Pouco mais de três anos atrás, Seattle escolhia na posição 31 GERAL do draft de 2016, o prospecto extremamente atlético de Texas A&M, Germain Ifedi (a torcida delira haha). Para quem não é habituado, todos os calouros draftados recebem um contrato de quatro anos, entretanto, para os escolhidos na primeira rodada é dado ao time a opção de um quinto ano, no caso de Ifedi custaria cerca de 10.35M.
VEJA TAMBÉM OS OUTROS POSTS DA SÉRIE:
- A fantástica temporada de Duane Brown
- Mais um case de sucesso: A conversão SS>CB de Tre Flowers
- Conheça Poona Ford, um dos rookies mais subestimados dessa classe
- Há cura para síndrome do pato?
- O surgimento do improvável Jacob Martin no pass rush
- O que esperar de Rashaad Penny, depois de uma temporada bem longe do nível de primeiro round?
- Qual impacto de Mike Iupati na linha ofensiva?
- Quem assumirá a vaga de nickel deixada por Coleman?
- Qual potencial Will Dissly pode atingir?
- Rumo ao Draft #1: Após Calitro se destacar, Seattle investirá em outro jogador desse estilo no draft?
Ele começou a carreira jogando como RG, um ano desastroso, que nos foi possível lembrar assistindo ao último jogo da temporada regular contra os Cards. Depois disso ele foi movido (corretamente) para a posição de RT e continuou sendo desastroso. Liderou a liga em faltas com 16 FALTAS. Entre seguradas, saídas falsas, falta de disciplina, inconsistência na proteção ao passe, toda torcida diria em conjunto um sonoro NÃO!!! para essa opção de quinto ano.
Então começou 2018 e… outro ano ruim para Ifedi. Chegou a perder vaga para Isaiah Battle, depois de duas seguradas e uma saída falsa em um dos treinos. Até o próprio PC, que sempre contemporiza as falhas do time para imprensa disse que a performance de Ifedi foi “muito desapontante”. Jamarco Jones, o novato, assumiu a posição, mas uma lesão encerrou seu ano e deixou a vaga no colo de Ifedi.
VEJA MAIS:Analisando o elenco – Linha Ofensiva – Tackles
O fator Mike Solari, nosso técnico de linha ofensiva, foi fundamental no seu crescimento, cortando a quantidade de faltas quase pela metade e tornando a linha ofensiva de Seattle no top 20 de linha ofensiva em proteção ao passe (o que não acontecia desde 2012) e liderando a liga em corridas. Ifedi em 446 jogadas de passe, cedeu 29 pressões ao QB (6 sacks e 23 apressamentos), que o colocou 56º geral entre 83 jogadores. Teve nota de 70.2 na proteção ao passe, quase o dobro da sua nota de 38 na temporada de calouro.
VEJA MAIS:Teremos uma linha ofensiva de respeito novamente? Parte 1 – (2012)
Vamos aos lances de Ifedi #65 esse ano:
Ainda nos primeiros jogos na temporada víamos resquícios do Ifedi desastre, sem técnica, sem inteligência, sem equilíbrio.
Nesses lances temos o PÉSSIMO trabalho de mãos de Ifedi, que é fundamental para um OL, principalmente para vencer jogadores mais talentosos. Atacar com um soco forte o peito do adversário o deixando sem ação. Não adianta de nada ele ter uma ótima envergadura e demorar duas horas para levantar os braços.
Nesses lances ele foi OBLITERADO por Mack, claro que o edge é de outro mundo, mas no primeiro lance o TE diminui o primeiro passo do adversário, deixando Ifedi com toda a base para conseguir o bloqueio, mas acaba deixando Mack passar e conseguir o sack. No segundo lance, ele demora para reconhecer a blitz e o stunt, demora para reagir e acaba ficando no chão. MAIS UMA VEZ!
Porém com a chegada de Fluker, ele evoluiu muito, só prestar atenção em como a dupla ofensiva deu esse belo pancake no adversário.
VEJA TAMBÉM:
- Analisando o elenco – Linha ofensiva – Interior da OL
- Habemus linha ofensiva, o que mudou em Seattle?
Excelente jogada, uma excelente sinergia com Fluker, mesmo os adversários invertendo as posições ele consegue derrubar um deles e dar tempo para Wilson achar uma saída. No segundo lance, deixa o DL sem nenhuma reação e dá tempo para nosso QB lançar para o TD.
Aqui vemos a evolução do seu jogo corrido. Mãos na posição certa, criando o gap certo para a corrida, e depois ainda finalizando o bloqueio jogando o adversário no chão.
Nessa jogada Seattle chama uma corrida chamada duo. A jogada começa com vários bloqueios em duplas, Ifedi faz o primeiro e sai para bloquear no segundo nível perfeitamente, chegando com equilíbrio no adversário e tirando-o da jogada.
Lembra da lerdeza para reconhecer stunts? Mais um ponto que Ifedi evoluiu muito durante a temporada. Muito disso se deve das comunicações com Fluker na linha antes das jogadas.
Outro ponto importante, é a defesa contra bullrushes. Ele percebe que é essa técnica que será usada e arma a base correta para absorver a pancada e fazer o bloqueio correto.
Quando eu vejo essa jogada, lágrimas caem dos mus olhos. Para você que acha que não tem jeito, que não vai conseguir, que já era… para todos os problemas há uma solução. Eu achava que Ifedi nunca seria capaz de bloquear alguém, mas nessa jogada ele executa um EXCELENTE kick step, bloqueando ninguém menos que D-Lawrence. Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Bom, você pode estar me achando maluco, por estar sendo “advogado de Ifedi”, mas minha única questão são os valores de RT. Por exemplo, Ja’Wuan James ex-Dolphins, jogador dois anos mais velho que Ifedi, e com 18 jogos perdidos por lesão, assinou um contrato de 51M com os Broncos com 32M garantidos. Como falado anteriormente esse ano a mais de Ifedi, custaria certa de 10.35M por apenas um ano. Eu não acho que seria um bom valor para ele, entretanto ao fim desse ano, o contrato de Ifedi acabará e Fant acabará sua tender.
OFFSEASON [3] – Renovações e contratações da Free Agency
Então um dos dois deve ficar no time, além da opção de Jamarco Jones como RT e uma ótima classe de OTs em 2020. Até porque, Daqui dois anos também precisaremos de um LT. Finalmente respondendo a resposta, acredito que Seattle acertou em não fazer uso da opção, já que o custo de Ifedi/Fant numa renovação a longo prazo seria mais barata no cap anual.
Concorda, discorda? Comenta aí!!
Go Hawks!
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]
[…] OT Germain Ifedi para os Bears num contrato de 1 ano e 1M; não gera pick compensatória […]
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]
[…] Seattle acertou em não exercer o direito de quinto ano em Ifedi? […]