invés de fazer o backpedal, o ato de correr de costas, os linebackers são ensinados a virar o corpo, ficar de costas para o QB e procurar uma rota que cruze o campo para seguir. É difícil de executar porque virar e achar uma rota em tempo para encontrar alvos pode ser um pesadelo, mas quando praticado e executado corretamente, vai cortar a linha de passe do QB e ajudar toda a defesa.

https://twitter.com/i/status/1354630264698400776

Esta é uma habilidade vital para qualquer linebacker da NFL. Na temporada sênior Jordyn Brooks mostrou que ele está bem contra fakes e não morde a tentativa do ataque. Aqui ele faz uma execução perfeita no seu segundo jogo da carreira. Ele entra para combater a corrida, percebe o fake e recua, junto com ele Jamal Adams faz o mesmo trabalho e dobrar na rota cruzada.

Análise New England Patriots 30 x 35 Seattle Seahawks

https://twitter.com/i/status/1328763975828443137

Para essa jogada ser descrita como melhor só se Brooks tivesse feito a interceptação. Ele faz a leitura da corrida mais sem entrar demais no backfield, procura a rota cruzando o campo e lê os olhos do QB antes mesmo de Bobby Wagner. Por mais que ele estivesse distante, ele diminui o espaço de uma forma impressionante, não só fazendo a tempo de parar a jogada, mas impedindo o passe.

Análise Seattle Seahawks 16 x 23 Los Angeles Rams

Jogador da Semana – 2020.Week 16 – A primeira rodada de Seattle

 

 

Go Hawks!

3 Replies to “Playbook 53: Usando a Técnica ROBOT”

Deixe um comentário