Desde que começaram os Trainning Camps e você já deve ter se deparado com:
“jogador X foi colocado na PUP List”,
ou ainda:
“jogador Y foi colocado na NFI List”
Vamos desvendar nesse artigo esses termos para você!
PUP List (Physically unable to perform)
São para jogadores que sofreram lesões antes do training camp. Os jogadores nessa lista podem participar da reuniões e ir ao CT, mas não podem treinar. Antes de começar a temporada existe a Active/PUP. Eles contam no elenco de 90 jogadores e podem sair e entrar dessa lista sem grandes restrições.
Caso o jogador termine a preseason na PUP, ele vai ser colocado na Reserve/PUP. Ele não conta no elenco de 53 jogadores, e tem que ficar fora de pelo menos quatro semanas. Depois disso os times tem 5 semanas (+21 dias) para decidir se vão ativar o jogador para os 53 ou não.
Se esse prazo passar, ele vai terminar o ano na PUP.
NFI (Non-football injury)
São jogadores que sofreram alguma lesão que não aconteceu nem em jogo nem em treino. Eles não podem treinar e o time decide se quer pagar o salário referente ou não. Durante a preseason existe a Active/NFI, o jogador conta para os 90 jogadores e pode ser retirado da lista a qualquer momento.
A Reserve/NFI serve para jogadores que não conseguiram sair da Active/NFI antes dos cortes para os 53. Eles não contam nos 53 e tem que ficar sem treinar por pelo menos 6 semanas e sem jogar por pelo 8. Quando o jogador começa a treinar, o time tem 3 semanas para ativá-lo, do contrário, ele vai terminar o ano na Reserve/NFI.
Sobre essa questão do salário pago, na última offseason tivemos uma novela entre Colts, Jim Irsay (dono) e o RB Jonathan Taylor. O time de Indiana pensou em colocá-lo na NFI List por uma possível lesão (que Taylor disse jamais ter sofrido de tal problema) depois que o RB pediu para ser trocado.
https://twitter.com/MySportsUpdate/status/1685810254599032832
IR (Injured Reserve)
Esse é bem mais conhecido. Durante a temporada regular, se o jogador for colocado na IR ele não conta nos 53 e tem que passar pelo menos 4 semanas fora. O jogador só pode ser ativado DUAS vezes. Se ele precisar ir uma terceira vez para IR, terminará o ano na lista e não poderá jogar novamente.
Caso o jogador seja colocado na IR ANTES dos cortes dos 53, ele ficará FORA DE TODA A TEMPORADA REGULAR. Sendo assim, ele não conta nos 53 e nem pode treinar com o time. Tome como exemplo no ano passado quando o calouro Tyreke Smith e Alton Robinson perderam o ano dessa forma.
Forever a 12s!