Já falamos aqui sobre os tipos de WRs, tipos de TE e agora chegou a hora de RB. Alguns backs preenchem várias funções, outros têm nichos muito específicos. Independentemente disso, todos os diferentes tipos de backs servem a propósitos específicos. A posição não tem o mesmo valor de anos atrás, mas ainda assim é fundamental para o andamento do jogo.
Playbook 27 – Quais são os tipos de TE do futebol americano?
Playbook 62: Os tipos de WR que existem
Vamos lá!
Power Back
O power back é tipo mais clássico de RB que existe. Quanto mais as equipes se aproximavam da linha do gol, maior a porcentagem de touchdowns marcados pelo chão. Então, claramente, um RB que consegue as jardas difíceis nos pontos mais importantes sempre terá valor.
Esses RBs também devem ser capazes de receber pancadas, já que não ficarão intocados toda vez que tocarem na bola.
Veja o running back dos Seahawks, Marshawn Lynch, o rei das jardas pós-contato. Ele não é o mais rápido nem o mais ágil, mas sua capacidade de se sustentar em meio as pancadas lhe rendeu notoriedade nacional. Sua resistência é quase incomparável, mas grande parte de sua capacidade de quebrar tackles vem de um equilíbrio incrível.
Claro, quem precisa de boa visão e capacidade de corte quando você pode simplesmente atropelar todo mundo?
Principais Características: Força, Equilíbrio e membros inferiores fortes.
Exemplo: Chris Carson, Marshawn Lynch, Derrick Henry
Open Field/Speed Back
Nem todos os RBs se destacam entre os tackles. Alguns estão no seu melhor quando entram em um espaço aberto. Com os bloqueadores na frente, alinhados com os CBs, esses RBs geralmente são considerados ameaças de home run quando colocam as pernas para frente.
Esses backs costumam ter uma grande explosão inicial para passar pelos defensores, mas essas corridas de perímetro são uma das raras ocasiões em que um tempo de corrida de 40 jardas pode realmente importar. Dito isto, uma olhada no gráfico mostra que alguns zagueiros ainda podem fazer grandes jogadas mesmo sem elite 40 vezes.
Grande velocidade não chega nem perto de ser um bom indicador de talento em um running back. A velocidade não é nada sem a visão de encontrar gaps, já que os RBs costumam hesitar no backfield enquanto procuram o home run.
Com boa velocidade e uma linha ofensiva talentosa, porém, esses RBs podem ser alguns dos mais perigosos da NFL.
Principais Características: Visão, Explosão e Tomada de decisão.
Exemplo: Ken Walker
3º Down/Receiving Back
Os RBs que se destacam no jogo de passes estão se tornando mais importantes e mais prevalentes na NFL.
Alguns RBs recebem muitos passes do backfield em jogadas que deram errado, mas outros têm as mãos seguras e a capacidade de executar rotas limpaspara oferecer outras dimensões ao jogo de passes.
Um receiving back adiciona outra ameaça no jogo de passes, mas algumas situações exigem um back possa ajudar na proteção de passe. Os RBs que entendem os pickups de blitz e podem resistir aos defensores que se aproximam são ideais para essa função.
Seja recebendo passes ou bloqueando, um running back que pode contribuir no jogo de passes é um componente valioso para qualquer ataque, podendo se manter em campo em mais snaps.
Principais Características: Capacidade de Recepção, Route Running e Capacidade de Proteção ao Passe.
Exemplo: CMC, Jerick McKinnon
Esse texto foi uma tradução livre e adaptada de:
https://bleacherreport.com/articles/1678023-breaking-down-every-nfl-running-back-prototype
Forever a 12s