Vale a pena sonhar com Stephon Gilmore?

Depois do time sonhar com o WR Julio Jones, outro nome aparece para nos iludir. Há algum tempo saem notícias sobre uma possível vontade de trocar pelo CB Stephon Gilmore. O jogador que foi 4x Pro Bowler (2016, 2018-2020), 2x All-Pro (2018 e 2019), liderou a liga em interceptações (6) e passes defendidos (20) em 2019 e foi o Defensive Player of the Year de 2019.

2021 OFFSEASON TRACKER

[Vídeo] Julio Jones nos Seahawks?

Vamos lá!

A situação

De acordo com o OTC, os Pats tem atualmente cerca de US $ 16 milhões em cap space. Assim, eles não “precisam” negociar/cortar Gilmore, os 7M dele, caberia sem problema no teto. Mas seria um bom alívio, caso eles não queiram renovar com o veterano.

Além disso, Gilmore está saindo de uma lesão no final da temporada e enquanto as indicações são de que ele deve estar 100% no início da temporada, ele está atualmente se recuperando de uma cirurgia que fez para essa lesão durante a offseason.

De acordo com a CBS Sports: “… é incerto se ele passaria por um exame físico em breve para facilitar um troca dos Patriots”.

Adicione rumores de que Gilmore quer um novo contrato e aí os rumores explodem, como em toda offseason, que sempre supervalorizam essas notícias. Vale lembrar que para surpresa de 0 pessoas, ele não apareceu no camp dos Patriots, provavelmente por conta desses fatores. Ou por querer um novo contrato, ou por conta da lesão. New England não divulgou abertamente o motivo, como normalmente todos os times fazem, para tentar “apagar” um pouco essas especulações.

A situação de Seattle

Se você ainda não está acostumado, acostume-se. Seattle está basicamente em todos os rumores de troca. Nosso GM, John Schneider, sempre fala que quando sai alguma notícia dessas ele liga para saber se poderia entrar na briga, mesmo que não fosse algo que ele estivesse planejando fazer previamente.

Isso foi visto com a situação de Julio Jones. O time tem um bom grupo de recebedores, o setor não é o mais deficiente do time e mesmo assim, ele entrou em conversas para ver se conseguiria um bom acordo para um futuro Hall da Fama.

Com Gilmore a situação é diferente. CB provavelmente é nossa maior necessidade. Temos vários jogadores que podem até ser sólidos, mas nenhum nome de peso na posição. No começo da offseason se falou sobre uma volta do veterano Richard Sherman, mas ele já ficou perto de Seattle, perto dos Saints, perto dos Niners, perto de Seattle de novo e assim vai, ou seja, nenhuma certeza. No mercado não temos mais nomes de peso. Gareon Conley, era um bom prospecto e os veteranos Josh Norman e D.J. Hayden não seriam nomes muito diferentes.

A vinda de Gilmore mudaria drasticamente o nível da nossa secundárias que apresentou problemas no ano passado. O destaque do time foi o grupo de safeties, que vale lembrar está no último ano de contrato e justamente isso deve deve pesar para fazer a movimentação.

O Contrato atual de Gilmore

Stephon Gilmore deixou Buffalo por via free agency em 2017, assinando com o rival da divisão, o New England Patriots, que lhe ofereceu um contrato de 5 anos, $ 65M, com um bônus de assinatura de $ 18M e $ 40M em garantias.

Playbook 35: Como funciona o salary cap na NFL?

Valendo salientar que o dinheiro garantido era mais do que qualquer outro jogador na época, incluindo Tom Brady. Além disso, a média de $ 13 milhões colocou Gilmore em # 6 entre os CBs da liga no momento da assinatura.

Esse ano de contrato atualmente carrega um salário base de $ 7 milhões, um bônus de $ 411.765 e até $ 500.000 em bônus por jogo, o que dá a ele uma renda máxima combinada de $ 7.911.765 em 2021. Nada desse dinheiro restante em seu contrato é garantido.

O contrato de Gilmore comparado aos outros CBs

Existem 24 cornerbacks que vão ganhar mais que Stephon Gilmore em 2021. Nomes para destacar são três novatos, Jaycee Horn e Patrick Surtain II, escolhidos na #8 e #9, respectivamente, devem ganhar mais que 5M a mais que o veterano. Caleb Farley (escolhido na #22) ganha $76,865 a mais. Além desses, temos um velho conhecido nessa lista, o ex-Seahawk Shaquill Griffin que vai receber nada menos que $14M.

Onde o cap dos nossos CBs estão em relação a liga?

Nota: OTC listas Marquise Blair como safety mas o que se espera é que ele seja um nickel CB, se colocarmos ele na lista, seria o #95 com $1,345,452. Ugo Amadi seria o #120 com $1,011,298, mas também está listado como S.

Projeção de contrato para Gilmore

Para alguma perspectiva sobre, Jalen Ramsey, dos Rams, tem atualmente o maior dinheiro por ano para um cornerback de 20 milhões por temporada. Isso em tese, já que os Saints deram $120M num contrato de 4 anos para o CB Marshon Lattimore. Mas esse contrato veio numa engenharia de cap com voided years como normalmente os Saints tem feito para conseguir fechar as contas.

Dessa forma, penso que Gilmore vá se encaminhando para seu último contrato e não deve aceitar um valor muito longe disso. Porém os 30M de Lattimore não devem ser um alvo. Projeto algo na faixa de 17M-22M, mas numa formação diferente do que os Patriots fizeram. Eles usaram uma estratégia de carregar o dinheiro nos primeiros anos, deixando para o último ano por exemplo, apenas 7M. Seria exatamente o contrário, deixando mais cap para o fim, no caso de haver algum problema o time poder “se livrar”.

Adaptado de:

https://www.fieldgulls.com/2021/6/16/22534447/curious-case-stephon-gilmore-a-look-at-the-complexities-uncertainties-nfl-contract

Go Hawks!

Deixe um comentário