Se você tivesse a caneta na mão, quem demitiria primeiro: Waldron ou Hurtt?

Despencando para a nona posição na NFC depois de uma derrota por 41-35 para o Dallas Cowboys e caindo para o terceiro lugar na NFC West com um recorde de 6-6, o cambaleante Seattle Seahawks perderia os playoffs se a temporada regular terminasse hoje.

https://twitter.com/rapinasdomar/status/1732222330187743315

Com Seattle atualmente do lado de fora do caminho para os playoffs, qual dos assistentes de Pete Carroll tem mais pressão para mudar as coisas no último mês da temporada? Provavelmente a maioria da torcida iria querer demitir os dois, mas se você tivesse o poder de demitir apenas um dos dois, quem seria?

O caso de Shane Waldron

Depois que Seattle terminou em nono lugar na NFL em pontuação ofensiva em 2022, Waldron entrou em sua terceira temporada como OC com Geno Smith de volta, Jaxon Smith-Njigba juntando-se a DK Metcalf e Tyler Lockett , Ken Walker III e Zach Charbonnet no backfield e uma linha ofensiva melhorada. Dado o talento desse lado da bola e os reforços adicionais acrescentados à unidade, as expectativas não poderiam ter sido maiores quando a temporada começou, em setembro.

Mas mesmo com o retorno do elenco de playmakers, os Seahawks não foram capazes de cumprir esse padrão de forma consistente. As lesões desempenharam um papel importante, já que a equipe iniciou nove combinações diferentes de linha ofensiva em 12 jogos e Smith sofreu algumas pequenas lesões ao longo da temporada. Mas, no geral, o grupo se declarou relativamente saudável e os resultados simplesmente não foram iguais. Depois de sete jogos marcando 20 ou menos pontos na temporada passada, o time já soma seis jogos desse tipo em 2023, faltando cinco jogos para o final do calendário.

Embora um desempenho de 35 pontos contra os Cowboys tenha melhorado seus números, os Seahawks atualmente estão em:

  • 14º lugar em pontos por jogo,
  • 20º em ataque total,
  • 14º em jardas de passe;
  • 27º em jardas corridas;

Dando passos significativos para trás no tabuleiro. Eles têm sido ainda piores em situações-chave, classificando-se em 26º lugar em eficiência de terceira descida e 23º em taxa de touchdown na redzone, lutando consistentemente para sustentar e finalizar ataques, apesar de sua abundância de talento.

Lutando para implementar ajustes para combater as defesas adversárias durante toda a temporada, o ataque de Waldron tem sido assombrado pela diminuição do desempenho na segunda metade dos jogos. Prosperando com jogadas planejadas no início do jogo, os Seahawks ficaram em sétimo lugar em pontos por jogo no primeiro quarto, mas marcaram apenas 11 touchdowns ofensivos no segundo tempo em 12 jogos e ocuparam o 18º lugar em pontos do terceiro/quarto quarto da temporada, o que não reflete bem no coaching.

O caso de Clint Hurtt

No meio de sua segunda temporada como coordenador defensivo, a unidade de Clint Hurtt demonstrou uma melhora modesta em alguns aspectos em comparação com o ano anterior. Por um lado, com exceção de ser massacrado pelos Ravens na semana 9, a defesa de corrida tem sido melhor, permitindo 31 jardas a menos por jogo em comparação. Mesmo com a lesão de Uchenna Nwosu, o pass rush melhorou ligeiramente, saltando para o top 10 com uma taxa de pressão de 23,8 por cento e 36 sacks até agora.

Mas mesmo com essas melhorias, apesar de ter tido períodos de jogo de qualidade no início da temporada, a defesa de Hurtt tem sido estatisticamente pior no geral do que em 2022. Depois de terminar em 25º na defesa de pontuação há um ano, eles mantêm a mesma classificação este ano, embora cedendo quase um ponto completo por jogo a mais, em média. Estamos em 25º e 28º lugar em passes (17) e touchdowns corridos (15) permitidos, respectivamente.

Situacionalmente, Seattle não foi capaz de parar ou limitar os adversários a três ou menos pontos, uma vez que avançaram para a redzone durante a maior parte da temporada. Semelhante ao seu ataque, a equipe ocupa a 29ª posição na defesa de terceira descida, permitindo que os adversários movam as correntes em 45 por cento das vezes nesta temporada. Embora tenham feito melhorias recentes dentro de sua própria linha de 20 jardas, incluindo forçar Dallas a chutar quatro field goals na redzone na quinta-feira, eles ainda estão em 25º lugar na porcentagem de touchdown da redzone (63 por cento) até a semana 13.

Os tackles perdidos têm sido um grande problema para a unidade de Hurtt, já que o Pro Football Reference já colocou o time com 89 tackles perdidos, empatados em terceiro lugar na NFL até agora. Na temporada passada, eles perderam apenas 77 em toda a temporada regular de 17 jogos. As faltas também têm sido um grande problema, já que 31 de suas 76 infrações defensivas resultaram em primeiras descidas, empatadas em maior número na liga.

Combinando os tackles e as faltas com problemas persistentes em ceder jogadas explosivas, os Seahawks não tiveram disciplina na defesa durante toda a temporada. Considerando a mistura de veteranos experientes como Bobby Wagner e Jamal Adams e jovens fenômenos em ascensão como Devon Witherspoon e Boye Mafe desse lado da bola, o desempenho simplesmente não está de acordo com o nível de talento em todos os três níveis, o que reflete mal em treinamento.

Veredicto Final

Seja justo atribuir a culpa a eles ou não, nem as unidades de Waldron nem de Hurtt aproveitaram suas capacidades e a responsabilidade sempre recai sobre os treinadores, especialmente quando eles têm grupos talentosos que apresentam desempenho cronicamente abaixo do esperado. Do jeito que as coisas estão, ambos os coordenadores se encontram na corda bamba e treinarão para seus respectivos futuros nas últimas cinco semanas.

Waldron tem contra ele o fato de estar no terceiro ano na franquia e ter problemas repetidos. O ataque manteve as peças da temporada passada para cá, e adicionou talento, mas sem gerar resultados.

Hurtt sofreu com mais mudanças na defesa. No entanto, a unidade é uma das mais caras da liga, e além disso o time investiu uma escolha de top-5 nessa unidade. O desempenho não melhorou como esperado em sua segunda temporada, e a falta de disciplina e problemas de preparação sugerem que a comissão técnica não está colocando os jogadores na melhor posição para ter sucesso.

Esse texto foi uma tradução livre de:

https://www.si.com/nfl/seahawks/news/seattle-seahawks-shane-waldron-clint-hurtt-hottest-seat-five-games-left-to-play

Forever a 12s!

Deixe um comentário