Eu sei que a temporada ainda nem começou, mas aviso logo para vocês. Quando vocês começarem a se viciar em draft, é um caminho sem volta, assim como futebol americano em si. Dessa forma, esse ano pretendemos trazer mais textos explicando e ajudando você a acompanhar o futebol americano universitário.
Prospectos para ficar de olho em 2024 – Ataque
Prospectos para ficar de olho em 2024 – Defesa
Carson Beck, QB, Georgia
Beck é um dos QBs mais talentosos do país, pois terminou a temporada de 2023 com uma taxa de conclusão de 72,4% (quarto melhor na FBS) e um QBR de 86 (quinto). Em seu primeiro ano como titular, Beck melhorou consistentemente a cada apresentação e cravou lindos lances.
Embora os Bulldogs tenham perdido o College Football Playoff após uma dolorosa derrota no SEC Championship para o Alabama, Beck foi uma força motriz para o sucesso do time em 2023, completando 302 de 417 passes (72,4%) para 3.941 jardas, 24 TDs e seis INTs.
Com cerca de 6’4 ″ e 215 libras, Beck é um operador de pocket ágil, mas é incrivelmente equilibrado sob pressão, adepto da varredura do campo e tem velocidade semelhante a um laser e capacidade de camadas para encaixar a bola em janelas incrivelmente apertadas .
Shedeur Sanders, QB, Colorado
Os Buffaloes não atenderam às expectativas após um início quente em 2023, mas Sanders fez seu trabalho e bem, apesar de ter tido muito pouca ajuda de sua linha ofensiva. Em 12 jogos, Sanders completou 298 de 430 tentativas para 3.230 jardas, 27 TDs e apenas três interceptações.
A falta de pockets limpos de Sanders às vezes o deixava nervoso com sua mecânica na reta final, mas com seu atletismo , precisão e toque nítidos e talento fácil para os braços, fazem dele um nome para ficar de olho. Com alguma sorte, uma linha ofensiva melhorada em 2024 pode ajudar Sanders a atingir o próximo nível como candidato – porque ele tem o talento para ser uma escolha entre os cinco primeiros.
Brady Cook, QB, Missouri
Esse cara é um dos jogadores que mais gostei de assistir em 2023. Ele não tem nenhuma característica que rapidamente salte os olhos como um braço super forte ou a mobilidade de um Jayden Daniels. Mas, ele é um bom líder, processa bem as jogadas, aparece em momentos importantes e resolve com as pernas. Ademais, ele tem algo que os outros QBs não tem. LUTHER BURDEN III. Olho nele!
Quinn Ewers, QB, Texas
O talento do braço de Ewers é claro, e ele deu um passo à frente em 2023, lançando 3.479 jardas, 22 touchdowns e apenas seis interceptações. Dito isso, ele ainda flui um pouco demais com sua mecânica, o que pode causar aberrações na precisão do campo – e ele não é o tipo de atleta que cria de forma consistente.
Jalon Daniels, QB, Kansas
Os exames médicos serão o maior ponto de interrogação para Jalon Daniels. Ele perdeu a maior parte da temporada de 2023 devido a uma lesão persistente nas costas que, às vezes, foi debilitante para a estrela dos Jayhawks. Mas agora a tendência é voltar aos 100% e as expectativas para 2024 são altas.
Com 6’0 ″ e 215 libras, Daniels tem uma estrutura forte e é um atleta positivo no plano criativo. Além disso, ele também tem força de braço e habilidade de camadas suficientes para acertar janelas apertadas com precisão, e há flashes promissores de antecipação de janela no meio da fita.
Conner Weigman, QB, Texas A&M
Um ex-recruta cinco estrelas com um protótipo de 6’3 ″ e 215 libras, Weigman completou 82 de seus 119 (68,9%) passes para 979 jardas, oito TDs e duas INTs antes de uma lesão interromper sua campanha de 2023. Quando saudável, ele tem capacidade atlética funcional e velocidade para impulsionar um perfil no primeiro turno.
