Sataoa Laumea será mais que apenas um backup?

Depois de pegar Christian Haynes na terceira rodada, o GM John Schneider disse que os Seahawks podem não ter terminado de draftar os jogadores de OL. Eles não estavam. Laumea começou sua carreira universitária como RG antes de passar para o RT nas duas últimas temporadas por necessidade. Ele tem a constituição de um guard, se considera um jogador interior e disse que os Seahawks também pensam assim.

Byron Murphy II é o início da Era Mike Macdonald

Christian Haynes é mais um pilar para a OL de Seattle

Tyrice Knight é a escolha mais subestimada do Draft dos Seahawks

AJ Barner pode alcançar o potencial projetado?

Nehemiah Pritchett consegue um lugar no elenco?

Sataoa Laumea será mais que apenas um backup?

DJ James vai fazer valer a aposta?

Michael Jerrell pode ser um desconhecido que dará certo?

Por que o UDFA Dee Williams pode ter um impacto imediato?

Jack Westover pode ser a surpresa dos UDFAs?

Vamos lá!

Quem é Sataoa Laumea?

Laumea, titular de quatro anos que disputou 44 jogos consecutivos, traz versatilidade à linha, tendo começado como guard direito por duas temporadas antes de passar para RT nas últimas duas temporadas. Ele recebeu honras do All-Pac-12 em cada um dos últimos dois anos, sendo nomeado duas vezes para o segundo time, enquanto ganhou honras para o primeiro time uma vez e foi nomeado menção honrosa em todas as conferências uma vez.

O que ele disse ao ser draftado?

“É uma sensação ótima”, disse Laumea. “É uma grande oportunidade, sei muito sobre o programa deles. Conheci ótimas pessoas em entrevistas e outras coisas. Sei que eles acabaram de contratar um ótimo treinador de OL. Isso significa muito para mim. É uma oportunidade de provar para todos que não me escolheram, estavam errado e provaram que vocês estavam certos.”

“Eu diria que mover uma pessoa do ponto A para o ponto B é o mais divertido”, disse ele. “É isso que quero dizer com fisicalidade. Temos que mover homens adultos e eles não vão deixar, então sinto que não me importo e estou disposto a fazer meu trabalho. Quero finalizar as jogadas, preciso ser melhor em ser mais consistente com isso, mas é isso que quero mostrar em Seattle. Eu diria que sou bastante físico nesse sentido, tentando afastar as pessoas da bola. e tentando acabar com eles.

“Eu só quero jogar um bom futebol, é isso que é. Quero que outras pessoas assistam digam: ‘Caramba, é uma boa jogada OL bem ali.’ É isso que eu quero fazer, eu só quero ser ótimo, para ser ótimo, às vezes tenho que ser agressivo, é daí que vem esse impulso.”

Além de uma vontade de ser grande, Laumea também tem uma tendência competitiva que remonta à infância, quando ele era o oitavo de 10 filhos.

Eu sou o número oito, o menino mais novo”, disse ele. “Eu não tive direito a muitas coisas.

Factoide Curioso

https://twitter.com/i/status/1784383025901387957

Washington Huskies, que tinha na época o atual OL Coach (no mesmo cargo) de Seattle teve a chance de recrutá-lo vindo do colegial, mas não o fizeram. O técnico, Scott Huff, brinca com isso na ligação e Laumea responde com “vocês vão me mover para DL” uma vez que jogadores de origem samoana tem bom histórico como jogadores de trincheiras e por vezes acabam sendo transacionados para o outro lado da bola. Um exemplo disso, é Troy Fautanu, que começou como um DL antes de virar um dos melhores OLs da classe.

Draft Report 2024: Troy Fautanu, OL, Washington

Como se pronuncia o nome?

Os Seahawks tem draftado jogadores com nomes complicados em anos seguidos. Ano passado foi o Olusegun Oluwatimi e agora foi o samoano, Laumea. A pronúncia correta do seu nome saw-TAU-uh Lau-MAY-uh.

Olusegun Oluwatimi será o center do futuro?

Draft Report 2023: Olusegun Oluwatimi, C, Michigan

Capacidade Atlética

https://twitter.com/MathBomb/status/1784315934036897824

Versatilidade

Os Seahawks anunciaram Laumea como OT, mas ele apenas disse que acha que o veem como um guard, “o que eu adoraria”. Ele jogou como guard no início de sua carreira universitária, mas Utah o transferiu para RT nas últimas duas temporadas devido a uma necessidade.

