Quais movimentações Seattle pode fazer nessa free agency 2025? – Parte 1 – Consertando a Linha Ofensiva

Seattle não chegou aos playoffs na temporada passada. Apesar do ano de estreia de Mike Macdonald tenha dado ao torcedor motivos para acreditar num futuro melhor, o time precisa melhorar. Existem muitas áreas que precisam ser reforçadas, principalmente no ataque, mais precisamente na linha ofensiva.

Quais movimentações Seattle pode fazer nessa free agency 2024? – Parte 1

Quais movimentações Seattle pode fazer nessa free agency 2024? – Parte 2

First things first

Todo torcedor quer ver seu time se reforçando durante a free agency. É necessário lembrar que existem outros 31 times com o mesmo desejo de melhorarem seus elencos. O primeiro ponto importante da FA é o cap. No momento em que escrevo esse artigo, os Seahawks ainda precisam se ajustar antes da free agency começar. Fatalmente os movimentos acontecerão, mas o que é certeza é que os Seahawks não chegarão nessa free agency sendo um dos times com mais cap.

Depois da questão dinheiro, é preciso se ater as motivações dos jogadores. Existem fatores para além do cap. Por exemplo, alguns jogadores vão preferir assinar com um real contender, mesmo que seja por um pouco menos de dinheiro. Em caso de jogadores veteranos, por exemplo. Esses caras não querem e nem precisam mais se provar, então, muitas vezes preferem jogar numa cidade próxima de onde eles estão, ou voltar para a sua cidade natal, do que ter que se mudar nesse estágio da sua carreira.

Isto posto, vamos para algo óbvio, mas que precisa ser dito. Bons jogadores custam caro. É claro que ano depois de ano você vê jogadores que assinam por valores baixos e se destacam como barganhas. Contudo, é utópico imaginar que você vai conseguir montar um elenco completo dessa forma.

John Schneider sempre foi péssimo em FAs. Tem o costume de pagar mais caro em jogadores medianos e raramente entra em disputas pelos jogadores mais destacados. A maior contratação, em termos de preço, dos Seahawks foi, durante muito tempo, Sidney Rice, logo no começo da era PC/JS. Isso mudou com a chegada de Uchenna Nwosu e finalmente por Dre’ Jones.

Apesar de Jones ter sido um fracasso, o processo da tomada de decisão foi correto. Ele era um dos DLs mais disputados e o time precisou abrir os bolsos para contratá-lo. Por exemplo, ele disputou com Zach Allen que teve temporadas fantásticas com os Broncos. Imagine o caso se invertêssemos as contratações.

Por fim, a saúde dos jogadores. Eu não sou médico/fisioterapeuta e muito menos tenho acesso a mesma quantidade de informações que os times tem sobre o estado dos jogadores. Em tese, a avaliação física que eles fazem, permitem que alguns times estejam mais dispostos a gastar mais em jogadores que vem de lesão, do que outros.

Alvos Prioritários

Trey Smith, OG

Trey Smith tem sido um dos melhores guards da liga desde que foi convocado na sexta rodada (devido a um histórico de coágulos sanguíneos nos pulmões. Antes disso, Smith era projetado para ser uma escolha inicial) do Draft da NFL de 2019, embora tenha acabado de fazer seu primeiro Pro Bowl em 2024. Nesta temporada, ele ficou em sexto lugar entre os jogadores de linha interna em taxa de vitória de bloqueio de corrida, de acordo com a ESPN.

Ele só fará 26 anos em junho. Smith vai redefinir o mercado de guards e deve ser o free agent procurado pelos 32 times da liga nessa free agency. Falo de 32 porque acredito que os Chiefs vão conseguir negociar com ele antes que entre na FA, também faz sentido para ele ficar num time que será um real contender novamente em 2025. Isso é um ponto importante porque por implicações de cap os Chiefs podem se ver forçados a trocar ou até cortar Joe Thuney para manter Smith.

Ele tem 6-6, 321 libras com braços longos de 33 5/8 polegadas, e consegue espelhar e proteger muito bem seu quarterback. Possuindo excelente rapidez lateral para sua posição, ele também tem sido um bloqueador de elite em conceitos de zona, incluindo terminar em segundo na NFL com uma nota de 81,5 do Pro Football Focus em corridas de zona. Ou seja, Smith tem sido dominante em ambas as fases do jogo.

Sendo sincero, acho que a maior probabilidade é a renovação com os Chiefs. Ainda que não aconteça, tendo em vista o histórico dos Seahawks sob o comando de John Schneider, não acho provável que o time entre nessa briga.

Projeção: 4 anos/80M.

Drew Dalman, C

“Se você vai ter sucesso no esquema de zona, tudo começa com um center de elite.”