A offseason de 2024 foi caótica para o programa de futebol do Arizona – enfatizado pela saída do técnico Jedd Fisch para Washington. No entanto, o quarterback Noah Fifita e o wide receiver Tetairoa McMillan serão constantes em 2024, e ambos têm vantagens no início da rodada.
Fifita, que pesa cerca de 5’11 ”, 195 libras, teve silenciosamente uma excelente campanha em 2023, completando 72,4% de seus passes para 2.869 jardas, 25 TDs e apenas seis INTs. Ele é pequeno, mas se encaixa no perfil de Bryce Young com seu toque criativo, controle no pocket e braço forte.
Jalen Milroe, QB, Alabama
Na reta final de 2023, Jalen Milroe fez com que um banco de meio de temporada para Tyler Buchner parecesse nada mais do que um pesadelo. Ele cresceu ao longo da temporada de 2023, acumulando mais de 3.000 jardas no total e 35 TDs no total, tornando-se uma estrela inegável do Crimson Tide.
Ainda há espaço para Milroe continuar refinando sua mecânica e processo como passador, mas ele é um criador elétrico e uma ameaça de corrida com 6’2 ″, 220 libras, com força no braço para conduzir a bola no campo. Trabalhar com Kalen DeBoer pode ajudar Milroe a dar o próximo passo como QB, assim como aconteceu com Penix.
Damien Martinez, RB, Miami
O ataque do Miami Hurricanes será uma unidade obrigatória em 2024. Como quarterback, o time tem Cameron Ward, um dos principais candidatos a subir no Draft de 2025 da NFL. E como running back, os Hurricanes recentemente conseguiram o compromisso de Damien Martinez, do Oregon State.
Em 2023, Martinez marcou 1.185 jardas e nove touchdowns em 194 corridas. Ele usa seu quadro de 6’0 ″ e 232 libras para sustentar o volume, mas silenciosamente tem controle de aceleração extremamente impressionante, liberdade de movimento e liberdade de ângulo em cortes para seu tamanho.
Jaydn Ott, RB, Califórnia
O ataque da Califórnia nem sempre recebe muita atenção da imprensa, mas Jaydn Ott pode mudar isso. Ott tem sido produtivo desde o início. Como calouro em 2022, ele pegou 46 passes, provando sua coragem em receber. E em 2023, ele registrou 1.315 jardas e 12 pontuações em 246 corridas.
Ott não tem grande tamanho ou massa, mas é um corredor paciente e comedido que consegue administrar as pistas no backfield com um trabalho de pés constante. Depois que ele libera e abre seus passos para atacar essas pistas, sua velocidade de passada longa pode virar o campo em um instante.
Trevor Etienne, RB, Georgia
Trevor Etienne, o irmão mais novo da estrela do Jacksonville Jaguars, Travis Etienne, terá todos os olhos voltados para ele enquanto carrega a tocha na posição RB para o Georgia Bulldogs. Etienne foi transferido para a Geórgia depois de registrar 753 jardas corridas e oito pontuações na Flórida em 2023.
Com 5’9 ″ e 205 libras, Etienne vence – em primeiro lugar – com sua velocidade, explosão e agilidade. Ele também tem visão sólida, instintos criativos e equilíbrio de contato para seu tamanho. Para chegar ao primeiro round como Travis fez, Trevor deve provar mais como recebedor, mas o talento físico está presente.
Ashton Jeanty, RB, Boise St
Ashton Jeanty pode ser o melhor candidato ao Draft RB da NFL para 2025, do qual você nunca ouviu falar. Quase sem alarde nacional, Jeanty registrou quase 2.000 jardas totais em scrimmage em 2023 e encontrou a end zone 19 vezes. No ano passado, 1.347 de sua produção em jardas foram para o solo.
De todos os backs elegíveis para o Draft da NFL de 2025, Jeanty tem um dos perfis mais limpos. Com 5’9 ″, 210 libras, ele tem uma boa alavancagem natural e é um caminhante curto e enérgico, mas o que torna seu jogo tão atraente é a eficiência e a urgência com que ele trabalha em campo e ganha velocidade.
