Zy Alexander pode suprir a ausência de CBs do Draft 2025 dos Seahawks?

O primeiro UDFA reportado que assinaria com os Seahawks foi Zy Alexander. O CB de LSU era projetado para sair no quinto round mas não ouviu seu nome ser chamado por nenhuma das 32 equipes. Alexander tem a chance de entrar na disputa num grupo que com exceção dos titulares não temos basicamente nenhuma certeza.

Seu talento será suficiente para conseguir uma das últimas vagas no roster?

Quem é Zy Alexander?

https://x.com/alexcastrofilho/status/1926103869349659065

A’Zyrian Alexander começou sua carreira como Quarterback. Ele chegou no High School chamando atenção tanto como QB e para o beisebol também, jogando como leadoff hitter e outfiled. Ele já foi titular no seu primeiro ano e no segundo ano começou a jogar como free safety também recebendo honras nos dois lados da bola. Infelizmente, no seu terceiro ano ele sofreu uma lesão na clavícula que os fez perder todos os jogos da temporada, exceto 2. Ele voltou como senior e jogou novamente no ataque e na defesa, desta feita, vendo snaps como wide receiver e retornador.

Chegou ao College como um recruta 0-estrelas. Ele recebeu apenas ofertas da FCS e aceitou o convite de Southeastern Louisiana que também teve interesse nas suas habilidades de beisebol, mas Alexander preferiu focar apenas no futebol americano. Lá foi dada a ele a chance de escolher em que lado ele queria jogar, ataque ou defesa e ele optou por jogar na defesa, como defensive back.

Ele entrou no Portal de Transferência e chamou atenção dos times após ser escolhido para FCS All American em 2021 e 2022. Baylor, Houston, Miami, Michigan State, USC, LSU e West Virginia fizeram suas ofertas e ele optou por LSU.

Em duas temporadas por LSU, Alexander totalizou 77 tackles, 2,5 tackles para perda de jardas, um sack, 11 passes desviados e quatro interceptações. Ele jogou 19 partidas com os Tigers e foi titular em 18. Foi titular em oito jogos em 2023 antes de sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior, registrando 44 tackles (30 individuais), sete passes desviados e duas interceptações.

Em 2024 foi titular em 10 de 11 jogos disputados e registrou 33 tackles (20 individuais), 2,5 tackles para perda de jardas, um sack, quatro passes desviados e duas interceptações com nota da PFF de 81.2, 15% de target rate, 43% completion rate allowed, 53.2 passer rating allowed.

Analisando o grupo de Cornerbacks

Pouco antes do Draft circulou um rumor sobre Seattle pensar em trocar Riq Woolen. Eu discordo dessa decisão, mas entendo alguns pontos levantados pelos apoiadores da troca (lesões, inconsistência e último ano de contrato). De toda forma, o Draft 2025 veio e foi e nenhum CB foi escolhido para Seattle, extinguindo de vez qualquer tipo de possibilidade dessa troca.

A questão é que o grupo depois de Devon Witherspoon e Woolen não inspira confiança. Josh Jobe teve jogos como titular ano passado e deve ser o CB3 do time no primeiro momento. Nehemiah Pritchett precisaria dar um grande salto de qualidade para ameaçar Jobe e Shemar Jean-Charles foi só um backup na sua carreira.

Um novo Coby Bryant?

Alexander joga com uma fisicalidade impressionante. Seu frame também parece ser capaz de receber mais massa e isso poderia ser interessante para ele numa eventual mudança para safety (que ajuda pouca coisa no seu RAS, assim como exibido acima). Versatilidade é fundamental para se manter na NFL se você não está entre as estrelas do time.

Isso poderia ajudar se Alexander fosse usado como safety, posição em que ele já jogou e que “esconderia” sua falta de top-speed. Seria uma transição similar a de Coby Bryant (que está em último ano de contrato) na NFL, com a exceção que a posição era totalmente nova para o CB de Cincy.


Ele tem boa agressividade e mentalidade para atacar o backfield e fazer os tackles. Essas características bem como seu histórico fazem dele uma boa opção para ser testada pensando nos backups.

É difícil encontrar um defensive back, principalmente CB com essa disposição de se envolver nos tackles e no jogo corrido. Isso pode ser um grande diferencial para ele.

Cobertura Sufocante


Compete em cada repetição tentando forçar o passe incompleto. O recebedor tenta pegar Alexander fora de posição mas ele se mantém paciente no melhor estilo “step-quick” dos CBs dos Seahawks. É uma lástima que ele tenha perdido a chance de interceptação.

Bom timing no contato na saída do snap. Se mantém com o recebedor e, no topo da rota, percebe que existe chance do corte. Ele volta e faz a jogada.

Você não pode apenas ser grande, você precisa ter a mentalidade de um CB físico. Alexander é assim. Disputa muito fisicamente cada snap e aqui aperta o recebedor contra a sideline usando-a como aliada na jogada

Processamento/Ball Skills

Bom trabalho processando a rota vertical do slot, se ajustando e fazendo a jogada.

Marca em off coverage esperando algo em profundidade. Depois dos primeiros passos do WR ele percebe que existe a grande chance da rota fade e se posiciona para impedir o TD.


É muito difícil acertar um passe contra Alexander quando ele está próximo do recebedor. Ele é físico e luta muito para impedir o passe completo. Seu background como QB e WR ajudam no entendimento de conceitos, atacar a bola, bem como seu histórico também como outfield no beisebol.

Onde precisa melhorar?

Não possui habilidade de mudança de direção de elite para se movimentar em sincronia com os cortes rápidos de recebedores mais ágeis. Note que no lance em questão o recebedor é Johnny Wilson que hoje é TE dos Eagles.

Ele demora um pouco para reagir e o WR toma vantagem na rota. Ele não tem velocidade para chegar no WR mas não desiste da jogada. Se aproveita de um passe ruim de Jaxson Dart e faz a jogada.

Pode ser inconsistente com seu em press coverage (principalmente no timing). Algumas vezes ele deixa que o WR o ataque primeiro e tire Alexander de posição com certa facilidade.

Ele demora um pouco para ler o corte e erra o tackle. Como vocês viram em lances anteriores, ele não é um tackelador ruim, muito pelo contrário. Mas, notei uma certa inconstância em alguns momentos. Isso é algo que pode ser trabalhado pelos coaches.

Veredito

O time precisa de um CB para quando Spoon alinhar como nickel. O front office sabe disso tanto que antes do Draft trouxe Shaquill Griffin para uma visita e após o Draft, Rasul Douglas. Ambos saíram sem contrato mas a necessidade ainda existe. Então, mesmo chegando com o perfil de UDFA, ele tem uma chance de vencer outros nomes do elenco atual. Caso os Seahawks assinem com um veterano, as chances de Alexander diminuem.

Acredito que seja um jogador que vale a aposta. Tem versatilidade e fisicalidade. Se as lesões que ele teve forem casos isolados, se ele ganhar um pouco de massa pode ser um bom safety e um excelente cornerback para Cover 3. Lembre-se que nem sempre é possível ter apenas estrelas em um setor. O importante é ter jogador úteis e quando eles são baratos como Mike Jackson e o próprio Josh Jobe, isso é excelente.

Forever a 12s!

Deixe um comentário