Depois da parte 1, vamos para algumas técnicas mais difíceis e avançadas. É sempre bom ter em mente que os movimentos podem ser usados em conjunto. Por exemplo, um para se engajar no OL e outro para se desvencilhar. Um na fase de saída do snap e um para chegar ao QB, vai muito da criatividade e inteligência do pass rush.
THREAD: Everson Griffen
— Samuel Gold (@SamuelRGold) August 17, 2020
1/ In my latest video breakdown, I took a look at Griffen and his fit with the #Cowboys. Think he was one of the best signings this offseason. $6M for a one-year deal is SUPER cheap for what he brings.
📽️ https://t.co/tK8e2moiLj pic.twitter.com/dCg33iKSci
disso, mais importante que saber os nomes dos movimentos ou a teoria, é fundamental treino. Durante a offseason a gente vê os grandões batendo em máquinas, essa repetição é fundamental. “Se você faz no treino, faz no jogo”, isso deve ser um mantra se você deseja ser DL no futebol americano.
Playbook 07: Técnicas de pass rusher
Os movimentos aqui são mais focados no plano do pass rush. Comece fazendo um movimento, faça com que seu OL tente advinhar, pegue-o de surpresa e leve o QB para o chão! Vamos lá!
Push-Pull
This is a really good push-pull from Kwity Paye. That's more intentional hand usage. pic.twitter.com/5DxqzXMveq
— Zach (@JVCoach) Gartin (@All22_Addict) February 26, 2021
O edge rush deve manter o campo de velocidade – isso fará com que o OL se incline para trás. Comece a fazer um bullrush (push), então o OL deve colocar o pé de trás no chão e contra-atacar usando força. Isso deixará o OL inclinado para frente. Assim que o edge rusher sentir a força contrária do OL , puxe (pull) sua camisa / pads na sua direção. Nesse momento o defensor pode usar vários moves como swin, rip para se desvencilhar.
Stab
I mentioned Ezekiel Ansah's use of the long-arm stab to rip around the edge, but he has the capability to collapse a pocket with a bull-rush using that speed + length. OTs have to protect for both speed + power.https://t.co/rRwryJqngg#Seahawks @CoachPaintCH @TheAthleticSEA pic.twitter.com/XbprpSMYmh
— Samuel Gold (@SamuelRGold) May 14, 2019
O stab funciona corretamente quando o DL consegue colocar o pé de fora no chão e usar uma das mãos para impor força ao OT. Este movimento é da família dos bull rushda com mais leverage do que força adicionado a ele. É também, frequentemente associado ao swin ou rip move. Normalmente é usado para preparar o real ataque do pass rush.
Ghost Move
Darrell Taylor com o seu "primeiro sack como um Seahawk", que seja o primeiro de muitos. pic.twitter.com/7QCMyBh2DB
— Rapinas do Mar (@rapinasdomar) August 29, 2021
O “Ghost” rush é um fake de long-am destinado a fazer os bloqueadores se estabelecerem e procurarem o contato cedo, seguido por uma redução na superfície de contato. Grande jogada para emparelhar com a técnica de rip ou stab.
Fake Spin
Frank Clark’s fake spin move on his sack in the AFC Championship was nasty 😱 @TheRealFrankC_ pic.twitter.com/Rpwl9FqPSQ
— The Checkdown (@thecheckdown) May 23, 2020
É um movimento usado para fazer pensar que o jogador está indo para um lado e girar para o outro. Isso é usado apenas se o tackle estiver esperando um movimento de spin.
Referências:
Defensive Pass Rush Moves Explained
Go Hawks!
[…] Playbook 60: Técnicas de Pass Rush – Parte 2 […]