Essa foi a frase de Kubiak em sua primeira coletiva como OC dos Seahawks. Poderia ser um indício que o time iria investir pesado seus recursos numa posição em que vem sofrendo ano após ano?

Os cinco principais centers classificados em 2024 por PFF foram Creed Humphrey, Frank Ragnow, Tyler Linderbaum, Drew Dalman e Zach Frazier. Dalman é o único que será um agente livre. Some isso ao fato de ter uma classe fraca na posição e Dalman deve ser um alvo claro.

O grande problema é que isso vai aumentar a concorrência. Por isso você deve ter visto vários artigos e vídeos com “Por que o time X deveria assinar com Dalman?” ou “Por que Dalman seria um excelente fit para o time Y?”. Um dos fortes candidatos a assinar com Dalman são nossos rivais, os 49ers. Dalman é filho de Chris Dalman, que foi center do time de San Francisco e estudou em Stanford, bem mais próximo dos 49ers do que de Seattle.

Ele tem 6’3 e pesa 305lbs. Ele correu um excelente short shuttle de 4,51 em seu Pro Day, enquanto entregava números impressionantes números no vertical (33 polegadas) e salto em distância (9-1 inches.). Ele traduziu essas características em uma forte carreira na NFL. Ele recebeu uma nota de 78,8 PFF para a temporada de 2024 (#4 entre os centers) e sua nota de bloqueio de corrida foi de 79,8 (#5 entre os centers). No ano anterior, ele teve uma nota de 90,0 em bloqueio de corrida (82,3 no geral).

Dalman cedeu dois sacks e 10 pressões em 2024. Suas notas de bloqueio de corrida foram 82,3 em zona (196 snaps) e 65,0 em gap (52 snaps). Drew Dalman perdeu um pedaço de tempo no meio da temporada com uma torção no tornozelo, mas foi um bloqueador eficaz quando estava em campo. Ele foi importante no meio do jogo de corrida da linha de Atlanta, que teve o terceiro melhor EPA por corrida quando Dalman retornou à escalação na Semana 13. Ele também teve uma nota de 82,3 para bloqueio de zona, bom o suficiente para o sexto lugar entre os centers. Nenhum dos outros 10 principais bloqueadores de zona está disponível (a menos que os Vikings cortem Garrett Bradbury, que ficou em nono lugar).

Os Seahawks devem estar preparados para superar o mercado, como fizeram por Dre’Mont Jones em 2023 e Leonard Williams no ano passado. Um contrato que se encaixa entre os US$ 18 milhões por ano de Humphreys e os US$ 13,5 milhões por ano de Ragnow faz sentido.

Projeção: 3 anos/45M.

Plano B

Mekhi Becton, OG

Becton, de 6-7 e 363 libras, foi escolhido com a 11ª seleção geral, uma escolha depois de Jedrick Willis.  Ele nunca conseguiu fazer jus ao status da escolha em seu tempo em NY e isso foi marcado por inúmeras lesões e problemas de constância de jogo.

Ele renasceu quando assinou com os Eagles e sob a tutela de Jeff Stoutland, depois de ser movido para OG. Sendo titular em 15 jogos, ele permitiu 34 pressões e cinco sacks na proteção de passe, ele se destacou movendo corpos para fora da linha de scrimmage como um bloqueador de corrida, desempenhando um papel crucial na fantástica temporada de Saquon Barkley. Exibindo seu ágil jogo de pés, ele se classificou com uma fantástica nota de bloqueio de zona de 78,7 da PFF também, tornando-o um fit para o esquema de Kubiak.

Ele ainda tem 25 anos e muito potencial. Contudo, acho muito difícil que os Eagles e Becton não cheguem a um acordo para mantê-lo em Philly antes mesmo da Free Agency começar.

Projeção: 3 anos/32M.

Ryan Kelly, C

Kelly pode estar pensando em aposentadoria após uma carreira decorada com os Colts, uma vez que lesões prejudicaram Kelly nas últimas duas temporadas, e ele passou por uma cirurgia no joelho na metade de 2024, o que certamente vale a pena monitorar para equipes em potencial que procuram trazê-lo a bordo. Ele ficou em 10º lugar entre os linemen internos em taxa de vitória de bloqueio de passe. No jogo corrido, teve uma forte nota de bloqueio de zona de 75,4 em 2023 (no entanto, foi ruim em 2024 com 57,8) e forneceria liderança e resistência na OL, se saudável.

Os times precisam avaliar sua saúde, principalmente para definir quanto pagar de dinheiro garantido, mas, Kelly deve ser a melhor opção caso o time não consiga assinar com Dalman. Seattle poderia se preparar para draftar o QB no próximo ano.

Projeção: 1 ano/11M.

