Ao final da temporada do College de 2008, não havia dúvidas que Russell Wilson era o futuro na posição de QB dos Wolfpacks. Em seu primeiro ano jogando, Wilson já foi eleito como QB do primeiro time da ACC. Para o segundo ano, havia muitas expectativas para esse time, mas também muitas desconfianças. O time perdeu muitas peças chaves e isso poderia ter um impacto bastante negativo para o desempenho do time na temporada. Entre as principais peças chaves foram:
- Andre Brown, RB – era um dos grandes nomes da posição naquele ano. Foi draftado na 4ª rodada pelos Giants e apesar de ter tido uma carreira discreta na NFL, jogou até 2014.
- Anthony Hill, TE – Outro bom nome da posição, draftado na 4ª rodada de 2009 pelo Texans e jogou na NFL até 2012.
- John Bedics e Meares Green – Dois experientes guards do time também terminam seu tempo naquele ano em NC State.
A perda desses jogadores eram bastante significativas, ainda com um calendário tão difícil, enfrentando times como Virginia Tech (16ª no ranking de 2009), Wake Forest (23ª no ranking de 2008), Clemson (24ª no ranking de 2009) e Pittsburgh. Mesmo com as perdas e dificuldades desses jogadores, os Wolfpacks ainda conseguiram um desempenho mediano na temporada conseguindo 5 vitórias, incluindo uma vitória emocionante contra uma das grandes universidades rivais de dos Wolfpacks na última semana da temporada do College Football – 28 x 27 contra North Carolina Tar Heels. Nesse jogo Russell Wilson foi simplesmente genial. 4 TDs, 0 INT com direito a uma virada emocionante no último quarto e um final emocionante.
Nasce uma estrela – A história de Russell Wilson (Parte 1)
A Saga Continua – A história de Russell Wilson (Parte 2)
No final da temporada de 2008, Wilson termina a temporada com 3027 jardas completadas, 31 TDs e 11 INT, e um recorde quebrado na NCAA. 379 passes consecutivos sem interceptações. Hoje em dia, olhando para trás é impressionante como os scoutings deixaram passar esses aspectos de seu jogo. Só para comparação, analisando as estatísticas de TDs/Int da temporada em que foram draftados, dos QBs que saíram antes de RW3, chega a ser um absurdo tamanha negligência.
1 – Andrew Luck – 37 TD / 10 INT
2 – RG3 – 37 TD / 6 INT
3 – Ryan Tanehill – 29 TD / 15 INT
4 – Brandon Weeden – 37 TD / 13 INT
5 – Brock Osweiler – 26 TD / 13 INT
Obviamente não são apenas estatísticas que fazem um QB ser bom ou ruim e sim seu jogo, a sua capacidade mental de leitura da jogada, liderança. Mas no caso de Russell Wilson todos esses pontos foram negligenciados e a única coisa que importou foi ele ter apenas 5’11, e quarterbacks com essa altura nunca teriam chances na NFL.
Temporada 2010 e último ano nos Wolfpacks
2010 começa com umas grandes expectativas para Russell Wilson. A começar pela temporada de Baseball, que começava em fevereiro e os Wolfpacks tinham um time bastante promissor. Essas expectativas se tornaram realidade quando o time terminou a temporada com 10 vitórias e chegaram ao College Word Series e Wilson era um dos grandes destaques daquele time. Porém, naquele ano de 2010 por mais que fosse um ano vitorioso, Wilson teria que enfrentar uma das situações mais difíceis da sua carreira.
Como contei no primeiro texto (se você não leu ainda, pode acessá-lo aqui), Wilson escolheu jogar por NC State porque seu pai vinha enfrentando algumas complicações devido a uma diabetes. Harrisson Wilson sempre foi um grande incentivador da carreira e responsável por Russell ser um atleta. Harrisson tinha jogado Futebol americano na universidade e chegou até integrar o elenco de pré-temporada do San Diego Chargers na época de Dan Fouts. Ao longo de 2010, as complicações de Harry foram se agravando e se tornando mais preocupantes. Russell, que vinha se destacando muito no baseball, tinha grandes expectativas para o Draft da MLB que seria no início de junho daquele ano. Como era esperado, no dia 8 de junho de 2010, Wilson era escolhido pelo Colorado Rockies na quarta rodada do Draft da MLB. No dia seguinte, o que era para ser um dia de felicidade e comemorações, se torna um dos dias de maior tristeza da vida de Russell Wilson. Harrison Benjamin Wilson III faleceu no dia 9 de junho de 2010, vítima de uma diabetes.