Omarion Hampton, UNC
O ataque da Carolina do Norte pode ter perdido Drake Maye e Tez Walker para a NFL, mas ainda valerá muito a pena assistir em 2024, e Omarion Hampton é um grande motivo para isso. Hampton acumulou 1.504 jardas e 15 touchdowns em 2023, e contará ainda mais com ele este ano.
Com 6’0 ″ e 220 libras, Hampton está entre os espetáculos mais imponentes da classe NFL Draft RB do início de 2025. Ele é grande, resistente e físico em espaços apertados, mas também tem a explosão vertical para capitalizar vincos apertados e exibe uma capacidade de corte impressionante em seu tamanho.
TreVeyon Henderson, RB, OSU
TreVeyon Henderson – que estourou com 1.560 jardas e 19 touchdowns no total como um fenômeno do primeiro ano – teria sido meu RB1 se ele tivesse se declarado para o Draft de 2024 da NFL. Dado seu estoque de alto desempenho e seu histórico médico, sua decisão de retornar foi surpreendente, e agora Quinshon Judkins estará comendo seu volume.
No entanto, como perspectiva, pouco mudou em relação a Henderson. Com 5’10 ”, 213 libras, ele traz de volta a alavancagem natural e a força de um volume, mas também tem capacidade atlética explosiva de elite, velocidade vertical e golpes de recepção estelares. Ele pode ser um RB moderno de qualidade.
Ollie Gordon II, RB, OKSU
Ollie Gordon II está entrando em sua primeira temporada de elegibilidade para o Draft da NFL. Ainda assim, ele já é um dos principais candidatos ao RB1 depois de acumular 285 corridas, 1.732 jardas e 21 pontuações em uma campanha vencedora do prêmio Doak Walker em 2023. Além da produção acelerada, ele também conseguiu 39 passes para 330 jardas.
Atleticamente, Gordon pode não ser o membro superlativo da classe RB de 2025. No entanto, com 6’1 ″ e 211 libras, ele tem explosividade funcional suficiente como um caminhante longo e é um movedor de áreas curtas extremamente elástico e maleável, com rara flexibilidade de corte e fluxo.
Quinshon Judkins, RB, OSU
Com o início do ciclo do Draft da NFL de 2025, o manto do RB1 está em jogo. No entanto, poucos candidatos ao RB tiveram um caso tão forte quanto Quinshon Judkins nas últimas duas temporadas. Em dois anos no Ole Miss, o ex-três estrelas eclipsou 3.000 jardas totais de scrimmage e encontrou a end zone 34 vezes.
Há momentos em que a visão de Judkins pode ser um pouco mais consistente, mas o destaque da SEC tem um estilo de corrida energizado que pode ser imitado por poucos, e ele é versátil em todos os esquemas de corrida. Na Ohio State, ele terá a tarefa de sustentar sua produção de alto nível.
Earnest Greene II, OT, Geórgia
Uma das razões pelas quais Amarius Mims permaneceu como right tackle na temporada passada foi porque a Geórgia tinha Greene, um calouro All-American, como left tackle. Se Greene der outro salto em seu desenvolvimento em 2024, ele terá uma decisão da NFL a tomar após a temporada.
Neste ponto do ciclo do Draft da NFL de 2025, a classificação número 1 entre os tackles ofensivos é apenas um espaço reservado. Este grupo está separado por uma margem mínima e há muita energia potencial para movimento – mas Earnest Greene III é difícil de ignorar desde o início.
Seguindo os passos dos tackles do primeiro round Broderick Jones e Mims, Greene pode não ter o mesmo nível de vantagem atlética de elite – mas ele é um motor linear explosivo com 6’4 ″, 320 libras, com comprimento sufocante, força de âncora e um mentalidade de mauler.
Luther Burden III, WR, Missouri
É importante não se ancorar nas notas iniciais em um determinado ciclo de Draft da NFL – mas há momentos em que um cliente em potencial é talentoso e produtivo o suficiente para deixá-lo passar. Ja’Marr Chase era um deles. Harrison foi outro. Luther Burden III poderia ser um caso semelhante.
