Tyrice Knight foi o grande steal do Draft 2024 dos Seahawks?

Provavelmente o maior sucesso do Draft de 2024 dos Seahawks tenha sido a escolha de Tyrice Knight. Ele, juntamente com AJ Barner surpreenderam os mais desavisados. Sua chegada ao time titular marcou o momento de mudança da defesa dos Seahawks.

Mesmo ainda precisando de ajustes ele pode ser considerado o steal do draft dos Seahawks?

O 2024 de Tyrice Knight

Já falamos algumas vezes que Seattle errou na montagem do setor de LBs. Desde a saída de Jordyn Brooks até a contratação de Tyrel Dodson e Jerome Baker. Knight dividiu alguns snaps com Baker na semana 2 na vitória contra os Patriots. Baker se lesionou e Knight foi o titular contra Miami e Detroit, dividindo snaps dessa vez com Drake Thomas.

Os Seahawks trocam por Ernest Jones e na semana de bye cortam Dodson. Isso finalmente coloca Knight como um titular de tempo integral e ele correspondeu totalmente. Ele foi parte importante do crescimento do time no jogo corrido, algo em que Baker e Dodson foram péssimos. O novato terminou com 6 tackles perdidos, atrás apenas de Omar Speights dos Rams. O novato registrou 88 tackles no total em 2024 – o maior número de um novato do Seahawks desde Bobby Wagner em 2012. (via Pro Football Reference)

Knight ainda mostrou que o jogo aéreo, que seria sua principal dificuldade, vindo de UTEP, não seria um problema tão grande assim. Ainda vai precisar se adaptar, mas o resultado foi muito mais positivo que o esperado. Cedeu 76% de passes completos, a segunda melhor marca entre os novatos.

O calouro também foi peça importante como blitzer/pass rusher. Terminou o ano com 10 pressões (3º), 2 sacks (2º), 2 hits e 6 hurries (2º).

Uma Máquina de Tackles

Knight tem boa técnica para enfrentar bloqueios com bom leverage enquanto mantém os olhos no backfield.

Ele se movimenta com o fluxo da jogada par ao lado esquerdo do ataque. Knight escapa do center e defende o gap que ficou aberto na direção contrária.

Bom trabalho no shed block com o guard que sobe para o segundo nível e se mantém livre para fazer o tackle.

Knight é bom em evitar os bloqueios. Tem boa mobilidade e velocidade para escapar dos OLs e atacar os RBs ainda no backfield.

Uma das melhores qualidades de Knight é ser extremamente instintivo. Existe um preço a se pagar por isso. Nessa jogada ele tenta antecipar o gap que o RB vai atacar e por isso muda seu gap, deixando espaço para o cutback.

Trabalho em Cobertura

Knight foi evoluindo durante a temporada na técnica de ROBOT. Depois de mroder o play action ele se vira encontrar o TE na rota, tirando a opção de Sam Darnold que força um passe e quase é interceptado.

Outro ponto que ele tem evoluído é na percepção das rotas que acontecem nas suas costas. Ele antecipa bem a rota aqui, mas, ele precisa de um melhor ângulo, já que aqui foi em direção do recebedor e o contato poderia ter gerado uma penalidade.

Os Cardinals chamam uma empty formation e Knight fica com a atribuição de marcar a quarta escolha geral do Draft de 2024, Marvin Harrison Jr. Ele se mantém calmo no release do recebedor e consegue desviar o passe.

Amon-Ra St Brown é um dos melhores recebedores da  NFL, principalmente no slot. Novamente ele se mantém paciente e faz o tackle imediato impedindo jardas adicionais.

Bom trabalho reagindo ao que acontece e identificando o screen. Porém, vejam como ele consegue escapar de dois bloqueadores e fazer o tackle providencial.

Esse não é exatamente um snap ruim de Knight. É apenas uma amostra de que um milésimo de segundo faz muita diferença na NFL. Ele identificou a jogada e ficou um passo atrás dando o mínimo de espaço para o passe ser completo.

Potencial como blitzer

Esse foi um dos pontos que ele mais me surpreendeu. Ele se mostrou uma boa opção como blitzer tanto em processar as oportunidades corretas, como ter as ferramentas físicas para ser uma real ameaça.

Veja como ele deixa o center perdido na jogada e tem caminho livre para chegar ao QB.

Eu não tenho todos os detalhes do playbook de Mike Macdonald, mas, ele parece dar liberdade aos seus jogadores para improvisarem blitz em determinados casos. Knight poderia estar como um green dog nessa jogada e uma vez que o RB sai em rota ele improvisa uma blitz e ataca o QB.

Grande design de blitz. Knight ameaça o gap A do lado direito do center e ataca o esquerdo. Isso deixa Ernest Jones no 1v1 contra o RB e Knight mostra força quando fazendo um bench press com o center e usando bem o leverage para vencer e conseguir o sack.

Ele vem no ataque ao QB e percebe que era um screen para o TE. Aparenemtente a OL dos Cardinals ficou perdida e o LT e LG bloquearam apenas um jogador deixando Knight e Derick Hall livre para atacar o QB. Knight consegue desviar o passe e evitar o screen.

Veredito

Eu não espero o mesmo salto de produção que aguardo para Byron Murphy e Christian Haynes, uma vez que Knight mostrou um bom desempenho. Sim, existem áreas no seu jogo que precisam melhorar, mas, se ele evitar uma sophomore slump ou uma lesão, já estaremos saindo no lucro.

A dupla com Ernest Jones é bastante complementar e tem potencial para ser base da defesa pelos próximos anos. O impacto que ambos tiveram no jogo corrido foi parte da mudança que a defesa teve durante a temporada. Se Knight conseguir mostrando evolução no jogo aéreo, terá sido um dos grandes steals dos Seahawks no Draft.

Quem sabe os Seahawks podem replicar o sucesso que tieram com KJ Wright também no quarto round?

Forever a 12s!

Deixe um comentário