Apesar da perda do pai ter abalado bastante Russell, ele continuou seus trabalhos em NC State para seu junior year. Dessa vez o time liderado por Tom o’Brien estava mais preparado, com uma defesa com bons nomes e um ataque mais preparado com uma OL mais experiente, e claro, com Russell Wilson muito mais evoluído e preparado. A temporada começou bem forte, com os Wolfpacks vencendo os 4 primeiros jogos com Wilson sendo a peça central desse time. Nesses primeiros 4 jogos, Wilson conseguiu 11 TDs passados, 1 correndo e apenas 1 interceptação. Ao fim da temporada, NC State disputou o Champs Sports Bowl contra West Virginia e venceu de forma completamente dominante. 23 – 7 com Wilson sendo eleito o MVP do jogo. Russell Wilson terminou a temporada de 2010 com 3563 jardas, 28 TDs e 14 INT.
Com o fim da temporada de 2010, Wilson precisava escolher entre se declarar para o Draft da NFL, voltar para o último ano de College ou seguir carreira no baseball. Em janeiro Wilson foi para o Colorado, participar dos camps com os Rockies, Tom o’Brien não gostou muito da ideia de Wilson dividir a atenção entre Baseball e Futebol. Tom o’Brien até tentou entrar em contato com scouts e coaches da NFL, buscando um convite para que Wilson participasse do Combine mas não obteve sucesso. Apesar de ter altura, velocidade e habilidade para ser um ótimo segunda base de baseball, seu aproveitamento com o bastão ainda não era ideal para MLB.
Wilson então decidiu não se dedicar 100% ao baseball e voltar para o jogar seu senior year no college football. Wilson ligou para Tom o’Brien para dizer que queria gostaria de voltar para mais um ano em NC State. Tom disse à Wilson: “Ouça filho, você nunca vai jogar na NFL. Você é muito pequeno, não tem chance. Desista!”.
Tom estava mesmo decidido a ir com Mike Glennon para a temporada de 2011 do College Football, afinal Glennon tinha o físico perfeito para ser um QB da NFL: 6-7 (2,01m) de altura contra 5-11 (1,80m), um braço forte e ainda tinha sido ranqueado como 3º melhor QB dos Estados Unidos vindo do High School.
Glennon até teve uma boa passagem como QB por NC State e foi draftado em um ano depois de Wilson pelos Bucs na mesma rodada que rodada que Wilson na escolha 73, duas antes onde seu ex companheiro de time havia sido draftado. Porém as coincidências das carreiras de Wilson e Mike Glennon terminaram no College Football. Na NFL Glennon rodou por vários times, sendo apenas um backup mediano, sem grande destaque. Enquanto Wilson, bem… Isso é assunto para os próximos capítulos da nossa saga.
Go Hawks!!
Want to know Russell Wilson? First, learn about his father
Russell Wilson on NC State departure: Coach told me to ‘give it up’
https://www.cbssports.com/college-football/news/russell-wilson-on-nc-state-departure-coach-told-me-to-give-it-up/
Virginia’s O’Brien doesn’t regret his infamous Russell Wilson decision
Bons jogos para você assistir das temporadas de 2009 e 2010 de NC State
NC State Wolfpacks 28 x 27 North Carolina Tar Heels
Último jogo da temporada de 2009 com direito a virada no ultimo quarto.
Florida State Seminoles 24 x 28 NC State Wolfpack Football
Florida State tinha um excelente time em 2010 liderado por Christian Ponder.
[…] “Você nunca jogará na NFL” – A História de Russell Wilson (Parte 3) […]
[…] “Você nunca jogará na NFL” – A História de Russell Wilson (Parte 3) […]
[…] “Você nunca jogará na NFL”: A História de Russell Wilson (Parte 3) […]
[…] “Você nunca jogará na NFL”: A História de Russell Wilson (Parte 3) […]