Burden era um recruta cinco estrelas de St. Louis que optou por permanecer no estado e ajudar a ressuscitar a posição dos Tigres do Missouri na SEC. Dois anos depois, ele conseguiu exatamente isso. Ao longo do caminho, ele se solidificou como um potencial cliente potencial de primeira linha.
Com 5’11”, 208 libras, Burden tem explosividade, agilidade e equilíbrio de contato de elite para se ajustar perfeitamente aos moldes da ameaça RAC da era moderna. Mas, além dessas características de nível superficial, ele também é um separador extremamente natural com seu uso do espaço e um apanhador acrobático.
Tetairoa McMillan, WR, Arizona
Mais coletores de passes são necessários para Justin Herbert, e McMillan é um alvo enorme de 6-5 que pode se alinhar em qualquer lugar nas formações. Ele é um corredor de longa distância com mãos parecidas com velcro e tem bastante velocidade para uma amplitude maior. McMillan teve uma média de 107,8 jardas por jogo na última temporada (quinto na FBS) e conseguiu um touchdown em cinco de seus últimos seis jogos.
Com 6-5, McMillan traz potencial de incompatibilidade com seu tamanho e habilidade de finalização. Existem algumas áreas de seu jogo que os olheiros querem ver desenvolvidas nesta temporada, mas suas habilidades de ajuste atlético e mãos pegajosas fazem dele um alvo amigável para o quarterback.
Saindo do ensino médio como um recruta cinco estrelas, Tetairoa McMillan se comprometeu originalmente com Oregon, onde teria tocado com Bo Nix e Franklin. Mas logo depois, ele mudou seu compromisso com o Arizona, tornando-se o signatário mais bem avaliado da história da escola.
McMillan rapidamente correspondeu ao seu faturamento de cinco estrelas e, em 2023, acumulou 90 recepções para 1.402 jardas e 10 pontuações. Com 6’5 ″ e 210 libras, McMillan tem um tamanho dominante, mas também é absurdamente flexível e fluido nesse tamanho, com a explosão para criar espaço.
Emeka Egbuka, WR, OSU
Indo para o ciclo de Draft da NFL de 2024, Emeka Egbuka foi classificada como uma perspectiva de primeira rodada em meu conselho. E embora as lesões tenham retardado seu avanço em 2023 e, em última análise, tenham influenciado sua decisão de retornar, ele ainda é uma perspectiva com imensa vantagem em três níveis.
Com cerca de 6’1 ″ e 206 libras, Egbuka tem uma estrutura aerodinâmica com massa magra impressionante, e ele é um atleta planador explosivo que pode abrir a cobertura da zona com sua velocidade e instintos espaciais. Além disso, ele é uma presença instintiva e uma ameaça após da recepção valiosa.
Colston Loveland, TE, Michigan
Colston Loveland, de Michigan, é o principal prospecto de TE em nossas classificações preliminares de TE para o ciclo de draft de 2025 da NFL.
Os Wolverines perderam Roman Wilson e Cornelius Johnson para o Draft de 2024 da NFL, então Loveland retornará como a principal arma receptora de Michigan – e esse status é merecido.
Loveland acumulou 45 recepções para 649 jardas e quatro pontuações em 2023. A produção por si só é impressionante, mas o filme a leva a um nível totalmente novo.
Com 6’5 ″ e 245 libras, Loveland tem flexibilidade e fluidez de elite como corredor de rota, e ele pode canalizar sua velocidade e explodir em uma execução perfeita, ao mesmo tempo que se contorce para passes de alta dificuldade.
Dane Key, WR, Kentucky
O ataque de passes do Kentucky Wildcats pode ser especial em 2024 – se tudo correr conforme o planejado. Os Wildcats têm dois prospectos de WR em nossos rankings preliminares do NFL Draft WR de 2025, e outro – Ja’Mori Maclin, transferido para o norte do Texas – é uma menção honrosa. Dane Key chega em primeiro, nono lugar geral.
Key, que chegou a Lexington como um recruta de quatro estrelas, tem 6’3 ″, 195 libras e tem tamanho e capacidade atlética para impulsionar um perfil no início da rodada. Até este ponto, no entanto, sua característica mais comercializável tem sido seu raro controle corporal, habilidade de contorção e foco no ponto de captura.