Will Fries, OG

Fries fez grandes avanços durante seu contrato de calouro e pode ser o próximo guard a lucrar durante o período de agência livre após uma onda de grandes negócios em 2024. Infelizmente, Fries fraturou sua tíbia na Semana 5 contra o Jacksonville Jaguars e passou por uma cirurgia imediata, mas ele havia obtido uma nota geral de 86,8 PFF até aquele ponto em 268 snaps.

O valor do seu contrato vai ser impactado por essa lesão e cirurgia. Porém, como dito acima, Fries vinha em plena ascensão na sua carreira. Não jogou muito no seu ano de calouro, virou titular na metade da temporada no ano seguinte, foi titular durante todo o ano de 2023 e vinha muito bem até se machucar em 2024.

Projeção: 4 anos/48M.

James Daniels, iOL

Apenas oito agentes livres de iOL tiveram uma nota de bloqueio de corrida de zona acima de 70 na temporada passada. São eles:

Drew Dalman — 86,6 (454 snaps)
James Daniels — 79,6 (275 snaps)
Ben Bartch — 79,5 (57 snaps)
Trey Smith — 79,3 (482 snaps)
Kevin Zeitler — 79,2 (462 snaps)
Teven Jenkins — 78,1 (284 snaps)
Will Fries — 76,4 (349 snaps)
Coleman Shelton — 73,0 (309 snaps)

James Daniels mudou para guard na NFL depois de jogar como center em Iowa. Mover Daniels de volta para o center pode ser uma opção, mas ele também é uma boa opção para guard. Ele é um jogador que tenho monitorado desde seu tempo nos Bears. Daniels estava fazendo um ano excelente, mas, infelizmente, rompeu o tendão de Aquiles na Semana 4. Seu desempenho ficará em dúvida sobre como ele voltará pós lesão e, obviamente, isso irá impactar no seu salário. Acredito que seja uma aposta válida. Ainda deve haver um mercado sólido, dada a idade (27) e a experiência (sete anos) de Daniels.

Projeção: 1 ano/7.5M.

Opções complementares

Coleman Shelton, C

Shelton, de 6-4, 299lbs começou a carreira como UDFA em San Francisco, em 2018. Passou um tempo nos Cardinals, apenas no time de treinos, antes de assinar com os Rams em 2019 onde ficou até assinar com Bears em 2024.

Em sua primeira temporada como center titular em Los Angeles em 2023 assumindo a função de Brian Allen, ele foi classificado como o quinto melhor center de bloqueio de zona da PFF (83,9), embora seu desempenho tenha dado um grande passo para trás em Chicago na temporada passada, com ele ficando em 19º lugar entre 26 centers qualificados. Por dois anos consecutivos, Shelton quase nunca saiu de campo. Ele tem alguma flexibilidade posicional entre os tackles também – todas as características admiráveis ​​em um jogador de linha ofensiva agente livre. Ele também tem conhecimento no esquema de wide-zone pelo seu tempo nos Rams, o que faria dele um bom fit para os Seahawks.

Projeção: 2 anos/10M.

Josh Myers, C

Myers assumiu a função de titular em Green Bay após a saída de Corey Linsley. Nas últimas três temporadas ele perdeu apenas um jogo. Ele foi parte importante no ataque terrestre dos Packers que foi grande destaque. Myers tem boas características tanto para o esquema em gap e zona. Contudo, ele teve uma das cinco piores notas em zona no ano passado entre os centers. Com o talento e potencial atlético, Kubiak e Benton podem adaptá-lo ao esquema.

Projeção: 2 anos/16M.

Patrick Mekari, OL

Ao longo de sua carreira, Patrick Mekari jogou em toda a linha ofensiva dos Ravens. Ele jogou como center e right guard em 2020, right tackle em 2021, left tackle em 2022 e 2023 e left guard em 2024. Essa versatilidade deve ajudar seu mercado, se encaixando onde quer que ele precise ser colocado. Ele ficou em 18º lugar entre os linemen internos em taxa de vitória de bloqueio de passe enquanto estava como left guard em 2024. Mekari postou uma taxa de eficiência de bloqueio de passe de 97 por cento na carreira e jogou o seu melhor na proteção de passe como left guard em 2024, permitindo um sack e nenhum quarterback hits em 577 snaps de bloqueio de passe.

Mekari oferece mais de 500 snaps em ambas as posições de tackle antes de 2024, e mais de 500 snaps como center na temporada de calouro. pode impulsionar seu valor de forma significativa na agência livre. Do lado negativo, ele sempre foi um jogador com notas melhores como bloqueador de gap, do que de zona o que não lhe tornaria um fit ideal para o ataque de Kubiak.

Projeção: 3 anos/21M.

Ben Bredeson, OG

Ben Bredeson é um jogador de linha sólido com versatilidade para jogar em várias posições. Tem experiência como RG e C em 2023. Sua melhor e mais recente é LG, onde foi bem ao lado de Tristian Wirfs como bloqueador de zona em 2024.

