Playbook 11 – Como funciona a Cover 3, que fez a defesa de Seattle tão temida?

Hoje iremos inciar na série Playbook, a falar das coberturas mais comuns no futebol americano. Hoje vamos começar com a que Seattle mais usa, a Cover 3.

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Princípios

 

Normalmente em primeiras descidas, os times (hoje isso até diminuiu um pouco) tendem a correr com a bola. Para combater isso a defesa tem algumas estratégias, por exemplo: adicionar mais um jogador ao front seven (transformando em front eight), e quem normalmente faz esse papel é o Strong Safety, e ter jogadores que estejam marcando em zona, uma vez que os marcadores em zona ficam de olho no backfield ao invés de estarem de olho no marcador e dessa forma conseguem perceber mais rapidamente uma corrida.

Playbook 01 – Papéis na formação de Punt

Playbook 02 – Técnicas de Cobertura de passe

Playbook 03 – Dissecando a Soft-Sky: a alternativa da cover 3

Playbook 04 – Tre Flowers, o aluno aplicado das técnicas da secundária de Seattle

Playbook 05 – Quais tipos de nickel existem?

Playbook 06 – O bandit package, a solução criativa para confundir e pressionar os QBs adversários

Playbook 07 – Técnicas de pass rusher

Playbook 08:A árvore de rotas dos recebedores

Playbook 09: Tipos de bloqueio

Playbook 10: Tipos de corrida

A cover 3, resolve esses dois problemas, adiciona um jogador, o SS, e tem três jogadores cobrindo cada um, um terço do campo.

  • 3 ou 4 jogadores irão para o pass rush;
  • 4 ou 5 jogadores fazem a cobertura underneath;
  • 3 jogadores cobrem a parte profunda do campo (cada um com 1/3);
  • Os CBs, nessa cover 3 padrão (SKY), será responsáveis por marcar 1/3 do fundo do campo;
  • Strong Safety e  Nickelback, ficarão com a responsabilidade de marcar as zonas Curl e Flat, com prioridade para a zona Curl;
  • Os linebackers são responsáveis pela área do meio meio do campo próximo da linha de scrimmage, conhecida como Hook. Devem tentar combater ou atrasar rota para ajudar o FS;
  • O FS vai cobrir 1/3 do fundo do campo entre as zonas defendidas pelos CBs.

Alinhamentos

Os CBs podem alinhar tanto em Off, como em press. Em Seattle, NORMALMENTE o alinhamento é feito em press, usando a técnica do step-kick tentando sempre deixar o WR entre o CB e a linha, para impedir a sobrecarga em cima do FS..

O SS vem para o mesmo nível dos linebackers (entre 2-4 jardas da linha) e tem como função ajudar no combate a corrida, principalmente, corridas que busquem a lateral que ele está alinhado. Em caso de corrida, ele vai ter o papel de “forçar” o RB para o meio do campo.

O free safety, vai ficar entre 12 e 26 jardas da linha para defender rotas longas. Esse jogador é crucial, vai ser ele que o QB adversário vai ler para fazer sua jogada

Fraquezas

Nesse tipo de embate, é simples: superioridade numérica. Quatro rotas no fundo e apenas três jogadores cobrindo o fundo. O QB lê os CBs para confirmar a cobertura e depois checa a inclinação do FS e faz o passe no jogador que ficar livre.

 

Outra forma de explorar é mandar duas rotas post dos recebedores do meio do campo, a ideia é a mesma, uma rota post mais curta e uma mais longa, o FS escolhe um e o passe vai para o outro.

 

Para avanços curtos, o QB pode explorar as rotas flats, uma vez que os CB vão pensar primeiro em marcar a zona profunda. A grande fraqueza desse tipo de cobertura, é estressar o FS. Ou seja, deixá-lo indeciso sobre quem cobrir. Uma das estratégias para isso é usar duas rotas seam no meio do campo, em que uma ele terá que escolher e outra será feito o passe para o jogador.

 

Mais um método é usar o double-smash, que é usar esse conceito nos dois lados do campo, estressando os CBs e como acontece nos dois lados, o FS não vai saber quem irá ajudar. Nesse tipo de jogada o WR de fora corre uma rota para dentro e o recebedor de dentro corre uma para fora, o CB só terá como defender um dos dois.

Variações

Como em todas as formações, existem variações para complicar a leitura do QB, se adaptar aos adversários e/ou defender pontos de fraqueza da cobertura.

Cover 3 Cloud

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Nesse tipo de cobertura, os dois CBs normalmente alinham em press. Um deles, irá jogar como se estivesse numa cover 2, ele vai forçar o WR para o meio do campo e depois vai mergulhar para a zona de flat. A zona que ficaria descoberta por esse CB que fica, será de responsabilidade do Strong Safety, por isso que é importante a pancada que o CB dá para desacelerar o WR dessa área em caso de rota vertical, para facilitar a vida do SS. Essa técnica normalmente é usada quando o time enfrenta WR muito rápidos em rotas verticais e que conseguem sair bem da marcação, logo no começo da jogada.

Na jogada acima, Trumaine estava marcando um terço do campo, mas a velocidade de Lockett faz com que ele perca contato e o safety do meio não consiga chegar a tempo.

Cover 3 Buzz Mable

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Normalmente se usa somente o Buzz. No Cover 3 Buzz,  o SS não se alinha perto da linha de scrimmage, afim de que a defesa possa esconder sua real cobertura. Chamamos essa técnica de shell. Ou seja, a defesa mostra um “casco” de Cover 4 ou Cover 2, e no momento do snap, o SS mergulha para zona dos LBs. Por isso buzz, vem de backer.

Nesse tipo de variação existe uma troca de papéis. No caso agora, o SS marcará a zona Hook, trocando as responsabilidades da Cover 3 Sky com o SLB, que ficará responsável pelas zonas Curl e Flat.

Mable define a marcação individual de um lado do campo, inclusive algumas vezes, o um LB fica livre para marcar quem sobra. O que acontece em certas situações, para bater essa rota, é mandar o slot fazer uma rota cruzando o campo, deixando ele passando pela zona do LB que começará a marcá-lo homem a homem e há, em tese, uma grande diferença de velocidade.

Cover 3 Soft-Sky

Falamos mais especificamente dela, nesse post aqui.

Go Hawks!

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