Will Sheppard, WR, Colorado
Vanderbilt nem sempre é conhecido por seu ataque de passes prolífico, mas na maior parte das últimas três temporadas, Will Sheppard foi um ponto positivo. O apanhador de passes de 6’3 ″ e 205 libras acumulou 150 recepções para 2.037 jardas e 21 pontuações em suas últimas três temporadas com os Commodores.
Sheppard sempre foi firme como corredor de rota e ameaça de pontos de captura, e sua teimosa habilidade de RAC também se mostrou valiosa. Agora, no ataque do Colorado com Shedeur Sanders no comando, Sheppard tem a chance de atingir os números mais altos de sua carreira antes de uma ascensão na NFL.
Barion Brown, WR, Kentucky
A classe Draft da NFL de 2025 não terá um prospecto em potencial como Xavier Worthy – ou algo próximo. Mas Barion Brown talvez se encaixe melhor nesse perfil. Ele foi campeão estadual de atletismo no ensino médio, que correu 10,49 100m rasos, e é um retornador de chute especial, com 1.000 jardas e quatro touchdowns desde 2022.
No wide receiver, Brown pode ser mais consistente com suas mãos e instintos de captura. Além disso, ele às vezes luta com a fisicalidade. Mas com 6’1 ″ e 174 libras, a combinação hiper-elite de explosão, velocidade longa e contração de área curta de Brown pode ser devastadora em várias fases.
Isaías Bond, WR, Texas
Há um ar de incerteza sobre o programa de futebol do Alabama após a aposentadoria de Nick Saban, mas o ataque de passes só deve melhorar com Kalen DeBoer como técnico principal. Dito isto, eles trabalharão sem um de seus principais objetivos a partir de 2023, quando Isaiah Bond for transferido para o Texas.
Com 5’11 ”, 185 libras, Bond é um pouco subdimensionado, mas ele é uma verdadeira ameaça de velocidade com capacidade explosiva em seus freios, e ele também tem afundamento de quadril, nuances e trabalho de pés eficiente para fazer DBs cambalearem nos freios. Saindo de uma campanha de 668 jardas em 2023, ele poderia merecer mais como o primeiro WR do Texas.
Nic Anderson, WR, Oklahoma
Embora o Oklahoma Sooners tenha perdido Dillon Gabriel através do portal de transferência, o ataque de passe ainda tem poder de fogo suficiente para se manter à tona. Nic Anderson, em particular, será confiável por sua habilidade em grandes jogadas e, com mais responsabilidade, uma ascensão no Draft da NFL pode estar a caminho.
Com 6’4 ″ e 213 libras, Anderson marcou impressionantes 798 jardas e 10 touchdowns em apenas 38 recepções em 2023, com média de 21 jardas por recepção. Esse tipo de perfil sempre parece um “boom ou bust”, mas Anderson discretamente tem um bom caminho para executar bloqueios para seu tamanho.
Gavin Bartolomeu, TE, Pittsburgh
Gavin Bartholomew entra no ciclo do Draft da NFL de 2025 como um veterano de quatro anos e, se declarar, terá apenas 22 anos no final do draft. Jovem, mas também experiente, Bartholomew já chama a atenção como um alvo potencial para as equipes no meio da rodada.
Ao longo de sua carreira de três anos com os Panteras, Bartholomew acumulou 67 recepções para 935 jardas e sete pontuações. O jogo de QB de Pittsburgh tem sido esporádico desde a formatura de Kenny Pickett, mas Bartholomew permaneceu uma presença constante e um bloqueador voluntário.
Jake Briningstool, TE, Clemson
O ataque de passe de Clemson nem sempre foi o modelo de consistência em 2023, mas Jake Briningstool foi um ponto positivo no TE, conseguindo 498 jardas e cinco TDs em 50 recepções. Se Cade Klubnik conseguir dar um passo à frente em 2024, Briningstool poderá mais uma vez atingir o ponto mais alto de sua carreira.
Com 6’6 ″ e 230 libras, Briningstool é extremamente leve e magro, e isso às vezes afeta sua eficácia como bloqueador. Mas como arma receptora, Briningstool traz muitas qualidades desejáveis. Ele é explosivo, ágil, fluido e instintivo em seus ajustes.
