Chega o final de temporada e é hora dos times tentarem melhorar seus elencos, repor peças perdidas e ficar mais competitivo para a temporada que irá se iniciar. É inegável que o Front Office melhorou bastante nos dois últimos, principalmente no draft, mas existem erros anteriores a isso e como todo mundo sabe, uma hora a conta chega.
Esse elenco de 2024 será um desafio para ser montado, uma vez que além de pagar por ele, Seattle terá que pagar por decisões que tomou bem antes desses jogadores chegarem ao Noroeste do Pacífico. Por mais que pareça que Seattle é um time em rebuild, o que é factível com o time trocando seu franchise QB, em termos de cap, não estamos assim.
Vamos lá!
Existe muitas vagas para preencher e pouco dinheiro para gastar
Olhem a lista dos “22 titulares” de Seattle em 2023:
Geno Smith
Ken Walker
Tyler Lockett
DK Metcalf
Noah Fant
Will Dissly
Charles Cross
Damien Lewis
Evan Brown
Phil Haynes
Abe Lucas
Uchenna Nwosu
Leonard Williams
Jarran Reed
Dre’Mont Jones
Boye Mafe
Bobby Wagner
Jordyn Brooks
Tariq Woolen
Devon Witherspoon
Quandre Diggs
Jamal Adams
Dos 22, 7 precisam renovar. Some a eles nomes de possíveis reservas como Colby Parkinson, Mike Jackson, Darrell Taylor, Devin Bush, Mario Edwards, chegamos a 12 nomes. Por fim, existem aqueles que o contrato não condiz e podem ser cortados por questão de cap, tais quais, Will Dissly, Quandre Diggs, Jamal Adams, Geno Smith. Não estou dizendo que todos esses serão cortados, mas existe a possibilidade, além daqueles que fecham o elenco como contribuintes nos times de treinos.
Muito investimento e pouco talento
Seattle no momento tem apenas 6,042,066 de espaço no cap em 2024. Por isso, como dito anteriormente podem e devem haver cortes para abrir espaço. Bem, com tão pouco espaço no cap, parece que temos muito jogadores bons, porque obviamente, seriam mais caros, o problema é que a realidade não é bem assim.
Em 2023, o cap hit de Will Dissly foi o sexto maior da liga e por mais que eu o ame, ele não é o sexto melhor TE da liga, nem de longe. Em 2024 ele estará no top 13 da posição, ainda caro. Jason Myers terá quinto maior cap hit entre os kickers de 2024, também não foi de longe o quinto melhor kicker da liga.
Sobre safeties…bem, eles merecem um ponto só para eles.
Dinheiro gasto em safeties
Seattle teve o quinto (Diggs), o sétimo (Adams) e o vigésimo oitavo (Love) safeties mais caros da liga em 2023. Você pode me achar apenas um hater, mas você realmente acredita que Diggs é um safety top-5 da liga? Principalmente sabendo que seu contrato foi assinado depois dele vir de uma lesão grave e que ninguém saberia como ele voltaria?
As coisas pioram em 2024. Seattle terá o primeiro (Adams), o terceiro (Diggs) e o décimo oitavo (Love) mais caros da posição. Isso simplesmente não existe. Não é possível que eles se mantenham em Seattle sem nenhuma reestruturação.
Renovações equivocadas
Gabe Jackson (4.76M)
Carlos Dunlap (4.2M)
Shelby Harris (3.26M)
Quinton Jefferson (2M)
Al Woods (1.75M)Quase 16M gastos no dead cap por jogadores que não estão mais em Seattle.
— Alexandre Castro (@alexcastrofilho) November 27, 2023
Tirando Carlos Dunlap, que realmente contribuiu com o time em dado momento, Seattle pagou para 3 dos outros quatro nomes jogarem por outras franquias em 2023. O time reestruturou o contrato Harris, para depois cortá-lo, além de pagar muito caro em QJeff que nunca fez nada na vida e Al Woods um veteranaço. Resultado disso é que do top-10 salários gastos em DL de Seattle em 2023, apenas Reed, Taylor, Mafe e Jones estavam no clube.
Abaixo vamos listar algumas renovações emocionadas que podem fazer parte do dead cap de 2024 sem nem estar jogando mais em Seattle.
Jamal Adams, S
Eu não posso ser engenheiro de obra pronta e agora, depois de saber as lesões de Adams, dizer que foi uma renovação ruim. Seattle obviamente errou no valor, mas principalmente no timing. O time fez uma troca extremamente cara pelo safety (duas primeiras rodadas, uma terceira e um titular) e não chegou já renovando com o jogador. Com isso, outros safeties foram assinando os seus contratos e encarecendo o preço de Adams que tinha toda a vantagem na negociação. Afinal de contas, o time não ia querer parecer estúpido (na verdade, mais estúpido) de fazer uma troca tão cara por apenas um ano do jogador.