Desde de 2021 ele tem:
4 snaps como LT;
1 snaps como LG
922 snaps como RG;
1126 snaps como RT;

Onde ele mostra potencial?

https://twitter.com/i/status/1786212167135424859

É fácil se apaixonar por OLs grandes e impiedosos. Ao mesmo tempo, ninguém deve ignorar quando essa parte do jogo do bloqueador se torna um obstáculo. Isso não quer dizer que Sataoa Laumea, de Utah, seja um jogador sujo ou algo parecido. Porém, sua agressividade pode prejudicar sua eficácia.

https://twitter.com/i/status/1786210874333565407

Laumea vence como bloqueador de zona com muito boa rapidez inicial e mãos pesadas para fechar espaço.

https://twitter.com/i/status/1786211085462196608

A partir daí, ele tem o controle do corpo para se retrabalhar e permanecer engajado para criar lanes de corrida, junto com a explosão para sair em movimento e acertar alvos menores.

https://twitter.com/i/status/1786212560888365331

Na proteção de passe, Laumea é um jogador fluido e que se move bem, o que lhe permite chegar aos seus pontos sob controle. Sua ancoragem robusta o ajuda a vencer em jump sets e power moves.

https://twitter.com/i/status/1786211944308896110

Com os pés e mãos em movimento ele mostra sua fluidez para se recuperar.

https://twitter.com/i/status/1786211535150338164

A técnica snatch-and-trap é usada por OL na proteção de passes como um contra-ataque para pass rushers com distribuição desigual de peso. Os defensores que têm muito peso na frente do corpo não têm uma base de apoio adequada para estabilizar sua estrutura, o que os torna suscetíveis a essa técnica.

Isso geralmente ocorre durante um long arm ou bull rush, quando os rushers podem se estender demais na tentativa de gerar força sem trazer os pés, anulando seu centro de gravidade e equilíbrio no processo. Muito do seu peso depende dos braços e não da base (pés), apoiando-se efetivamente no contato em vez de passar pelo solo para gerar força. Isso deixa os rushers com muito pouca margem de erro ou capacidade de recuperação caso seu ponto de contato seja retirado.

O snatch-and-trap é baseado em bloqueadores que avaliam essa vulnerabilidade em seu oponente, com o objetivo de “arrebatar” sua fonte de equilíbrio com um golpe para baixo com duas ou uma mão ou um golpe no pulso, antebraço ou cotovelo do rusher. Conseqüentemente, issoquebra o ponto de contato do rusher, anulando sua fonte primária de equilíbrio, resultando em um colapso e queda.

https://twitter.com/i/status/1786210811653812682

Essa é mais uma técnica avançada que ele consegue executar. Essa é a bait. Ele finge que vai fazer o contato, o defensor antecipa seu punch e você retira as mãos e contra ataca rapidamente. É esse tipo de refinamento que ele precisa fazer com mais consistência para se manter na NFL.

Onde precisa melhorar?

https://twitter.com/i/status/1786211808547594312

Tendência a jogar alto com técnica errática, timing inconsistente do seu punch/contato.

https://twitter.com/i/status/1786212267761029381

Uma vez colocado em uma ilha, Laumea tem tendência a exagerar, o que o deixa aberto a derrotas fáceis internas. Voltar para dentro é provavelmente do seu interesse na NFL.

https://twitter.com/i/status/1786212474833764571

Ele tem problemas para variar e acertar o timing consistentemente de seus golpes, liderando com as duas mãos ou se atrasando com a mão externa, deixando-o suscetível a perdas rápidas por dentro.

https://twitter.com/i/status/1786210693613519330

Ele terá problemas contra defensores ágeis e evasivos devido à sua tendência de se inclinar para o contato e ao mau hábito de ultrapassar seu marco na parte frontal, criando fácil um espaço por dentro.

https://twitter.com/i/status/1786212077029163199

Não tem problema de mobilidade, mas perceba que ele luta para posicionar suas mãos com consistência e perde o defensor.

https://twitter.com/i/status/1786211486198604032

Bom processamento, mas se movimenta mal.

Veredito

No geral, Laumea é um bloqueador robusto e forte, com mãos pesadas, que muitas vezes joga com um estilo excessivamente agressivo e frenético que leva a perdas claras e flagrantes por dentro. Laumea oferece características básicas de guard titular para trabalhar, mas depois de 44 partidas universitárias e as mesmas lutas para acertar o alvo aparecendo consistentemente no Senior Bowl, ele parece ter enraizado alguns maus hábitos.

Haynes se projeta como RG titular do Seattle, com o veterano Laken Tomlinson no lado esquerdo, pelo menos de início. Portanto, Laumea provavelmente está competindo por uma vaga no elenco como opção reserva junto com Anthony Bradford, Tremayne Anchrum Jr. Vale salientar que com a incerteza que existe sobre a saúde de Abe Lucas, os snaps como RT também servem para ele entrar na conversa por uma briga de vaga no elenco com Stone Forsythe, por exemplo.

Forever a 12s!

3 Replies to “Sataoa Laumea será mais que apenas um backup?”

  1. […] – Sataoa Laumea – 6’4, […]

Deixe um comentário