Projeção: 1 ano/3.5M.

Teven Jenkins, OG

Jenkins foi escolhido na segunda rodada de 2021 e apesar de ser RT, encontrou na posição de LG seu melhor desempenho de jogo. O grande problema é sua durabilidade. Ele perdeu 12 jogos nos últimos 3 anos e em 2024 jogou 14 partidas, que foi o seu maior número na carreira. Com certeza os relatórios médicos ditarão seu contrato. Times que tenham mais confiança no fato dele estar saudável poderiam abrir mais a carteira para tê-lo no time.

Do ponto de vista de encaixe no sistema, Jenkins é o ideal. Tem 6’6 e 321lbs e uma capacidade atlética fantástica, principalmente no jogo corrido. Ele terminou 2024 com a nota de 70.5 em bloqueio de zona. Ele teve alguns problemas no pass protection, principalmente de ancoragem, mas ainda seria um grande upgrade.

Projeção: 3 anos/24M.

Veteranos

Kevin Zeitler, OG

Depois de passar três anos em Baltimore (depois de quase assinar com Seattle), Zeitler se juntou a Detroit, o que foi um fit quase perfeito. Sua nota geral de 86,8 PFF na temporada regular foi a melhor desde 2014, e sua nota de 87,2 PFF de bloqueio de corrida foi a marca mais alta da carreira. O jogador de 34 anos pode ser uma opção de guard barata, mas eficaz, no mercado.

A grande questão é que com sua idade ele pode não estar interessado em mudar para o Noroeste do Pacífico depois de nunca ter jogado nessa área. Na verdade, acho bem improvável que ele não renove com os Lions.

Projeção: 1 anos/7M.

Zack Martin, OG

Martin terá 34 anos quando a agência livre abrir em 2025, e ele estará se recuperando de uma lesão no tornozelo que o encerrou na temporada, pela qual ele sofreu na Semana 14. Obviamente ele não é o mesmo jogador dominante de outrora, mas ainda é um grande jogador ficando em quarto lugar entre os jogadores de interior de linha em taxa de vitória de bloqueio de corrida.

Seattle gastou recursos em Laken Tomlinson ano passado. Martin seria um investimento que faria muito mais sentido. Não resolve o problema, mas traria experiência e qualidade para essa OL.

Projeção: 1 anos/6M.

Brandon Scherff, OG

Brandon Scherff tem estado saudável em cada uma das últimas três temporadas, depois de perder tempo a cada ano de 2018 a 2021. Seu jogo de alto nível não atende aos mesmos padrões de quando ele estava em campo em Washington, mas mais consistência no tempo de jogo permitiu que ele tivesse um piso mais alto, mesmo na casa dos 30 anos. Na temporada passada, Scherff teve sua menor taxa de bloqueios de corrida (1,9%) desde 2021.

Depois que uma série de lesões manteve Scherff fora de ação por uma quantidade razoável de jogos em cada temporada de 2018-21, ele se recuperou de uma forma importante ao ser titular em todos os jogos ao longo de seu contrato de três anos com os Jaguars de 2022-24. Ele não tem exibido o mesmo talento e desempenho da época de Washington mas ainda seria um grande upgrade, principalmente na proteção ao passe.

Projeção: 1 anos/6M.

Dark Horse Project

Jedrick Willis, OT

Mekhi Becton foi o grande projeto de recuperação em 2024. Os times podem ver em Willis a mesma possibilidade, recuperar um grande talento, com pedigree de pick top-10. Jedrick Wills jogou apenas cinco partidas durante a temporada de 2024 antes de ser colocado no banco para Dawand Jones. Sua temporada de 2023 foi interrompida após apenas oito partidas e apenas em 2022 ele conseguiu jogar todos os jogos.

As preocupações com lesões e a qualidade inconsistente do jogo são preocupantes, mas ele pode vir como um aposta barata para um time que precisa de ajuda na OL, como é o caso de Seattle. Inclusive, mudando ele de posição assim como os Eagles fizeram com Becton.

Projeção: 1 ano/2.5M.

Ben Bartch, OL

Lembro bem de assistir Bartch exibindo seu smoothie que usou para ganhar 60 lbs e deixar de ser um TE para virar LT na Divisão III por St John. Ele tem apenas 26 anos e estava jogando nos 49ers. Ou seja, conhece o esquema que Kubiak vai querer rodar e tem a capacidade atlética para tal.

No tempo limitado que ele teve em campo, ele registrou uma nota de bloqueio de zona de 79,7 em 2023 e uma nota de 79,0 em 2024. Ele não deve chamar muita atenção do mercado, os 49ers devem tentar assinar com ele, mas Aaron Banks também é um FA, então o time provavelmente deixará Bartch ir.

Projeção: 1 ano/2.5M.

Forever a 12s!

Deixe um comentário