Playbook 57: Screen Game

Frequentemente, você ouvirá comentaristas falando sobre screens e o jogo de screen… mas alguns podem se perguntar o que é exatamente um screen?!

Um screen é quando o ataque tenta levar a bola no espaço para uma de suas melhores armas ofensivas, seja um wide receiver (tight end) ou um running back. Em um screen típico, o ataque irá liberar de 1 a 3 jogadores no campo para bloquear.

Os jogadores liberados no campo podem ser OLs ou recebedores, dependendo do tipo de screen acionado. Para que um screen funcione, a bola deve ser lançada atrás da linha de scrimmage (LOS). Ao lançar a bola para trás do LOS, ele permite que os OLs bloqueiem o campo. O jogador que pega a bola seguirá sua “tela” de bloqueadores de campo, por isso é chamada de Screen.

Quando e por que chamar um Screen?

Um ataque pode chamar um screen em qualquer momento do jogo. A maioria das equipes gosta de chamar screens quando enfrenta descidas longas, ou quando sabe que a defesa será muito agressiva. A outra razão para chamar um screen é se você está enfrentando uma boa defesa contra a corrida e está tendo dificuldade em desacelerá-los. Os ataques podem usar a agressividade das defesas contra eles dessa forma.

Algumas equipes usam o jogo de screen como base de seu ataque. Muitas equipes de Spread Offense usarão o jogo de screen como uma extensão de seu jogo de corrida, colocando a bola no perímetro rapidamente, forçando a defesa a defender todo o campo. Vários times de spread irão encapsular seu jogo de screen com o jogo de inside zone.

Tipos de Screen

Conforme mencionado antes, existem vários tipos de screen, aqui está uma lista de alguns:

Slip Screen

https://twitter.com/i/status/1305198891462209537

Como acontece com a maioria das jogadas de screen, a Slip Screen primeiro convida ao pass rush. O RB deve ser paciente e usar um ótimo trabalho de pés para “deslizar/escapar” (slip) através dos DLs para a zona flat, pegando a bola quase no alinhamento original do tackle do lado da jogada. A esta altura, o center, o guard do lado da jogada e o guard do backside devem ter se movido para a posição adequada para proteger seus bloqueios.

Bubble Screen

https://twitter.com/i/status/1255940237081133057

O recebedor do slot (interno) sai em direção à linha lateral (longe da linha de scrimmage), enquanto o recebedor externo bloqueia o DB. Frequentemente, você verá essa jogada quando houver três wide receivers de um lado. É especialmente eficaz se o linebacker estiver em blitz, e é uma chamada audível frequente quando o QB lê o linebacker blitz. Às vezes também é executado como uma play action (handoff falso para o running back e, em seguida, passe).

Playbook 26 – Geração Z, X, ou Y que WR você tem no time?

Tunnel Screen

https://twitter.com/i/status/1312851401417150466

É um passe no qual um recebedor e / ou running back se alinha para o lado mais amplo do campo e volta em direção ao quarterback após o snap para receber um passe rápido. Outro (s) jogador (es) ofensivo (s) naquele lado largo do campo (geralmente wide receivers e / ou tight end) servirão então como bloqueadores, bloqueando os defensores tanto por dentro quanto por fora, e criando um “túnel” através do qual o portador da bola avança campo acima.

Jailbreak Screen

https://twitter.com/i/status/1340793947409559553

O Screen de jailbreak às vezes é executada para o lado com apenas um recebedor, mas nem sempre. No momento do snap, o recebedor volta em direção ao quarterback para pegar a bola e, após a recepção, corre para o meio do campo. Os OLs irão inicialmente acertar os DLs para ganhar um pouco de tempo, e então imediatamente sairão para o campo para bloquear os segundo e terceiro níveis. Por causa disso, você frequentemente verá a linha defensiva passando pela linha ofensiva virtualmente desimpedida. É aí que o jailbreak recebe seu nome. A chave é que, uma vez que os jogadores da linha defensiva passam pela linha, o WR já está correndo pelo campo com a bola, e os jogadores da linha defensiva estão atrás da jogada.

Go Hawks!

One Reply to “Playbook 57: Screen Game”

Deixe um comentário