Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [6]

Para quem não é acostumado com essa coluna, é sempre uma análise da temporada. Sempre me pergunto quando irei escrevê-la e no começo da temporada jamais imaginava que escreveria chegando aos playoffs. Durante a correria da temporada e com toda a emoção envolvida podemos não ver alguns pontos importantes. Então eis aqui uma resenha de um desabafo de um torcedor que faz as vezes de analista neste blog

Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada

Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [2]

Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [3]

Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [4]

Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [5]

Vamos lá!

PS: Estamos começando 2024 e queremos ouvir o seu feedback numa pesquisa rápida.

“At this point I do”

Acho que quase todo mundo tem aquele(a) amigo(a) que ninguém gosta, mas você gosta muito. Pete Carroll se esforça muito para ser esse cara. Se você gosta dele tendo começado a torcer por Seattle nos últimos 5 anos, você não imagina o monstro que foi nos seus primeiros anos em Seattle.

Ontem pouco antes do jogo começar foi noticiado uma informação importante sobre o contrato do treinador. Seu vínculo não seria até 2025, mas até 2024 com POSSIBILIDADE de aumentar mais um ano para 2025. É uma sutil mudança, mas faz toda a diferença. Falando em valores monetários principalmente.

O treinador que antecedeu Carroll foi o desastroso Jim Mora. Ele foi demitido com 3 anos de contrato ainda a cumprir. Seattle preferiu pagar 12M para ele ficar em casa descansando do que manter ele no time, tamanha sua incompetência. Só um detalhe que após Seattle ele foi para UCLA e também foi demitido antes do término do contrato, indo para casa curtir mais uma multa rescisória.

Pagar um ano de multa é melhor do que dois. Ademais, ser só um ano de contrato pode fazer com que Pete pense com mais carinho e atenção na aposentadoria.

“At this point I do” ou neste momento, sim.

O título deste tópico foi a resposta de Pete quando perguntado se ele continuaria em Seattle. O jeito da sua fala não me convenceu, da mesma forma que quando ele falou que “não estamos interessados” na época da troca de Wilson.

Não existe energia, poucos jogadores efetivos e um time absurdamente indisciplinado. O ápice é Pete em várias entrevistas dizer que o time X não fez nada de diferente do que eles esperavam e ainda assim não foram capazes de competir. Isso é assinar o atestado que você não é capaz de treinar um time.

Aqui mostra que não existe comando. Um retrato que não existe cultura Carroll. Julian Love argumentou que isso seria uma comemoração pelo nascimento do seu filho. Não haveria outro momento para isso? Outro local? Se foi isso mesmo, porque jogadores como Brooks, Diggs e Wagner falaram que não quiseram se juntar a comemoração dos jovens?

2024 pode fazer Seattle entrar no limbo

Jody Allen

Que falta faz Paul Allen. Para quem não conhece ele era o dono dos Seahawks, foi responsável por nos colocar no mapa da NFL novamente e, impediu que a franquia deixasse Seattle. Era fácil de perceber que ele era apaixonado pela franquia. Com sua morte, a propriedade dos seus times (o Portland Trail Blazers da NBA também) foram passados, infelizmente, para sua irmã, Jody Allen.

Totalmente inerte.

Ah, mas ela autorizou a troca do Russell Wilson.

Sim, mas justamente porque não parece se importar com o futuro da franquia. Não estou falando de Wilson aqui, mas Geno Smith ter dado certo (entenda certo como impedir que sejamos humilhados em todos os jogos) foi um golpe de sorte. Eu DUVIDO que ela ou qualquer outro no Front Office tenha cravado que em dois anos ele teria conseguido 8 vitórias.

Se ela não se importa, então por que ainda não vendeu?

Existe uma cláusula sabiamente deixada por Paul que impede que a franquia seja vendida antes de 2025. Caso o contrário, um boa parte do valor da venda ficaria para o estado de Washington. Como Jody não quer perder dinheiro, não fará a venda até o vencimento da cláusula do contrato.

O que parece é que ela “levará com a barriga” até onde der. Se você já sabe que um relacionamento tem data de validade, por que se esforçar para melhorar algo até?

Para que despender esforços?

Acho que é isso que passa na cabeça de Jody.

O risco iminente do atraso

Como dito acima, existe um mundo em que Pete e Jody estão apenas esperando o fim de seus vínculos. Você imagina um time nessa situação se esforçando para reformular elenco e comissão, bem como escolhendo um QB do futuro? Se eles não vão estar lá para colher os frutos disso, não vejo eles se esforçando para isso acontecer.

Isso é extremamente perigoso para Seattle. O time pode parar no tempo em 2024 e perder oportunidades no draft e free agency por conta dos motivos supracitados. Mas no pior dos casos, espero que no mínimo não deixem um cenário de terra arrasada para a próxima gestão.

A tartaruga em cima da árvore

Se um dia você encontrar uma tartaruga no topo de uma árvore, não mexa com ela, pois alguém a colocou ali.

A tartaruga é o Clint Hurtt. De todos os Coordenadores que Seattle teve, de longe ele é o pior. Olhe que quem fala isso é um dos caras que mais detesta o senhor Ken Norton Jr, mas vamos lá.

Ken Norton Jr foi técnico de LBs da Legion Of Boom, fazendo grande trabalho com Bruce Irvin, Bobby Wagner, KJ Wright e Malcom Smith, tanto que, saiu daqui para virar coordenador defensivo.

