Quando você fala de defesa e Seahawks é impossível não relacionar com os anos de ouro da Legion Of Boom que trouxe ao torcedor muitas alegrias. Entretanto, depois de ser totalmente desmontada em 2017 o time não conseguiu montar nenhuma defesa decente até então. Em 2018 não consegue parar o jogo corrido, em 2019 simplesmente não pressiona o QB, 2020 tem umas das piores secundárias da história da NFL em números de jardas e pontos cedidos. Em 2021 parece que o time somou todos esses problemas juntos.
Vamos tentar entender o motivo disso tudo acontecer?
O que falta para defesa ser talentosa? Talento
Simplesmente falta talento para essa defesa ser talentosa. É redundante, óbvio, mas essa é a definição mais simples. O time tem talvez apenas QUATRO jogadores que seriam titulares absolutos em outros times da NFL, do lado defensivo. Quandre Diggs, Bobby Wagner, Jamal Adams e Carlos Dunlap. Entretanto, desses quatro “estrelas” os dois últimos simplesmente não apareceram na defesa em nenhum dos jogos.
Eu não estou falando que não temos jogadores promissores, como Poona Ford, Jordyn Brooks, Darrell Taylor, Alton Robinson, minha questão é que falta jogadores que chamem a responsabilidade, principalmente em momentos difíceis, para que esses jovens possam ter espaço.
Seattle é conhecido por conseguir achados inesperados, mas o time toma algo que deveria ser exceção como regra. Joga um Kyle Fuller para ser center, se dá certo vai receber elogios de gênio, mas pagando um alto preço e correndo um risco ainda maior. É a mesma coisa que faz na defesa.
O time trouxe boas peças para tornar uma DL com uma rotação interessante e que poderiam ter números melhores se o time tivesse uma secundária decente. Nenhum pass rush do mundo, consegue chegar no QB em 1s, e nossos CBs simplesmente, conseguem ceder separação nesse tempo.
O problema de CBs não é de hoje, é algo que é problema há pelo menos duas offseasons. Griffin vinha de uma das piores temporadas de um CB, quando se encontrou na terceira, mas nada que inspirasse muita confiança. Ele precisou se tornar o CB1 porque o time na outra ponta contava com Tre Flowers um safety convertido para CB que já tinha chegado ao seu teto de produção já no primeiro ano. O time simplesmente ignorou e não se preparou para isso, seja no draft seja na FA.
Hoje quem assume, é DJ Reed que nunca foi titular em outro lugar que não em Seattle e vem em três jogos terríveis. Os reservas não botam medo em ninguém. Blessuan Austin sempre teve problemas de se manter saudável e de manter regularidade, foi cortado dos Jets, isso mesmo, dos Jets. Sidney Jones foi um dos melhores DBs do college, mas nunca conseguiu produzir na NFL por simplesmente não estar saudável. John Reid foi uma escolha contestada de quarta rodada que foi cortado um ano depois. Tre Brown não passou confiança para ninguém quando foi escolhido na quarta rodada do ano passado.
Para ser a cereja do bolo, o time perdeu a oportunidade de trocar por C.J. Henderson uma nona escolha geral que foi para os Panthers a preço de biscoito. Esse cara vai dar certo? Ninguém sabe, mas quando você tem chance, você tem que adicionar talento ao seu time.
Todo líder precisa de apoio
O time dos Seahawks tem uma das piores comissões da liga no lado defensivo da bola. Ken Norton Jr já fala por si só, mas nenhum dos assistente teria emprego na NFL se fosse demitido hoje. Vemos em alguns times um bom trabalho de um coordenador de DBs ou de DL que se destaca e você prospecta que pode virar um bom DC no futuro. Mas em Seattle quem seria esse cara?
Andre Curtis, coordenador do jogo aéreo defensivo, não faz um bom trabalho. Clint Hurtt vem de basicamente 3 anos em que o pass rush com 4 caras não consegue gerar pressão. Deshawn Shead chegou para trabalhar agora, Aaron Curry só é conhecido por ter sido o maior bust da história da franquia.
Pete Carroll formou sua comissão baseada em confiança e amizades ao invés de competência e pagamos o preço por isso. Uma demissão de Ken Norton Jr, que não vai ocorrer enquanto PC for o técnico, não teria que ser a única, seria preciso reformular TODO o staff desse lado da bola, porque ninguém tem talento para ser aproveitado.
Pete Carroll está tentando manchar seu legado…
Carroll é o maior, e vai continuar sendo, técnico da história dos Seahawks. Nem vou perder meu tempo passando todas as conquistas e records que ele quebrou para a franquia. Mas ele é um técnico de origem defensiva, então se deu a ele o mérito da LOB. Bem, se o mérito é dele, o demérito de defesas ruins desde 2016, também é dele.
É basicamente aquele relacionamento que já saturou. Você não consegue prospectar mais nada de bom. Nesse interim, vimos PC se metendo no ataque e piorando ainda mais coisas. Nesse ano parece que ele voltou para a defesa, mas sem nenhuma melhoria para o time. Até sua gestão de equipe que sempre foi sua maior qualidade tem sido posto em cheque.
Hoje eu não tenho nenhuma fé numa possível renovação de Russell Wilson. A esperança é torcer para que daqui par ao fim do ano que vem as coisas mudem bastante, mas com o que vimos no começo dessa temporada com a novela de Wilson, só tende a piorar.
É sério que PC quer ser conhecido como o técnico que estragou anos da carreira de Wilson e que fez o time perder o maior QB da franquia?
Go Hawks!
[…] Raio-X: O ostracismo da defesa dos Seahawks! […]
[…] Raio-X: O ostracismo da defesa dos Seahawks! […]