Nosso time tem vários gaps que precisam ser endereçados, mas depois das trincheiras os nossos CBs era um ponto de atenção. Pensando nisso a contratação que abriu os trabalhos de Seattle na free agency foi justamente dessa posição. Apesar de Artie Burns não exalar confiança, o time mostrou que percebeu a deficiência na posição.
Os Seahawks estavam perto de contratar Artie Burns como agente livre quando saiu dos Steelers, mas ele escolheu Chicago porque tinha um amigo lá, de acordo com John Schneider. Sean Desai gostava dele. “Ele pode fazer todas as coisas que gostaríamos que ele fizesse”, disse Pete Carroll
Vamos lá!
Quem é Artie Burns?
Cedendo 15 passes para touchdown e mais de 1.600 jardas na cobertura durante suas primeiras quatro temporadas com os Steelers, Burns não atendeu às expectativas como uma ex-escolha de primeira rodada vindo de Miami. Ele então perdeu toda a temporada de 2020 com uma lesão no ligamento cruzado anterior, colocando seu futuro no limbo.
Mas, uma vez que Burns voltou à ação no fim da temporada de 2021, ele conseguiu se manter num nível mais aceitável na defesa de Sean Desai. Ele desviou seis passes e permitiu apenas um touchdown e uma taxa de passes certos de 54% contra ele na cobertura em seis jogos, incluindo jogar bem com dois passes desviados em uma vitória da Semana 16 sobre Seattle.
Seattle segue investindo em busts de primeira rodada…
Seattle tem um vasto currículo apostando em jogadores que fracassaram vindo da primeira rodada.
- Luke Joeckel;
- Dion Jordan;
- Ezekiel Ansah;
- Barkevious Mingo;
- Chance Warmack;
- D. J. Fluker;
- Sheldon Richardson;
Artie Burns, ele marca as três caixas de uma contratação comum do Seahawks FA:
- Considerado um bust de primeira rodada que eles podem “consertar”
- Familiaridade com esquema/asst. treinador (Desai)
- Boa nota PFF, na última temporada
A última interceptação dele foi em 2017…
Contrato
Artie Burns assinou com Seahawks por um ano, $ 2,035 milhões, bônus de assinatura de $ 1 milhão, a única parte garantida.
Visão de Esquema
219 snaps de Artie Burns foram como outside CB no ano passado, 1 veio no slot, 30 no box e 4 no EDGE.. Na carreira de Artie Burns ele tem 2.385 snaps no CB e 42 no slot.
https://twitter.com/i/status/1504191734338699272
Esse foi o TD que ele cedeu na temporada passada. Aparentemente eles estavam em marcação man-to-man, um estilo que Seattle deve usar bastante na próxima temporada. Ele não consegue usar bem o leverage e é queimado num TD longo.
https://twitter.com/i/status/1504191508026736641
Já nesse lance ele consegue marcar de forma agressiva, antecipa o passe ruim do QB, desvia o passe e gera a interceptação para o safety.
https://twitter.com/i/status/1504191294121328640
Ele força bem Eskridge contra a linha lateral. Boa técnica e o passe não foi dos melhores, além do fato de bolas contestadas não serem o ponto forte do WR. O CB se vira e por pouco não consegue a interceptação que persegue há cinco anos.
https://twitter.com/i/status/1504189372840742913
Aqui algo que conta muito para ele para ser usado em pacotes mais específicos. Nem Amadi, nem Blair mostraram vantagem contra WRs maiores. Aqui ele joga contra o TE alinhado do lado de fora. Consegue manter a marcação apertada e desviar o passe com os braços longos.
https://twitter.com/i/status/1504190611636858888
Algo que percebi vendo alguns tapes dele, é que em alguns momentos havia dificuldade de comunicação da secundária. Aqui por exemplo o time estava em cover 3 e ele fica de olho no flat e acaba levando uma bola nas costas.
Playbook 11 – Como funciona a Cover 3, que fez a defesa de Seattle tão temida?
https://twitter.com/i/status/1504191035068628997
As ferramentas do CB escolhido lá na primeira rodada ainda estão lá. Velocidade, fisicalidade e braços acima da média dos 32′. Ele “empurra” o CB para lateral e mantém passo a passo, como faz bem em quase todas as rotas que não tem double moves.
Playbook 54 – Como um CB deve jogar em Press?
Outro ponto é que sua técnica em press é muito melhor do que quando ele marca em “off-coverage” dando distância para o WR, normalmente é sempre batido em rotas curtas.
Veredito
Com Desai agora na equipe do Seahawks como treinador associado da defesa, Burns terá a chance de continuar de onde parou na temporada passada. Em um acordo para se “provar” acessível, , mas também oferece a versatilidade e o tamanho para provavelmente poder competir com Marquise Blair e Ugo Amadi pelo papel de nickel, se necessário. Esta é uma boa adição de profundidade na pior das hipóteses com potencial para mais.
Isso não deveria impedir Seattle de fazer outro movimento na FA, troca ou no draft. Não é uma contratação que deveria chegar para ser titular.
Go Hawks!
[…] CB Artie Burns, 1 ano por 2M; […]
[…] – Artie Burns – 6’0, […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] Inativo. O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] Inativo. O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] O que Artie Burns pode oferecer a Seattle? […]
[…] – Artie Burns – 6’0, […]