A troca de Jamal Adams se completou, vamos analisar como ficou
Adams terá o segundo maior cap hit do time em 2024 com 26M. Cortá-lo deixaria um dead cap de 10M em 2024 e mais 10M em 2025, par ao time abrir 16M em 2024. Cortar o jogador é ruim, deixar no elenco é ruim. Será que JS tem capacidade para negociar um paycut?
Quandre Diggs, S
Diggs foi uma troca maravilhosa de JS. Quinta rodada por um cara que virou titular. Mas, novamente Seattle erra e muito nos valores. Deu muita grana para um cara que vinha de uma lesão grave na perna, cheio de incerteza. E seu nível caiu drasticamente, enquanto ele se recuperava da lesão.
Quandre Diggs pode se recuperar da temporada desastrosa?
Em 2024 ele terá o quinto maior cap hit com 21M. Cortá-lo deixaria um dead cap de 10M em 2024, para o time abrir 11M. Dá vontade de rir, se não fosse tão trágico.
Will Dissly, TE
Top-7 em cap hit do time 2024, a frente de Uchenna Nwosu, um EDGE. Dissly é aquele jogador que é fácil da torcida gostar, se entrega muito em campo, mesmo que seu trabalho, nos bloqueios, não apareça tanto para a mídia. Ele sempre foi um recebedor confiável, quando estava saudável. O problema, é que para mantê-lo em Seattle o time abriu a carteira demais.
O contrato de Will Dissly segue sendo um overpay?
Seu corte abriria 7M, mas deixaria um dead cap de 3.1M.
Jason Myers, K
Myers é um cara de temporadas fantásticas e temporadas desastrosas. Houve momentos em que ele nos salvou e em outros que queríamos tocar fogo na sua camisa. O time assinou um contrato de 4 anos com ele, com valores fora de contexto. No quesito kicker, eu penso da seguinte forma:
- Chutes de menos de 50 jardas, deveriam ser automáticos;
- Chutes entre 50-55 jardas, podem ser feitos por kickers de primeira prateleira;
Para o salário pago a ele, não faz sentido ele não ser confiável nos seus chutes. Cortar o kicker em 2024 abriria 3.65M, ao custo de 1.875M e 3.75M de dead cap em 2024 e 2025, respectivamente.
Bryan Mone, NT
Na décima primeira posição do time, em cap hit está Bryan Mone. Talvez, se você for um torcedor mais desavisado, nem lembre ou nem saiba quem é Mone. Eu consigo até ao menos justificar as renovações acima porque eram caras que foram titulares. Seattle pagou em Mone um preço absurdo para um cara reserva e que nunca trouxe impacto para o time, além do fato de ser outro frequentador do DM.
A renovação de Bryan Mone foi um erro
6.4M de cap hit em 2024. Desses, 500k ficariam de dead cap e 5.9 seriam abertos nos cofres em 2024, no caso de um corte.
Nick Bellore, FB/LB/ST
Fora de campo deve ser um cara super legal de se ter por perto, mas uma renovação de 2 anos por 6.6M, não faz nenhum sentido. Cortar em 2024 abre 2.85M e deixa um dead cap de 1.150k.
Em mais um movimento questionável, Seattle renova com Nick Bellore
Falta de manejo nas trocas
Outrora rei das trocas, com bons valores como Jadeveon Clowney, Quandre Diggs e Quinton Dunbar (não jogou bem, mas o valor era excelente no momento), JS perdeu a mão e nunca mais acertou.
Jamal Adams, S
Já explicamos lá em cima. 2 primeiras rodadas num safety + terceira + titular? Minkah Fitzpatrick que estava jogando muito bem na época só valeu uma. Como eu sempre digo, JS gosta de fazer esses movimentos para pagar de arrojado. Quem paga o preço é o time e o torcedor.
Leonard Williams, DT
Uma segunda rodada por um veterano? E mais uma quinta do ano que vem? Até o momento em que vos escrevo, Williams vem jogando bem, mas era óbvio que ele não corresponderia o valor de segunda rodada. Ao final do contrato dele, ou o time renova e, provavelmente será caro, como todas as renovações do time, ou perderá para o mercado e não acredito que consiga recuperar mais do que uma quarta condicional em 2025.
Chase Young foi trocado por menos. O próprio Williams, mais novo e mais perto do seu auge foi trocado mais barato do que isso.
Ah, mas os Giants engoliram o salário dele.
Sim, era o mínimo, não é?! Se Seattle tivesse mandado a terceira extra que tinha, eu teria amado a troca e dava para ter feito isso, se JS ainda tivesse o dom de negociar.
Oportunidades Perdidas
Desde que o time conseguiu trocar Nick Vannett por uma quinta rodada que JS não consegue arrumar bons parceiros de troca. Vale lembrar que o time ia cortar Ugo Amadi, mas trocou para os Eagles e o time de Philly conseguiu achar um parceiro para troca dias depois. Sidney Jones, Darrell Taylor, Noah Fant, são alguns dos muitos nomes que Seattle poderia ter trocado para conseguir (ou recuperar) capital de draft, mas parece que JS perdeu a mão para isso.
Forever a 12s!
[…] Seattle colhe o resultado de anos de elencos mal montados […]