Vencedores e perdedores é um quadro clássico, mas que ajuda e muito a ter uma noção de quem jogou bem, quem jogou mal, e quem foi impactado indiretamente.
No Divisional Round, tivemos uma das, se não a melhor atuação dos Seahawks nos últimos 10 anos. Com um amasso do primeiro ao último minuto, ganhamos dos nossos rivais e avançamos para a final da NFC, pela primeira vez desde a temporada de 2014.
Pós Jogo San Francisco 49ers 6 x 41 Seattle Seahawks [Divisional Round 2025]
Hoje é um dia em que poderia colocar somente vencedores aqui no quadro, e seria totalmente justo; contudo, trago alguns perdedores, dando outra perspectiva e fugindo um tanto quanto do óbvio.
VENCEDORES
Kenneth Walker
Na minha concepção, o maior vencedor da noite de sábado. A ótima partida de Walker, vai com certeza servir para que ele e seus agentes embolsem alguns milhõeszinhos a mais quando a free agency abrir em março.
Quando saudável, Walker é um difference maker e ele provou isso no sábado, gerando mais de 100 jardas e um hat-trick.
Se ele será mantido para a próxima temporada é uma grande incógnita, mas o seu valor para o restante dos playoffs aumentou e muito; isso não resta dúvidas.
Mike Macdonald
Mike Macdonald, em seu primeiro jogo de pós-temporada como head coach, segurou o ataque de Kyle Shanahan a apenas 6 pontos, não cedendo nenhum no segundo tempo.
Shanhan, em 9 temporadas como HC dos 49ers, teve apenas 4 jogos onde não marcou nenhum touchdown na partida. 2 destas 4 partidas foram contra Macdonald em uma janela de 14 dias.
John Schneider
Schneider, merece todos os louros possíveis. Desde a troca de Russell Wilson em 2022, ele esteve on-fire nos drafts, trocas e em boa parte das contratações da free agency.
Um pequeno recap do que Schneider fez para montar esse roster:
– Trocou Russell Wilson por 2 escolhas de primeira rodada, 2 escolhas de segunda rodada e três jogadores.
– Draftou no primeiro round os seguintes jogadores: Charles Cross, Devon Whiterspoon, Jaxon Smith Njigba, Byron Murphy II e Grey Zabel.
– Draftou no segundo round os seguintes jogadores: Boye Mafe, Kenneth Walker, Zach Charbonnet, Derrick Hall, Nick Emmanwori
– Draftou em rounds mais baixos: Abraham Lucas, Coby Bryant, Riq Woolen, Aj Barner, Robbie Outz e Tory Horton.
– Demitiu Pete Carroll em uma temporada positiva e contratou Mike Macdonald como HC
– Trocou por Leonard Williams, Ernest Jones e Rashid Shaheed
– Assinou na free agency com: Uchenna Nwosu, Julian Love, Demarcus Lawrence, Sam Darnold, e Cooper Kupp
– Trocou Geno Smith, e DK Metcalf
Todos os movimentos acima, foram FUNDAMENTAIS para os resultados desta temporada maravilhosa. Schneider não é perfeito, e teve erros, mas é impossível não dizer que o que ele fez com esse roster desde 2022 é algo para ser lembrado por muitos e muitos anos.
PERDEDORES
Pete Carroll
Como dito anteriormente, precisamos fugir do óbvio para falar de perdedores, e acho que devemos começar pelo lendário HC.
Pete Carroll por anos tentou montar uma defesa que voltasse a um bom nível, mas desde 2017, por vezes, não conseguíamos nem sequer ter uma defesa mediana. Dois anos após ele ser demitido, os Seahawks têm uma defesa históricamente dominante e que coloca medo em qualquer adversário. Pete fica ainda marcado por ter ido para Las Vegas e repetir os mesmos erros do final de sua passagem em Seattle: manter jogadores por relacionamento (Geno Smith, Stone Forsythe, etc.) e ter uma defesa que é previsível e explorada a todo instante.
Espero que Pete apareça em algum momento de volta em Seattle para ser eternizado na história da franquia, contudo, ficou bem claro nessa temporada que a sua demissão foi mais do que justa.
Los Angeles Rams
Não quero perder muito tempo falando do rival da próxima semana, mas são perdedores, pois em caso de derrota dos Seahawks, eles iriam jogar o NFCCG em Los Angeles, contra uma equipe dos 49ers que é claramente mais fraca do que os Seahawks.
Twitteiros na torcida do 49ers
Pessoalmente, gastei algumas horas da minha vida lendo tweets engraçados da torcida dos 49ers dizendo que os Seahawks não eram tudo isso, e inclusive revisitei alguns vídeos da pré-temporada onde muitos falavam que os Seahawks eram uma equipe ruim. Pois bem, o tempo mostrou que não somente éramos bons, mas também somos muito melhores que eles. Não pude deixar de responder a alguns desses tweets e retweetá-los para fazê-los passar vergonha.
Alguns outros vencedores da noite: Torcida dos Seahawks que compareceu no Lumen Field, Todos os demais jogadores não citados.
Outros perdedores: San Francisco 49ers, Bay Area, “Nação Faithful”
