O que é punt?
O punt acontece depois do time não conseguir uma primeira descida depois de três tentativas. O punter, pega a bola lançada pelo long snapper e tenta chutar para o alto e para frente o mais distante possivel. O objetivo é colocar o time adversário mais distante possível de sua própria ENDZONE. Ele é fundamental porque vai definir a posição de campo inicial do adversário. Isso é importante por um motivo simples: onde você começa a campanha, vai interferir totalmente no decorrer dela. Exemplo, a campanha começa na linha de 3 jardas, as jogadas chamadas vão ter que ser conservadores para evitar um possível safety e até para ajudar o punter quando for devolver a bola.
O punter é diferente do kicker, porque é necessário uma técnica diferente, principalmente para o quicar da bola. O time que recebe o punt pode optar por tentar retornar e ganhar mais jardas, ou por ficar no local em que recebeu a bola (pedindo o fair catch).
É necessário mira, para tentar colocar o adversário dentro da linha de 20 jardas (sem deixar cair na endzone adversária, se isso ocorrer é touchback e o time começará na linha de 20 jardas). E força para deixar a bola “pendurada” o máximo de tempo (hang time) possível para dar tempo a sua defesa de tentar conter/pressionar o retornador.
Formação Tradicional
- Long Snapper (LS): vai atrás do retornador sem raias definidas
- SE1 e SE2 (Gunners): vão atrás do retornador sem raias definidas;
- SB1 e SB2 (Wingers): correm a raia de 15 jardas para fora do ombro externo do retornador;
- LT e RT (Tackles): correm a raia de 10 jardas para fora do ombro externo do retornador;
- LG e RG (Guards): correm a raia de 5 jardas para fora do ombro externo do retornador;
- PP (Personal protector): ele vai proteger o punter e depois correrá atrás do retornador sem raia definida;
- P (Punter): Safety, assim como a posição da defesa, ele tem o papel de ser a última linha de defesa. Sendo assim, ele DEVEM treinar tackles sim!!
Princípios
- Stance (Postura): Os Guards e os Tackles devem manter uma postura equilibrada, com o pé interno paralelos, e na mesma altura do tornozelo do Long Snapper os joelhos flexionadas em 45° graus e coluna reta, os braços ficam apoiados na perna e devem estar bem relaxados. A proteção do pocket não deve ser igual ao de jogadas de ataque, parecendo um arco, ele deve se manter mais como uma reta, para dar tempo/proteção ao punter, mas que deixe os jogadores em boa posição para ir atrás do retornador.
- Split (separação): A distância entre o Long Snapper e os Guards, os Guards e Tackles deve ser de aproximadamente meio pé.
- Strike (Ataque): É hora de atacar para defender. Você deve proteger o seu punter até que ele chute a bola. Para fazer isso a “linha ofensiva” deve atacar o ombro externo dos adversários, com intuito de defender o gap interno.
- Sprint (Corrida): Agora é hora de, respeitando sua lane, ir atrás do retornador como se não houvesse amanhã. Disciplina, velocidade e agressividade. Hora da pancada.
Short Punt Formation
Existem muitas variações da formação de punt, para jogadas de fake, para proteger mais um lado da formação, para espalhar (spread formation) mais os jogadores e em tese conseguir chegar mais rápido no adversário, falar de todas demoraria muito. Então abordamos a tradicional e agora falaremos da Short Punt Formation, que são as mais utilizadas.
Essa formação tem por objetivo dar o máximo de proteção ao punter, normalmente utilizada quando o chute tem que ser feito dentro da própria endzone, trazendo os gunners para “dentro” da formação.
Go Hawks!
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] jogando de gunner no lado oposto a Amadi, e atropelou o Ramsey e ainda distribuiu pancadas. Ainda assim, é pouco para […]
[…] jogando de gunner no lado oposto a Amadi, e vem muito bem. Esteve em campo em alguns pacotes dime, mas causou certa […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]
[…] Playbook 01 – Papéis na formação de Punt […]