Tyler Warren, TE, Penn State
O New York Giants selecionou Penn State TE Theo Johnson com a 107ª escolha geral na quarta rodada do Draft de 2024 da NFL. Johnson era altamente considerado, mas muitos avaliadores viam Tyler Warren como a melhor perspectiva antes de ele retornar à escola.
Warren pode não ser tão explosivo quanto Johnson no plano linear, mas sua árvore de rotas é mais expansiva, sua técnica de mão é mais consistente e ele faz sua presença ser sentida como um bloqueador, tanto em linha quanto fora do slot. Sua utilidade é extremamente atraente nesta posição.
Bryson Nesbit, TE, UNC
Drake Maye era um candidato a QB de primeira linha, mas ele tem que agradecer a Bryson Nesbit por parte de sua produção nas últimas duas temporadas. Nesbit era um dos alvos favoritos de Maye e, em 2023, ele alcançou o recorde de sua carreira em todas as categorias, com 41 recepções para 585 jardas e cinco TDs.
Nesbit não é o mesmo ativo que um bloqueador que outros TEs estão nesta lista, mas o prospecto de 6’6 ″ e 245 libras tem muito valor como uma ameaça de seam e redzone. Ele é um atleta ágil e uma força natural de dissecação de zona, que pode criar jogadas pesadas no meio.
Luke Lachey, TE, Iowa
Infelizmente, Luke Lachey quebrou a perna depois de apenas dois jogos em 2023, encerrando sua temporada prematuramente. Se ele tivesse permanecido saudável durante o ano, ele poderia ter sido uma escolha inicial. No entanto, esse mesmo potencial existe para ele no ciclo do Draft de 2025 da NFL.
Filho do três vezes All-Pro, Jim Lachey, Lachey tem todo o tamanho e capacidade atlética necessários, com 6’6 ″ e 250 libras. Ele pode trabalhar a costura e boxear os defensores, pode fazer recepções difíceis em momentos de embreagem e pode gerar depois da recepção.
Mitchell Evans, TE, Notre Dame
Apenas dois ciclos atrás, o Notre Dame Fighting Irish teve um candidato TE1 de Michael Mayer, que foi para o Las Vegas Raiders nas primeiras rodadas. Agora, em 2025, Mitchell Evans poderia estar em uma conversa semelhante depois que uma campanha produtiva de 2023 foi interrompida por lesão.
Evans não é exatamente o atleta que Mayer foi, e o atletismo pode ser um fator de separação entre ele e outros TEs.
Mas com 6’5 ″ e 260 libras, ele é um separador relativamente suave, com boa curvatura nos freios e mãos extremamente robustas no meio e no contato.
Will Campbell, OT, LSU
A batalha OT1 pelo Draft da NFL de 2025 está aberta agora, mas os três principais tackles desta lista são os que mais reivindicam esse título – no momento. Para avaliadores que gostam de boa capacidade atlética funcional e habilidade natural, Will Campbell pode ser o favorito.
Com 6’6 ″ e 320 libras, o comprimento do braço de Campbell é médio, o que pode complicar sua projeção para algumas equipes. Mas, apesar de sua falta de comprimento, ele se sente surpreendentemente confortável jogando com inclinação controlada e tem uma capacidade atlética e fluidez raras para seu tamanho.
Kelvin Banks Jr., OT, Texas
O time de futebol americano Texas Longhorns se tornou um centro de agitação da mídia ao longo do caminho para chegar aos Playoffs do College Football em 2023. Esse maior prestígio deu visibilidade a talentos como Kelvin Banks Jr., que pode acabar sendo escolhido no início da rodada em abril próximo.
Com 6’4 ″ e 324 libras, Banks ainda tem muito espaço para continuar refinando seu jogo. Ele pode estar sujeito a solavancos e recalibragens penosas. Mas quando ele é eficiente com sua técnica, sua carga de potência e produção de força podem ser devastadoras para os oponentes, e ele é um atleta positivo.
Forever a 12s!