Conheça o LB alemão Aaron Donkor

Donkor, um jogador alemão de basquete que virou futebol americano de 26 anos, se juntará aos Seahawks como parte do Programa da NFL que trouxe Duzão um tempo atrás e que os Patriots aproveitaram tão bem, que foi criado em 2017 para ajudar a facilitar oportunidades para jogadores não americanos. Carroll e sua equipe planejam jogá-lo como linebacker que é uma das nossas necessidades e ele também vai competir por snaps em times especiais.

2021 OFFSEASON TRACKER

D’Wayne Eskridge foi a pedida de Shane Waldron no Draft?

Tre Brown: Teremos uma nova era de CBs em Seattle?

Stone Forsythe vai conseguir proteger Russell Wilson?

Bryan Mills chega para buscar um espaço na secundária

Tamorrion Scary Terry pode ser o grande achado do UDFA?

Cade Johnson chega para bater de frente com Freddie Swain?

Josh Johnson consegue vaga nesse backfield lotado?

Embora Donkor só jogue futebol há cinco anos, ele se adaptou ao esporte rapidamente vindo do basquete. Ele dominou em sua primeira ação com os Düsseldorf Panthers da Liga Alemã de Futebol, acumulando 74 tackles, 14,0 sacks e 20 tackles para derrota. Ele então encontrou seu caminho pelos Estados Unidos, primeiro ganhando honras do Junior College All-American no New Mexico Military Institute, onde produziu 27 tackles e 11,5 sacks em…quatro jogos.

Saindo de uma sensacional primeira temporada de futebol nos Estados Unidos, Donkor foi transferido para Arkansas State, chegando ao nível da FBS em 2019. Aparecendo em seis jogos, ele registrou 25 tackles e recebeu uma nota geral 73,5 do Pro Football Focus. Infelizmente, a pandemia de COVID-19 o impediu de voltar para a temporada de 2020 e continuar sua jornada, já que ele foi forçado a voltar para casa.

Mas, como muitos outros aspirantes internacionais da NFL, Donkor não deixou seu sonho desaparecer devido às circunstâncias fora de seu controle. Ele continuou a treinar e, em seguida, deu um show no International Combine da NFL. Pesando 240 libras, ele correu um 40 jardas de 4,46 segundos, deu um salto vertical de 39 polegadas e levantou 225 libras no banco 22 vezes, mostrando um desempenho que viraria cabeças em qualquer Combine.

Para colocar o desempenho de Donkor em perspectiva, de acordo com a Referência do Futebol Profissional, desde 2000, apenas três jogadores em potencial com mais de 240 libras ou mais que correram um 4,46s no de 40 jardas, saltaram pelo menos 39 polegadas verticalmente e produziram pelo menos 22 repetições no supino. Donkor teria se juntado a Vernon Davis, Manny Lawson e Quincy Black em rara companhia.

Carroll e o General Manager John Schneider estão sempre em busca de jogadores com habilidades únicas e não há dúvida de que Donkor se encaixa no perfil, pelo menos atleticamente. Embora ele não tenha jogado contra competições da NFL, ele teve algumas oportunidades significativas contra alguns adversários da SEC em sua única temporada no Arkansas State, incluindo enfrentar a linha ofensiva de Georgia com vários futuros jogadores da NFL.

Atualmente, os Seahawks têm apenas cinco linebackers em sua lista de 90 jogadores. K.J. Wright permanece sem contrato e certamente pode estar de volta, enquanto a escolha do segundo round Darrell Taylor pode fazer a transição para SAM. Mas a profundidade não é grande por trás de Bobby Wagner e Jordyn Brooks, o que significa que Donkor pode ter pousado em uma situação ideal para realmente pode lutar por uma vaga no elenco mais cedo do que o esperado.

Se tal premissa parece rebuscada, considere que o IPPL existe há apenas cinco anos. Durante esse tempo, três jogadores do programa se tornaram eventuais contribuintes da NFL. Jordan Mailata, um ex-jogador de rúgbi da Austrália, começou 10 jogos de LT para os Eagles em 2020. O FB alemão Jakob Johnson começou 11 jogos na última temporada pelo Patriots, enquanto o DE Efe Obada registrou 5,5 sacks pelos Panthers um ano atrás.

Todos os três jogadores precisaram de tempo para se acostumarem a jogar futebol americano do mais alto nível, mas seus sucessos individuais fornecem uma prova clara de que o programa está desenterrando o calibre da NFL de lugares improváveis. Dadas as características atléticas de elite de Donkor, ele é a bola de argila que todo treinador da NFL adoraria ter e não há dúvidas de que Carroll está ansioso pela oportunidade com a esperança de transformá-lo em um linebacker da NFL e / ou engrenagem de times especiais.

Mesmo no caso provável de Donkor ainda não estar pronto para jogar aos domingos, a NFL permite uma isenção de seleção da equipe de treino para jogadores vindos do IPPL. Embora ele não tivesse permissão para se preparar para um jogo se Seattle optasse por seguir esse caminho, Carroll e sua equipe seriam capazes de desenvolvê-lo por toda a temporada, dando-lhe uma chance melhor de competir por uma vaga no elenco em 2022.

Apesar de tudo, Donkor possui ferramentas raras para um jogador do seu tamanho e tem um passado futebolístico melhor do que muitos dos seus parceiros internacionais que entraram na liga antes dele. Embora possa levar algum tempo e haverá muitas curvas de aprendizado, ele tem uma chance legítima de se transformar em muito mais do que uma história interessante para os Seahawks.

Adaptado de:

https://www.si.com/nfl/seahawks/news/landing-in-ideal-situation-with-seahawks-aaron-donkor-could-be-more-than-feel-good-story

Go Hawks!

3 Replies to “Conheça o LB alemão Aaron Donkor”

  1. […] – Aaron Donkor – 6’1, […]

Deixe um comentário