Kris Richard era técnico de DBs da Legion Of Boom, não preciso nem falar muito.

Percebam que com trabalhos bons, eles ao mínimo se colocaram em posição de lutar pelo cargo. Poderia dar errado, como deu, mas o processo de escolha, foi ao menos coerente.

Isto posto, qual o sentido de promover um técnico de DL sendo que um dos piores setores do time era justamente a DL. Sofremos com falta de pass rusher em 2019 e 2020. Em 2018, 2021, sofremos absurdamente com o jogo terrestre (2022 e 2023 não foi diferente). Você não pode esperar maçãs se você plantou laranjas.

Essas são apenas algumas marcas do fracasso de Hurtt.

  • A defesa dos Seahawks terminou com apenas 11 interceptações. Assim como fizeram em 2021. Apenas os Seahawks de 2008 e 1989 (9) tiveram menos na história da equipe;
  • Os Seahawks cederam mais de 200 jardas correndo 17 vezes sob o comando de Pete Carroll. 6 deles estiveram sob o comando de Clint Hurtt.

Por que Pete o manteve? Porque serve como escudo. Pete nunca trouxe um DC de fora de sua alçada para que o HC fosse capaz de interferir no que quisesse no plano de jogo e chamadas. O resultado é catastrófico.

Grandes mudanças tem que vir

Não estou falando de saídas na comissão, isso já é repetitivo. Quem quer que esteja no comando precisa fazer movimentos “arrojados” se quiser tirar o time de onde está. Vai aqui uma lista de sugestões:

  • Tentar reestruturar o contrato de Tyler Lockett. Há quem defenda o seu corte, sou contra isso, uma vez que ele é um dos melhores recebedores da história da franquia.
  • Cortar Jamal Adams. Adams terá o segundo maior cap hit do time em 2024 com 26M. Cortá-lo deixaria um dead cap de 10M em 2024 e mais 10M em 2025, par ao time abrir 16M em 2024.
  • Cortar Quandre Diggs. Em 2024 ele terá o quinto maior cap hit com 21M. Cortá-lo deixaria um dead cap de 10M em 2024, para o time abrir 11M. Dá vontade de rir, se não fosse tão trágico.
  • Cortar Will Dissly. Um jogador que é muito querido pelos fãs, mas se tornou o TE3 no decorrer da temporada. Seu corte abriria 7M, mas deixaria um dead cap de 3.1M.
  • Cortar Bryan Mone. Uma das renovações mais sem sentido da história de Seattle. 6.4M de cap hit em 2024, desses, 500k ficariam de dead cap e 5.9M seriam abertos nos cofres em 2024, no caso de um corte.
  • Cortar Nick Bellore. Fora de campo deve ser um cara super legal de se ter por perto, mas uma renovação de 2 anos por 6.6M, não faz nenhum sentido. Cortar em 2024 abre 2.85M e deixa um dead cap de 1.150k.

Isso deixaria bastante dead cap em 2024, mas nos livraria muito em cap para o futuro. É hora de abraçar/aceitar que estamos em rebuild.

Não tornem os torcedores de Seattle acostumados com a mediocridade

“Poucos times vencem tantos jogos, vão tantas vezes aos playoffs…”

Desculpe-me e permita-me discordar. Como torcedor, eu quero que minha franquia crie uma dinastia de 300 anos. Isso é possível? Óbvio que não. Mas não é por isso que vou me contentar com pouco. Ir aos playoffs de figurante é o que fazemos há 7 anos.

Desde 2017 sabe quantas vitórias Seattle tem nos playoffs? Uma. E para um Eagles com QB reserva de 40 anos. Sabe quem nesse período todo tem duas? Blake Bortles. Tire suas próprias conclusões.

Geno Smith, por exemplo, amado por uns odiados por outros. É preciso ter equilíbrio. Ele foi decente com o que tinha a disposição, vencemos alguns jogos por conta dele, mesmo com a defesa terrível que nós tínhamos. Ele até estabeleceu um record de drives para vitória nessa temporada. Mas, veja bem, os Lions foram a ÚNICA vitória para times decentes que tivemos. Vencemos os Browns que estão nos playoffs, mas com QB reserva e no apagar das luzes. Vencemos os Eagles num momento de crise terrível. Sim, o time fez boa partida contra os Cowboys e se não fossem as zebras e a defesa, poderíamos ter saído como vencedor, mas isso é muito pouco.

Não tivemos chance contra 49ers. NENHUMA. Estamos a léguas de distância deles. Se não fosse o chute errado de Pratter no domingo teríamos terminado o ano com 1-5 dentro da divisão, a única vitória sendo para Josh Dobbs dos Cardinals.

Novamente, peço desculpas se para você isso é o suficiente. Eu quero mais, bem mais!

Forever a 12s!

4 Replies to “Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [6]”

  1. Renan Ikeda says: Responder

    Muito boa análise!
    *Pra mim ainda precisamos de um bom QB vindo do draft, assim como foi o C. J. Stroud nesta temporada.

  2. Renan Ikeda says: Responder

    Ótima análise!
    *Acho que precisamos de um bom QB novato vindo do draft, não confio no Geno Smith.

  3. […] Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [6] […]

  4. […] Verdades inconvenientes que ninguém quer ler sobre o fim da temporada [6] […]

Deixe um comentário