Um dos caras que deixou o torcedor alegre por seu desempenho durante o ano foi Alton Robinson. No entanto, apesar de encantar bastante a torcida, a comissão técnica sempre limitou seus snaps mesmo ele não tendo problemas físicos durante o ano.
Alton Robinson pode surpreender na rotação?
Vamos lá!
Stats
Sem motivo algum ele ficou inativo nos dois primeiros jogos de Seattle. Quando apareceu contra os Cowboys deixou todos irritados com o tempo perdido nas duas primeiras partidas. Teve 1 fumble forçado, 22 tackles, 5 para perda de jardas, 4 sacks, 6 apressamentos e 11 pressões.
Aproveitamento
https://twitter.com/blogseahawksbr/status/1347382649548111872
Em questão de aproveitamento na relação snaps/pressões ele esteve em segundo no ano, entre os calouros atrás apenas do monstro Chase Young. Tirando a partida contra os 49ers e contra os Jets, ele foi subaproveitado principalmente antes da chegada de Dunlap onde nossa defesa mais precisava.
Com esses números, parece o que Benson Mayowa fez nos Raiders em 2019, jogando em poucos snaps e produzindo bem.
Sonhamos com Griffen, acordamos com Mayowa!
Vamos ao tape!
Produção
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1310371274535964674
Nessa jogada ele alinha aberto como wide-9 e se aproveita que Connor Williams, o LG, recua para o meio deixando um espaço gigantesco que Robinson se aproveita para fazer uma das jogadas que basicamente selou o jogo a nosso favor.
Análise Dallas Cowboys 31 x 38 Seattle Seahawks
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1323044869376532480
Se aproveitar de oportunidades também é uma arte. Ele ataca internamente a OL dos 49ers, isso faz com que o RT se preocupe com ele e tenha a menor chance de pegar o blitzer da jogada que é o nickel DJ Reed. Chegando ao QB basicamente sem ser tocado e forçando ele a vir para o meio da linha onde está justamente Robinson para finalizar a jogada.
Análise San Francisco 49ers 27 x 37 Seattle Seahawks
https://twitter.com/i/status/1343642456936607745
Eu sou dos caras que não se empolga muito, mas isso bateu a saudade do meu querido Cliff Avril. O TE faz o primeiro contato e de repente Robinson vem com muita velocidade. O RT que ficou de olho em Reed pela distância que alinhara Robinson. Quando tentou contê-lo não havia mais como, ele se evade com um rip move e ainda força o fumble.
Análise Seattle Seahawks 20 x 15 Washington Football Team
https://twitter.com/i/status/876127355626020864
Ê saudades…Lembrando que ele treinou com Cliff Avril toda a temporada para resolver muitos dos seus problemas de técnica.
https://twitter.com/i/status/1343344622135816193
Aqui uma boa inteligência dele, que não demonstrava no college, por vezes ele insistia demais em coisas que não davam certo. Aqui ele fica atento ao QB e quando ele faz menção a se mover no pocket ele usa um swipe move para se desvencilhar e fazer o sack que Reed não havia conseguido completar.
Los Angeles Rams 9 x 20 Seattle Seahawks
https://twitter.com/i/status/1312838651483770880
Ele é deixado sem bloqueio e força uma quarta descida com velocidade para chegar rapidamente ao RB.
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1310351835362975746
Confesso que acho que houve um pouco de confusão nessa jogada, faria mais sentido se Zeke estivesse do lado contrário que esteve, mas… De toda forma Robinson é deixado sem bloqueio, não sei se a ideia era fazer ele seguir o RB, mas ele tem caminho livre e traz a pressão e o passe incompleto aqui.
Disciplina/ Combate ao jogo corrido
Ele teve uma boa leitura contra play actions e zone reads na época do college, isso é uma boa característica de se ter quando joga duas vezes contra Cards, Rams e 49ers times que usam e abusam desse tipo de jogada. Além disso, ser efetivo contra o jogo corrido lhe dá chances de estar mais em campo.
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1310342920357244932
Ele avança no stunt e consegue identificar logo com quem está com a bola. Vai para dentro e para rapidamente Ezekiel Elliott.
https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1310343680088211467
Os Cowboys chamam uma jogada engraçadinha aqui. Um motion para um lado e a entrega par ao lado contrário. Robinson não ataca com tudo nem o QB nem o primeiro jogador, aguarda o suficiente para acabar com a jogada forçando o WR a se render basicamente.
https://twitter.com/i/status/1354531285201547264
Nesse lance ele é deixado sem bloqueio e se aproveita disso para sair rapidamente do chão. Com essa saída rápida ele faz o diagnóstico e consegue atrapalhar Woods. O tackle obviamente poderia fazer melhor, mas o ato de atrapalhar daria chance para os companheiros fazerem a jogada, o processo é MUITO encorajador.
https://twitter.com/i/status/1354531058340016130
Excelente chamada dos Rams e melhor ainda reposta da linha de Seattle. O LG e LT fazem um bloqueio duplo em Ford para neutralizá-lo. Goff começa a jogada fingindo um toss para o RB. Bryan Mone domina o center e empurra ele contra o RT que vinha em movimento para bloquear de surpresa Alton Robinson. O novato se aproveita do bloqueio atrapalhado para escapar bem e fazer a jogada. O positivo é que em nenhum momento ele foi enganado por Goff na hora em que fingiu o passe para o lado direito do ataque/esquerdo de defesa.
Onde pode melhorar?
Primeiramente tendo mais tempo de jogo, que vai gerar mais experiência e lições aprendidas. Alguns sugeriram que sua produção veio de momentos em que o QB segurava muito a bola. Então o plano de ataque tem que ser melhor e mais rápido, criando pressão para si.
https://twitter.com/i/status/1338842178139906049
Nessa jogada ele alinha aberto no wide-9 e faz George Fant pagar por ter aberto demais para defender a jogada. Ele simula o ataque interno e vem por fora novamente deixando o RT no chão. O grande problema é que apesar de encorajador, e o jogo estar decidido no momento em questão, você não pode na NFL perder a chance de sacar um QB basicamente na linha de 1 jarda independente do momento. Esse foi uma das coisas que ele disse mais ter trabalhado com Cliff durante a offseason.
Análise New York Jets 3 x 40 Seattle Seahawks
Com o potencial que ele tem no jogo corrido e a velocidade que tem saindo do snap, ele tem tudo para conseguir mais tempo em campo.
Veredito
Foi a escolha que mais me alegrou em questão de onde foi escolhido e em potencial. Empolgou bastante nos treinos antes da temporada, e sem muito sentido não teve grande quantidade de snaps. Poderia ter surpreendido e evoluído ainda mais se tivesse tido a chance. Algo que insistia até para jogadores ruins, como LJ Collier, é o fato de, já que o time escolheu, colocar a galera para jogar. É assim que se desenvolve. Ele se destacou muito nos treinos, mesmo que ainda pesado, se recuperou e ainda assim foi “esquecido”.
Recap do Draft 2020 de Seattle
Em tese, o futuro reserva um ano ainda melhor para Robinson em 2021, mas temos que cuidar para ele não ter um ano bom e uma seguinte temporada bem abaixo. Se evoluir seu plano de ataque, como falamos melhorar no combate ao jogo corrido pode ser uma forma de estar em mais snaps. E no próximo ano vamos precisar ainda mais dele com uma classe de edge fraca e outras posições para se gastar na FA.
Go Hawks!
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] – Alton Robinson – 6’3, […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] – Alton Robinson – 6’3, […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]
[…] Alton Robinson merece mais snaps! […]