A rodada de Wild Card foi fantástica, e agora temos apenas mais 2 jogos antes do Super Bowl.
Durante o Wild Card, tivemos algumas surpresas, a maior delas sendo os 49ers viajando até a Philadelphia e ganhando dos Eagles.
Na NFC, tivemos ainda os Panthers que estiveram muito perto de ganhar, mas no fim acabaram cedendo a virada para os Rams que agora enfrentarão os Bears. Os Bears por sua vez, conseguiram uma virada histórica para cima dos Packers.
Na AFC, com excessão de Bills e Jaguars que foi um verdadeiro jogaço com 4 trocas de lideranças no quarto período, tivemos 2 jogos onde foi clara a diferença entre os times. Os Patriots, mesmo sem um grande brilhantismo do ataque, conseguiram a vitória contra os Chargers, e os Steelers não tiveram muitas chances contra a poderosa defesa dos Texans. Um dado interessante sobre esse jogo entre Steelers e Texans é que times que jogam em estádio fechado estavam com um recorde de 1-14 quando viajavam para jogar em estádio aberto durante os playoffs e a temperatura era abaixo de 4 graus celsius (~40 Fahrenheit); agora estão 2-14.
Sem mais delongas, vamos falar do Divisional Round e tentar prever quais serão as finais de conferência.
NFC
Los Angeles Rams @ Chicago Bears
Como dito anteriormente, ambos os times sofreram bastante no wild card. Os Rams, que tiveram que atravessar os Estados Unidos para jogar contra os Panthers, agora precisam atravessar o país novamente para jogar contra os Bears. Para piorar um pouco a situação deles, o jogo deve acontecer com uma temperatura entre -10 e -16 graus Celsius. Será que repetem o que os Texans fizeram e melhoram esse índice para 3-14?
Além do fator clima, é importante saber que Stafford teve uma pequena lesão no dedo indicador, exatamente o principal para realizar os passes. Pode ser que isso tenha algum impacto.
Pelo lado dos Bears, Caleb Williams e cia enfrentarão uma defesa que é muito boa em estrutura, com um bom pass rush, algo diferente do que tiveram contra os Packers. Para ganharem, precisam começar o jogo mais ligados do que na semana passada.
Acredito que por jogar em casa, e com uma temperatura que estão bem mais acostumados os Bears devem ganhar.
Meu palpite para esse jogo é Rams 23 x 30 Bears.
San Francisco 49ers @ Seattle Seahawks
Eu realmente não esperava que os 49ers fossem conseguir avançar. Porém, como na NFL a obviedade por vezes fica de lado, aqui estão.
Durante o Wild Card, eles acabaram perdendo Kittle, que sofreu uma lesão no tendão de Aquiles. Contudo, embora não veja os 49ers tendo muito sucesso no ataque, acredito que, para uma vitória dos Seahawks, dessa vez o time precisará anotar mais do que apenas 13 pontos.
É bem possível que durante essa semana, Saleh venha com um plano defensivo bem diferente do que na semana 18, dado que naquela, os Seahawks podiam caminhar o campo todo sem muitas dificuldades. Não me surpreenderia se Lenoir (CB) jogasse em espelho de JSN, e que isso pudesse dar espaço para os demais Wide Receivers de Seattle.
Por jogar em casa, vir da bye e, no geral, ter um melhor time, vejo o Seahawks tendo uma vitória até confortável; contudo, para isso acontecer, acredito que os Seahawks precisem anotar pelo menos 20 pontos no placar.
Meu palpite para esse jogo é 49ers 16 x 26 Seahawks.
AFC
Houston Texans @ New England Patriots
No wild card, os Patriots jogaram contra uma boa defesa e sofreram um pouquinho. A mal notícia para eles, é que enfrentam os Texans que estão em um nível completamente diferente.
Contudo, o positivo para os Patriots, é que os Texans terão que novamente viajar de um lado a outro do país, novamente jogar no frio e em estádio aberto, e contra outra defesa que é bastante agressiva.
Stroud vai precisar cuidar melhor da bola, pois, embora a sua defesa seja fantástica, Maye é um quarterback bem acima de Aaron Rodgers nesta fase da carreira.
Acredito que teremos um jogo bastante equilibrado e dominado pelas defesas, mas no fim o fator casa falará mais alto e os Patriots avançará a final de conferência pelo placar de Texans 16 x 20 Patriots.
Buffalo Bills @ Denver Broncos
Outro grande confronto. Os Bills contaram com um drive final de Josh Allen e conseguiram a vitória, mesmo sem ter tido uma grande partida do seu jogo terrestre e com a defesa cedendo muitas jardas pelo chão.
Os Broncos, acredito, possuem uma leve vantagem, pois têm uma defesa melhor que a dos Jaguars, e não vejo Sean Payton abandonando o jogo terrestre caso ele esteja funcionando.
Para os Bills terem uma chance real neste jogo, acredito que Josh Allen precisará jogar em grande nível, e Cook ter sucesso correndo com a bola.
Aqui vejo os Broncos avançando, com uma vitória de 31 x 26.
Desta forma, teriamos nas finais de conferência
Chicago Bears @ Seattle Seahawks
New England Patriots @ Denver Broncos
